Overclock Q6600

Aposto que ja sei o que se passa...ou a minha fonte nao aguenta ou assim...epa o vcore qd começo a testar ta a 1.4 e desce ate 1.29! Deve ir abaixo por falta d power...ne?


Conforme subi um bcd o VCore, ele ja nao baixa ate 1.29...mas 1.32...enfim to bem lixado...


Cumps

o teu problema é o vdroop
experimenta ligar o vdamper ou o load line calibration na bios
o vdroop deve diferer entre bios, umas tem bastante, outras tem muito pouco

na pior das hipoteses um pencil mod resolve isso, se existir para essa board

fonte nao acredito que seja, mas nao a conheço
 
Vou primeiro tentar responder a tudo e depois vamos as tentativas outra vez.
Ao mudarmos o multiplicador sim o sistema pode-se enganar mas o CUPZ em principio nao se engana.
Se pode ser do firefox os crashs duvido...
Quanto ah fonte se é a que tens no sistema uma nox pulsar 750W nao é esse o problema pois sao boas (so se tiver algum defeito mas acho que nao lol). So para teres uma ideia ja pus um sistema com essa fonte e um quad q6600 a 3400 a ar. (neste momento o meu max a ar é 3600 com esse cpu apesar de ja o ter colocado a 4000 mas nao fica estavel ja o vi a 80º:rolleyes:)
Agora a questao do Vdrop, realmente a tua boas descmt o vcore quando em load, mas vamos tentar minimizar isso.

Agora as tentativas:
os timings das memorias coloca manualmente os timings de fabrica.
A voltagem do CPU coloca a 1.5
CPU Voltage damper --- disable
CPU PLL vol. --- 1.5 (depois tenta subir mais um neste mantendo os outros)
FSB voltage --- 1.4
NB --- 1.4

Tenta assim e depois diz o que aconteceu, da-me screens com o CPUZ e sff manda uma com as temps do coretemp. Tens de ir tendo paciencia e ir mexendo nestes campos... isto sem tem a board ah frente é mais dificil mas podemos chegar la.
AHHH diz-me qual a bios que estas a uzar!!!

Boas vou tentar isto...quanto ao PLL Voltage, ponho a 1.5 e depois aumento mais se crashar a mesma e isso?
Southbridge nao tem so North :\

Bios 0701, ja tinha postado acho, mas d qq das maneiras escrevi d novo xD
Vo tentar essas configs :D Obrigado
 
o teu problema é o vdroop
experimenta ligar o vdamper ou o load line calibration na bios
o vdroop deve diferer entre bios, umas tem bastante, outras tem muito pouco

na pior das hipoteses um pencil mod resolve isso, se existir para essa board

fonte nao acredito que seja, mas nao a conheço

Pois tambem duvido q seja da fonte...

Vo ligar o damper sim, o HackPB tambem ja aconselhou o mesmo...
Obrigado :D
 
Tenta entao assim e com as cenas em disable que eu disse em disable nao te esquecendo do CPU damper em ENABLE por causa do vdrop. PLL vamos testando mas nao deve ser dai.
Ja agora se nao der tens de fazer update ah bios pois essa 07xx ja ouvi falar em problemas com as memorias OCZ sei que as tuas nao sao mas quem sabe seja isso!!!
 
Hoje de tarde tive algum tempinho e entao andei ah procura de uma bios parecida com a tua porque isto de ver é bem melhor mas mesmo assim nao sei se é igual pois era uma com o chip P35 por isso deve ser parecida.

Entao uma coisa que tens de mudar nas configs anteriores que te dei é CPU voltage damper para Enable.

Depois queria que me visses se tens ou nao nas voltagens a Opçao da South Bridge

E ainda estas opçoes que devem estar desable:
C1E Support
Max CPUID
Vanderpool tech
CPU TM Function
Intel SpeedStep

Isso acho que ja puz quase tudo a disable mas vou por tudo...o SpeedStep nao sei dele -.-
Ta la um n sei que "disable bit.."
Desactivo tb?
Cumps
 
Tenta entao assim e com as cenas em disable que eu disse em disable nao te esquecendo do CPU damper em ENABLE por causa do vdrop. PLL vamos testando mas nao deve ser dai.
Ja agora se nao der tens de fazer update ah bios pois essa 07xx ja ouvi falar em problemas com as memorias OCZ sei que as tuas nao sao mas quem sabe seja isso!!!

Ok ok a falta de opçoes recorre-se a tudo....
Ja digo qq coisa...
Cumps
 
Esse nao interfere tanto mas desactiva tb para testar. Agora o SpeedStep (que aparece intel SpeedStep qualquercoisa) é que era imp desactivar que mts das vezes leva a instabilidade no OC. Deves ter por ai essa opçao salvo erro e ate costuma estar no mesmo local de todas as que eu te disse para disable. cumps
 
Esse nao interfere tanto mas desactiva tb para testar. Agora o SpeedStep (que aparece intel SpeedStep qualquercoisa) é que era imp desactivar que mts das vezes leva a instabilidade no OC. Deves ter por ai essa opçao salvo erro e ate costuma estar no mesmo local de todas as que eu te disse para disable. cumps

Pois pensei que sim e me tivesse escapado mas nao esta mesmo la -.-
N posso acreditar...
Ja ta tudo posto, voltagens, td disable menos o damper, e os timmings d origem manualmente...
Vo torrar...
 
