overclock

sbjr

Power Member
boas .. gostaria k alguem m pudexe xclarecer uma situaxao d como poxo fazr overclock ao meu processador com a minha board .. ja alterei o fsb na bios mas quand vou ao windows a frequencia continua na mxma.. alguem m pd ajudar??

o meu processador e' um p4 3.0ghz ht e a minha board uma abit FATAL1TY FP-IN9 SLI..
fico 'a xpera d algo

cumps
icon7.gif
 
1º Bem-vindo;

Não estás a escrever uma mensagem de telemóvel, estás a escrever num fórum público; por isso, toda a gente agradece que escrevas em português;

3º Qual é o nome da opção da BIOS que alteras? É daqui da pág. 32 do manual?
 
Última edição:
Peço então desculpa pela forma da qual escrevi. A opção que me permite alterar a frequência de funcionamento do processador é "softmenu". Nessa opção já experimentei alterar o valor do FSB para ter uma velocidade de relógio final de 3.4GHz e claro guardei as alterações antes de sair da BIOS. Inicio o windows normalmente e abro o CPU-Z para fazer a identificação da velocidade de funcionamento e mantém-se na mesma nos 3.0GHz. O que posso fazer?

Cumprimentos
 
Bem, então é assim, o que te recomendo para experimentares se a BIOS está ou não a alterar valores é colocar estas opções no tal menu da BIOS (Softmenu, pág. 32 do manual cujo link está no meu post anterior):

FSB:Memory Ratio - Sync Mode
FSB (QDR) - 860 (o valor original será 4*200=800)
Estimated New FSB (QGR) (deverá aparecer 860)
MEM (DDR2) - Auto
Estimated DDR2 data Rate (deverá aparecer 2*215=430)
Multiplier Factor - acho que não vale a pena mexer
NB PCIe X16 Clock - 100

Voltages Control - Por enquanto tudo em Auto deve servir bem.


Depois sais da BIOS, gravando as alterações, e coloca aqui imagens dos separadores CPU e Memory do programa cpu-z (download em www.cpuid.com), para ver o que é que a BIOS 'faz'.
 
Última edição:
Bem, então é assim, o que te recomendo para experimentares se a BIOS está ou não a alterar valores é colocar estas opções no tal menu da BIOS (Softmenu, pág. 32 do manual cujo link está no meu post anterior):

FSB:Memory Ratio - Sync Mode
FSB (QDR) - 860 (o valor original será 4*200=800)
Estimated New FSB (QGR) (deverá aparecer 860)
MEM (DDR2) - Auto
Estimated DDR2 data Rate (deverá aparecer 2*215=430)
Multiplier Factor - acho que não vale a pena mexer
NB PCIe X16 Clock - 100

Voltages Control - Por enquanto tudo em Auto deve servir bem.


Depois sais da BIOS, gravando as alterações, e coloca aqui imagens dos separadores CPU e Memory do programa cpu-z (download em www.cpuid.com), para ver o que é que a BIOS 'faz'.



Eu passei aqui no site e vi o tópico que adicionaste. Já tentei fazer as indicações que fizeste mas continua a não dar para obter os valores no cpu-z. Fiz uns "printscreens" mas não sei como fazer para meter aqui as imagens. Ainda sou novo por aqui.
icon7.gif

Dá aí umas dicas se possível.
 
Fiz uns "printscreens" mas não sei como fazer para meter aqui as imagens. Ainda sou novo por aqui.
icon7.gif

Dá aí umas dicas se possível.

Fazes o upload num destes sites.

Acabado o upload, o site dá-te um ou vários links. No caso do imageshack, escolhe o link que diz "Thumbnail for forums (1)"

Depois usas o botao
insertimage.gif
ou colas o link e colocas as tags
nos extremos do link.

Exemplo:
[.IMG]http://www.techzonept.com/images/smilies/icon2.gif[/.IMG]

(sem os pontos vermelhos)

Produz:
icon2.gif
 
Boas

Aqui mando uma imagem com os valores alterados no menu da BIOS Softmenu


Esta é do separador CPU do programa cpu-z


E por fim esta do separador memória do cpu-z


Cumprimentos
 
Hmmm, experimenta pressionar F10 como está na primeira imagem (F10:Save)

Tens a certeza que escolhes Save Changes & Exit Setup? É muito estranho as alterações não serem guardadas :\
 
Hmmm, experimenta pressionar F10 como está na primeira imagem (F10:Save)

Tens a certeza que escolhes Save Changes & Exit Setup? É muito estranho as alterações não serem guardadas :\

Sim tenho a certeza. Além do mais eu vou experimentar a guardar as alterações pressionando F10 para ver se surge algum efeito. Se mesmo assim não der o que posso fazer? Altero o FSB através de algum programa?

Cumprimentos
 
Boas

Já experimentei guardar as definições da BIOS através do F10 mas continuo a ter na mesma a frequência original do processador. Quando entro novamente na BIOS depois de alterar as frequências tenho as frequências conforme as deixei ou seja se deixar o FSB a 860 quando volto a entrar na BIOS tenho o FSB a 860. Como posso resolver este problema?

Cumprimentos
 
Peço então desculpa pela forma da qual escrevi. A opção que me permite alterar a frequência de funcionamento do processador é "softmenu". Nessa opção já experimentei alterar o valor do FSB para ter uma velocidade de relógio final de 3.4GHz e claro guardei as alterações antes de sair da BIOS. Inicio o windows normalmente e abro o CPU-Z para fazer a identificação da velocidade de funcionamento e mantém-se na mesma nos 3.0GHz. O que posso fazer?

Cumprimentos


Isso também me acontece no meu.
Meto a 2.60Ghz, guardo no SAVE AND EXIT, e depois abro o cpu-z e nada...
Vou acompanhar isto apra ver se da para resolver o meu problema...
Ah e no menu da bios dps diz 2.60Ghz...
cumps
 
Já experimentei guardar as definições da BIOS através do F10 mas continuo a ter na mesma a frequência original do processador. Quando entro novamente na BIOS depois de alterar as frequências tenho as frequências conforme as deixei ou seja se deixar o FSB a 860 quando volto a entrar na BIOS tenho o FSB a 860. Como posso resolver este problema?

Só me resta aconselhar-te a actualizar a BIOS.

Isso e subires a PCI-E frequency para 101 e experimentar OC. Vi isso num fórum.

Tenta instalar o Cpu-z mais recente e testa de novo. E, claro, verifica o speed stepping

Intel Speedstep.
 
Só me resta aconselhar-te a actualizar a BIOS.

Isso e subires a PCI-E frequency para 101 e experimentar OC. Vi isso num fórum.



Intel Speedstep.

Já esperimentei meter a frequência do pci xpress nos 101 MHz e depois fazer OC mas continua a não dar em nada. Só me falta actualizar a BIOS para ver se tenho algum resultado.

Cumprimentos
 
Back
Topo