overclock ubuntu 7.04

Kelvin Clein

Power Member
boas,

comprei recentemente um processador Intel C2D E6400 @ 2.13 GHz e facilmente fiz overclock e tenho actualmente o cpu a 2.8 GHz indicado quer na bios, quer no windows!

o problema é que instalei o ubuntu 7.04 e simplesmente não me "detecta" o overclock apresentando ora 1.6 GHz ora 2.13 GHz dado que tenho o EIST activado que reduz automaticamente o vcore poupando energia em iddle!

no cpufreq-selector só tenho essas 2 opções!
com:
cat /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/scaling_available_frequencies
cat /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/scaling_available_governors

tenho a mesma informação!

resumo: :-D o scaling support do kernel está a funcionar correctamente mas não funciona/sobe a frequência quando faço overclock !

alguém que já fez overclock em linux tem os mesmos problemas ?

thanks
 
na bios aparece o overclock tal qual como no windows: cpu @ 2.8 GHz

o problema é que quer os applets do gnome, quer "cat /proc/cpuinfo" me indicam as velocidades de origem "normais" para este cpu: 1.6/2.13 GHz "negligenciando" o overclock!

já alguém fez overclock e testou em linux ? :004:

thanks
 
acho que desactivei mas tenho de testar novamente para ver se me detecta os 2.8 GHz!

mas mesmo com o EIST activado e em overclock o windows faz o balanceamento da frequência entre o minimo e o máximo que passa a ser neste caso 2/2.8 GHz !

aparentemente e como o EIST funciona para os valores de origem no ubuntu deveria funcionar com overclock como no windows mas logo ao fim da tarde vou tentar novamente com o EIST desactivado no ubuntu!

more comments and suggestions ?

thanks
 
Back
Topo