Acho que ja sei....o Intel TM function é o speedstep penso...

EDIT: Confirma-se, desactivei o e agora em idle ta na mesma nos 3.2 :D

Ja ta a torrar...ate agora o minimo VCore q atingiu foi 1.344 o que e bem melhor...
Enfim vamos la ver

Que prints queres? Tou na temp maxima 55 graus mas a ventoinha de um dos Rads ta no maximo...mas num da pa usar assim sempre q eu morro surdo xD

O VCore ja baixou ate 1.328...Mas mesmo assim ta melhor que antes....
 
Última edição:
Pronto entao deixa esse tb desactivado lol:p vai testanto e da as sreens com idle e load com o cpuz e o orthos. Agora penso que ja deve estar quase tudo so se tem de ir jogando com as voltagens. Vamos ver entao se da!

Edit: tas a fazer os testes e a navegar na net? (podes mas convinha que fizesses os testes sem o fazer para ver se nao da erros no orthos)
 
Última edição:
CPU-Z + Hardware Monitor (É fiavel...)


Aprensenta os mesmos valores que o coretemp com TJunction 100º por isso funca bem....
As vezes vai aos 60 graus...mas baixa para 57...a fan ja n ta no maximo pa ver as temps q ia...

Idle: 30~35

(Vou parar d navegar XD to a usar o prime que mete 4 instancias auto)

Deve tar quase a crashar...1.29 VCore... Fod***...Mer** do vdrop
 
Última edição:
Como se esta a portar? o Vcore ja foi outra vez para 1.29??? no cpuz?? dps manda uma screen com o cpuz com o pc em load. Se ainda assim nao conseguirmos alguma coisa ou pelo menos melhoras convem actualizares a bios. quanto as temps nao sei se esta mt fiavel pq po norma os cores 2 e 3 (ou seja 3 e 4) estao quase sempre com temps mais baixas.
 
Como se esta a portar? o Vcore ja foi outra vez para 1.29??? no cpuz?? dps manda uma screen com o cpuz com o pc em load. Se ainda assim nao conseguirmos alguma coisa ou pelo menos melhoras convem actualizares a bios. quanto as temps nao sei se esta mt fiavel pq po norma os cores 2 e 3 (ou seja 3 e 4) estao quase sempre com temps mais baixas.
Aqi é ao contrario, 0 e 1 sempre mais baixos...o Vcore o minimo foi 1.296 (1.3) Mas aguentou-se...Ja vai em 40 minutos ...antes era pai 2 minutos..muito melhor! Mas o vcore a 1.3 é uma descida mt perto do limite do crash...

O prime tem loops, e quando entra no loop que consome mais, as temps vao ate 65 max e o vcore 1.296....mas reboot nada...e dp volta ao normal, temps de 58~60 VCore 1.34...assim mais o menos nessa onda...
 
Entao ja esta a segurar ne? bem agora é so colocar isso memso estavel. Depois passamos ao passo seginto tentar por a 3400. Isto se quiseres. Contudo para essa board apesar de ser P35 como nao tem 8 phase 3200 ja nao é mau. Quanto as temps nao sei se uma actualizaçao da bios conseguia fazer com que o vdrop nao fosse tao grande e ai podimos baixar o Vcore para entao diminuir as temps.
 
Tenho aqui a bios 0903...tambem ha a 1001 mas dizem que ta la mas nao e pa esta board...que a asus se enganou, isto pode ser feito cuma pen? (Formatar, ROM la pa dentro dp bios e "Start EZ Flash 2"?)

Por mesmo estavel como? Voltagem que aguente os 100% sem baixar demais?
O que é 8 phase? lol xD
Cumps
 
Ora pimeiro de tudo arraja a bios que tens para se por acaso nao conseguires colocar como o tens agora na nova versao ou seja os 3200 estaveis e para isso, para saberes que esta memso estavel umas duas horitas de orthos deve ser suficiente. Depois disso podes sim entao com uma pen no EZflash 2 fazer o update e colocas as mesmas configs na bios e testas se tudo bem começas ou a aumentar o fsb multiplicador ou entao a diminuir as voltagens para ver se se consegue menos temp. O 8 Phase é como que um circuito electrico com resistencias e nao sei o que (nao percebo mt bem lol) mas é para melhorar o overclocking.
Ja agora assim com essas configs ta a andar a 3200?? joga uns joguitos e dps diz algo!
 
Sim 3200 sem espinhas...Vo ao site da asus sacar esta bios e vo apontar as configs todas que tenho, caso faça o update a bios meto tudo como ta menos FSB e voltagens ou mesmo tudo?

Correu mais de 1 hora e 10 sem crash nenhum! Fechei o prime95 (Eu confirmei se usava os 100%...este é aqele q abre 4 instancias sozinho) e vo jogar um bcdito pa ver s ta na boa ou n...vo sacar a bios e apontar as configs e ja aqi posto.
 
Primeiro metes tudo mesmo para ver se continua a dar. Depois sim começas a mudar as cenas tipo começas do inicio lol. mas so mexendo no fsb voltagens e multiplicadores... so testando.
 
Ja testei co DiRT....graficos em ultra, tudo on....e nada d crash, breaks, artefactos...nadinha..perfeito...to a sacar a BIOS q tenho...

Como faço pa flashar ca 0903?

Ja tenho as 2....

EDIT: o ezflash nao me ta a detectar a pen...so aparece C:
 
Última edição:
Back
Topo