Overclock URGENTE

Sp0xxz

Membro
Estou a desenvolver um projeto final de curso e o meu projeto é sobre overclock e precisava de saber se faz-se overclock em empresas de informatica e em que situações se deve fazer ou se aconselha fazer
Obrigado!
 
em ambiente empresarial o overclock é um não assunto.
vamos por o cenário de um editor de video querer acabar as cenas mais rápido, mas num render de 6h em stock e 5 horas em OC. às 3h tem um crash em OC e tem de voltar a fazer o mesmo de novo em stock, vale a pena o risco? principalmente quando tempo é dinheiro? . é algo a que eles não querem ver-se espostos. então quando assim é, mudam para o hardware mais recente e pronto. para uso caseiro e com as condições para isso tudo bem.
é como nos carros. eles estão fabricados para aguentar 120km/h até podem aguentar mais velocidade mas compromete o aparecimento de chatices.
 
Estou a desenvolver um projeto final de curso e o meu projeto é sobre overclock e precisava de saber se faz-se overclock em empresas de informatica e em que situações se deve fazer ou se aconselha fazer
Obrigado!

Lamento, mas o teu projeto final de curso é uma pagina A4 a dizer "Não, nem pensar, nunca".

Isto é.. se quiseres mudar o assunto para UnderVolting ai já podes ter alguma margem de manobra.. mas, mesmo ai, não.
Não se faz OC a material profissional, é instável, reduz o tempo de vida útil dos materiais e os ganhos são mínimos / desprezáveis.
Especialmente quando as empresas estão a mudar para virtualização, e ninguém, ninguém, faz OC em servidores..

Agora se queres falar sobre "Reaproveitar material informático antigo / desactualizado" ai já é um bom tópico, tens muitas empresas a comprar material novo "porque sim, está no orçamento", vais ao ebay e encontras material da Lenovo por 200 € que é mais do que capaz de alimentar 95% das necessidades das empresas mas vai tudo comprar maquinas de 1000 € porque "mais velocidade é melhor" e depois é uma empresa que usa uma ligação WiFi com 10 anos ou cabos RJ45 CAT5 a cair de podres..

Ou que gastam milhares de euros em maquinas novas mas os monitores de 2000 com o backlight morto e sem ajuste de altura não trocam porque "se ainda se liga é porque está muito bom" e as cadeiras já maiores de idade em que "enquanto não partirem ao meio não se troca" mas para gastar 20.000 € para renovar maquinas com 5 anos que ainda servem perfeitamente (muitas só precisavam de mais RAM ou de um SSD, por exemplo).
 
Última edição:
Eu acho que a dúvida dele... não é em ambiente empresarial.
É se alguma empresa o faz... como uma prestação de serviço/apoio?
Posso estar enganado.... mas o "se faz-se" também me deixa baralhado... :)
 
ah, estou a ver.. penso que legalmente não o podem / devem, devido à instabilidade e dano causado ao material.
Atualmente overclock é algo para entusiastas e, mesmo ai, cada vez menos se dão ao trabalho devido aos fracos ganhos.
Na actual geração de GPU faz-se mas é UnderVolting que OverCloking numa RTX 3000 é pessima ideia..
No que diz respeito a CPUs há um ou outro modelo que suporta algum OC mas os gastos em ventilação / PSU / ruido..

É como um ISP fornecer um serviço com um router WiFi, apenas garantem que o router funciona, agora se o Wi-Fi dá ou não é com o cliente.
 
Back
Topo