overclock very noob[help]

vascorama

Power Member
boas, fiz hoje o primeiro overclock ao meu pc(pentium 4 northwood 2666mhz origem),ficou assim:
ab3cf8ce18.jpg


sendo que as temps basicamente ficaram na mesma, como sei se fiz bem ou mal? até agora ainda não notei nada de mal mas confesso que esou com um bocado de medo....:confused:
já agora digam aí se acham que os valores estão bem ou mal sendo que só alterei o fsb de 133 para 150 e o cpu vcore de 1525 para 1550 :confused:


já agora vejam tb as temps, isto se começar a aquecer desliga-se antes de queimar, certo?

889b02241b.jpg
 
Última edição:
Acho que vais bem, mas essa PC2100 vai limitar-te o overclocking...Porque é 133 e já estás a corrê-la a 150MHz...Não deve dar muito mais que isso...


EDIT: muda os tempos das memórias de 2.5-3-3-6 para 2.5-3-3-7...Digo isto porque as minhas correm a 2.5-3-3-6 com erros e 2.5-3-3-8 normalmente...Esse último tempo pode contribuir para crashes...Ou então considera dar mais voltagem às memórias (2.6 ou 2.65V) para elas o segurarem...
 
Última edição:
181fffa61c.jpg



eu tinha uma memória que estava aqui mal, a minha board só suporta ddr 200/266, não me perguntes como é que a outra(pc2700) funcionava, já agora diz-me para que serve isso dos tempos de memoria...sff ou então dá-me um link onde possa estudar isso.Obrigado
 
lol...
Se suporta DDR266 = PC2100 e DDR333 = PC2700 também suporta DDR400 = PC3200 :P

Só que PC3200 corre a 200Mhz ou menos por defeito (incluindo 166 e 133MHz)...Como as PC3200 têm mais ou menos 2.5-3-3-8 (daquelas que não são nada de especial) têm tempos muito melhores (por serem inferiores) a 133MHz (2-2-2-5 :D) e a 166 (talvez 2-3-3-6)

Os tempos não sei o que lhes diga...São uma espécie de 'atrasos'...Logo quanto menos 'atrasadas' elas ficam em relação aos dados que armazenam para processamento mais rápidas são e menores são os atrasos (tempos)

O primeiro tempo (CAS Latency) é o mais importante em termos de performance acho eu mas não vais conseguir baixá-lo de certeza (a menos que dês 5Volts às memórias e as arrefeças com azoto líquido :P...O 'normal' é 2.5~2.6V).

Se a tua placa suporta Dual Channel devias ter módulos com a mesma capacidade e tempos iguais...
 
a minha board é uma msi 845 e max (6566E), e tenho as mem´s iguais, pelo menos agora, tb já experimentei uma pc 3200 e o pc nem sequer arrancava.....:rolleyes:
 
Arranca... Um colega meu tem uma board dessas com 2x512Mb DDR400 fui eu k a montei... Fica é a funcionar a 133 ou k raio era... Ele tem um P4 2.4 e ta a 2.8 com as mems a 333 qq coisa assim do género, nunca cheguei a aumentar mais...

Maior parte da DDR400 faz 2-2-2-5 @ DDR 333.... (Pelo menos as OEM k tenho praqui fazem...)
 
já agora como é que sei que as memórias estão a trabalhar bem? não tenho crashes nem nada disso, mas há alguma maneira de ver se elas estão a acompanhar o processador ou a atrasá-lo, se é que isso é possível...
pela lógica se elas trabalham a 133 e o fsb está a 160 elas não vão conseguir processar mais que 133, certo?
 
Na opção da tua BIOS que diz "SDRAM Frequency" que está em 'Auto' tens que pôr 266MHz se lá tiver...Assim ele sobe a frequência da RAM para ficar a 1:1 com o CPU...Caso não consigas subir mais muda para 200Mhz, mas ficas a 5:4 ou a 3:2 do cpu contra a ram (não sei bem...)

A BIOS não baixou a frequência das memórias (para 100MHz e depois subindo-a conforme o FSB adulterado do cpu) para poderes chegar a 160MHz...Nem acredito que elas overclockem 27MHz...

Ex.: A minha placa baixou as memórias de 400MHz (200Mhz) para 320MHz (±166Mhz) e ao aumentar o FSB de 200 para 240MHz estão elas agora a 192MHz...

Sobes logo 10Mhz depois admira-te se tiveres crashes...Provavelmente ainda nem testaste a estabilidade a 150MHz...e já queres 160 :P

Apesar do 'underclock' das memórias tira-se sempre proveito do prescott [email protected] :D...

Já agora...Hoje em 2 PC's da escola (também 2.66GHz) meti um a 2.90GHz (20*145MHz) e o outro a 2.87GHz (20*143MHz)...Pelo menos no que está a 2.9 as memórias estão a 1:1 (ou seja 145MHz)...E devem fazer os 150...O processador é que talvez não, sem aumento de voltagem...Vou lá ver o log do Folding@Home para ver se estão estáveis :D

E voltagem? Essa Vcore Adjust não deve estar em automático...Depois aqueces o cpu e não sabes...

Esses 47ºC no cpu não são muito aconselháveis (não te esqueças que o Verão ainda está para chegar) em relação aos 29ºC na Northbridge não sei...

Mando a minha pic do Evereste...Tenho o PAT activado...Porque é que aparece desactivado??!?!?!

