Overclock Q6600 para durar

Nuno A.

Power Member
Eu Tenho o Q6600 e a minha board é Asus P5KPL-VM e queria fazer um OC ao processador mas sou um completo noob no assunto!
Sei que fazendo OC se dimunui o tempo útil do processador, mas penso que se fizer só um bocadinho não deve fazer mal, ou faz?
Daí eu querer saber qual o máximo aconselhável e recomendável a fazer ao processador, sendo que não lhe vou meter cooler e espero que ainda dure uns bons anos (pelo menos 5 viste que o comprei agora)

Nota: o q6600 não é o GO porque não encontrei a vender
 
boas

tens entao um Q6600 B3 cmo o meu, num stock cooler da intel (não recomendável) e queres aventurar-te e puxar por ele um bocadito só pelo simples prazer de fazer um overclock (sei bem o que isso é). :)

Também comecei há pouco tempo a interessar-me pelo assunto, e a dica que te posso dar é que leias o maior numero possivel de guias de OC, inclusivamente os que estão afixados aqui na techzone. Googla bastante cada conceito e cada configuração. Por exemplo, tenta encontrar quem tenha feito OC com a mesma board e o mesmo processador. É uma grande ajuda.

Mas vamos la ver, uma vez que se trata de stock cooler, era bom conheceres e dares a conhecer como estão essas temperaturas (em idle e load). Usa o CoreTemp para veres as temps.

Depois, googla mais um bocado e familiariza-te com a bios, e com as suas opções (quais deves ter activadas, desactivadas, no que deves ou não mexer)

Saca alguns programas que mais tarde te vão fazer jeito. CPU-Z (informação), Everest (Informação e testes), Prime95 (testes de estabilidade), Memtest (testes de estabilidade das memorias)...entre outros...

Quando tiveres tudo estudado, começa por fazer undevolting que te vai permitir baixar as temps...e dps vais subindo conforme precisas.

qualquer duvida, ja sabes, dispoe...

Cumpz
 
Tipo eu não sei se é o B3 porque não vem especificados, mas...
Ok vou ler isso tudo e se tiver dúvidas digo alguma coisa,
Obrigado!
 
Tipo eu não sei se é o B3 porque não vem especificados, mas...
Ok vou ler isso tudo e se tiver dúvidas digo alguma coisa,
Obrigado!

com o cpu-z ou everest ja ficas a saber se é B3 ou G0. Mas ultimamente é dificil encontrar os B3...

boas leituras e ja sabes...qualquer duvida, nao hesites...

cumpz
 
Se tiveres a caixa do CPU podes ver no autocolante do serial o sSpec Number se estiver SLACR é um G0 se estiver SL9UM é um B3.

O CPU-Z também te diz isso.

Não te aconselho, se queres o CPU para durar, a fazeres OC sem um bom cooler.
Se é para brincar, faz e depois volta ao stock.

Eu tenho um G0 e já o levei aos 3400 sem grande esforço, só mudando uma ou duas coisas na board, mas tenho um Noctua NF-U12F, para teres uma noção nestes dias quentes os 4 cores rondam os 40º.

No dia a dia não se justifica, e agora está nos 2400 stock, se mais tarde sentir que já começa a ser pouco nessa altura aumento.
 
Última edição:
Pessoal muito obrigado (sou mesmo noob) Afinal o meu é o G0. No cpu-z diz "Revision: G0". Este é melhor que o B3 ou é igual?

Já agora isto com um cooler não tinha problema nenhum? tipo eu pensei no Cooler Artic Freezer 7 Pro, que acham?
 
Pessoal muito obrigado (sou mesmo noob) Afinal o meu é o G0. No cpu-z diz "Revision: G0". Este é melhor que o B3 ou é igual?

Já agora isto com um cooler não tinha problema nenhum? tipo eu pensei no Cooler Artic Freezer 7 Pro, que acham?

-em primeiro lugar, sim, os G0 têm melhores capacidades de overclock.

-esse artic freezer para mim é dos melhores relação preço/desempenho. No entanto há coolers melhores. Tudo depende da utilização que vais dar e dos euros que podes investir. Se tiveres a pensar num overclock a sério, aconselho-te o Tuniq Tower, e o Thermalright 120 Extreme (este ultimo nao tem ventoinha, tem que se comprar uma à parte).

cumpz
 
Obrigado a todos, por enquanto vou deixar-me estar como estou até porque para os jogos o q6600 chega bem. Mais para a frente meto um cooler e faço o OC
 
Na altura em que comprei o meu cooler também andava de olho no Tuniq Tower, mas depois de muitos fóruns e reviews acabei por concluir que para o meu CPU o Noctua era melhor (ambos são carotes mas bem comprados ficam ao preço de coolers inferiores comprados em Vobis, ***** e similares).

Não te esqueças também de uma boa pasta térmica, a que vem nos coolers não são tão boas como por ex. a Artic Silver.
 
Back
Topo