Em advanced chipset features deve ser para mudares os tempos das memórias (deve lá estar Auto by SPD)...

everest.jpg

pcwizard.jpg
 
Última edição:
41c7eb7e20.jpg


ef22d45540.jpg


cca12ea8f4.jpg



era bom que ele se aguentasse assim, pelo menos pelo que indica ai as memórias estão a trabalhar á mesma velocidade do fsb, isso é bom, não é? quanto aos timings, o que tinha de origem era 2.5 3 3 7, alterei para esses valores que ai estão e mais tarde(agora ) alterei para 2.0 2 2 6, não sei se fiz bem ou mal, gostava que me explicassem como funcionam esses timings, a temperatura baixou um bocado(zalman 7000 cu), principalmente a jogar, agora não passa dos 53, vai aos 57 em occt(test)......help sff
já agora, qual é o programa para ver se as mem´s se aguentam assim?
 
57ºC...Ou estás a dar demasiada Vcore ou a pasta térmica não está bem aplicada (porque o zalman 7000cu não é nenhum dissipador de porcaria...)...Eu cá acho que 50ºC devia ser o máximo dos máximos numa caixa mal ventilada (como a minha já foi...)


Muda a voltagem das memórias para 2.6V! Se elas são 2.5-3-3-6@133 como é que vão ser estáveis a 2.5-2-2-6@165 sem lhes dares a voltagem mínima para a qual foram feitas (2.6V)???

Acho que isso só está estável porque deste 1.55V de Vcore...mas a temperatura devia baixar cerca de 10ºC no mínimo...Se não...imagina no Verão...Tenta as mesmas frequências com menos Vcore...

Eu ao princípio tinha 1.5V para 3.6GHz e agora vou nos 1.475V e continua estável :) dei voltagem por segurança e agora estou a reduzir...

Como funcionam os tempos...Vais baixando na BIOS até darem erros (testar com software!) ou não conseguires arrancar o PC...Depois pões os mínimos que tiveres conseguido :D...Quanto menores mais performance têm as memórias...Mas não esperes tempos mais baixos que 2.5-3-3-6 a mais de 133MHz...

Esses 2-2-2-6 são muito estranhos...experimenta-os a 150MHz...no mínimo vais ver um ecrã azul do Windows :P
Vê lá se consegues alguma estabilidade com isso...
 
Última edição:
WindWalker 50º ? O meu Prescott com uma caixa bem ventilada tinha pelo menos sempre 60º em idle... (Yeah fiquei com trauma dakele CPU)
 
God_Lx disse:
WindWalker 50º ? O meu Prescott com uma caixa bem ventilada tinha pelo menos sempre 60º em idle... (Yeah fiquei com trauma dakele CPU)

Então o xp-90c deve ser mesmo bom...Eu no Verão tive sempre menos de 50ºC quando ainda não OCava...Só comecei a ter 60ºC porque tirei o dissipador para limpar o pó e voltei a meter...O que fez com a eficácia da interface térmica entre o cpu e o dissipador diminuisse...Devia ter mudado a pasta térmica...

Mas xp-90c + AS5 é fresquinho (com as ventoinhas no máximo)...Estou agora a ler 42/43ºC...Se puser as ventoinhas no mínimo tenho 46~48ºC.

E isto com aumento de voltagem!!!! ([email protected])


Que du bonheur! :004:
 
windwalker, não mexi no vcore, está na mesma agora(1.525, não dá para baixar mais), quanto ás memórias, dizes que foram feitas para trabalhar a 2.6 v?se aumentar a voltagem não vou fritá-las?é que não tenho dissipadores, tenho de comprar, quanto á temperatura, agora (3319MHZ) dá em occt (teste) máximo de 57, contra o máximo de fábrica sem OC de 68 graus, e com OC de 74 graus, por isso acho que já baixou muito, principalmente a jogar que agora não passa de 53 graus contra os 71 que tinha depois do oc.
esses timings(4) das mem´s têm funções diferentes, certo? qual deles devo começar a baixar primeiro?tipo qual é que se nota mais em termos de rapidez de processamento?desde já obrigado a todos os que têm ajudado....:x2:
 
já agora, como é que sei se a minha board suporta dual ddr (board=msi 845e max(6566e))? e como activo esse tipo de função?sei que para isso primeiro preciso de outra de 512, mas só compro se der para por em dual, senão investir noutra ddr 266 para mais tarde vender o pc não vale a pena...
 
vi o vídeo. Só acho esquisito é teres skins e montes de ***** ligadas, q os teus olhos comem bem nós já vimos, mas isso só serve para atrasar o sistema.
 
A voltagem de referência das memórias está em princípio indicada nelas...68ºC de fábrica??? Estás a falar do "thermal spec"...É que isso não é a temperatura que tu devias achar normal...mas sim a preocupante :P (a partir daí o cpu baixa a frequência de forma a processar menos dados e arrefecer)

Dual Channel...lê o manual da placa dá sempre jeito :P ou vai ver as características no site do maufacturador (MSI não é?)

Deve ser por não teres as memórias em dual channel que consegues 166MHz :P
A essa frequência não vale a pena mudares os timings...Se conseguires baixá-los e teres estabilidade a 2.6V deve ser milagre :P

"sei que para isso primeiro preciso de outra de 512"
Com os tempos iguais de preferência...
 
Back
Topo