Overclock

VerVistas

Power Member
Boa noite. Gostaria de saber se fazer overclock no cpu ou na gráfica retira longevidade de vida das mesmas. E se é muito difícil de fazer, pelo que estava pensando em adquirir entre um i5 6600k ou 4960k no meu próximo pc, e fico pensando como gamer básico querendo um sistema com longevidade que consiga jogar a 1080p, se realmente vale a pena os riscos. Abraço :)
 
Não sou nenhum "expert" em overclock mas é normal que o tempo de vida do componente acaba por ser mais curto (estimulas o processador a mais desgaste), no entanto um Oc bem feito com uma plataforma dimensionada para isso o tempo útil de vida acaba por ser desprezível mais depressa trocas de processador porque decides actualizar do que pelo tempo de vida curto. Entre esses dois processadores optava pelo o 6600k porque tens uma tecnologia mais recente skylake e porque já suportam memorias DDR4 ficas com uma plataforma mais recente e preparada para futuros upgrades.
 
Pois. No geral então vale o investimento a mais visto que quero um pc a longo prazo. Quanto ao OC não sei bem daqui até lá vejo. Mas visto que gosto de jogar mas nao me importo de ter tudo no ultra acho que não compensa. Obrigado :)
 
Imagina por exemplo um cpu é feito para durar 20/25 anos , um grande oc retira 2 anos por exemplo , ficas com um cpu mais de 10 anos ?

Mas isso é o menos ha fatores que influenciam mais por si , basta teres um cpu sem oc , com stock cooler com temperaturas acima de 80º muitos deles a bater 90 e 100 como alguns i7 com aquela massa termica ranhosa do stock cooler e ai leva mais desgaste do que com oc.
Depois a voltagem tambem é um grande fator .

Por exemplo no meu caso os meus cpus levam sempre muita voltagem para oc´s mais elevados mas estao a agua, atualmente o meu xeon x5650 está com 1.52v quando a voltagem max recomendada é 1.350V em linx tenho temperaturas de 40º e ainda nao morreu e já está assim prai à 2 anos, antes tinha um oc mais baixo .
 
Última edição:
Pois Não tinha ideia de quanto durava. De facto não influência muito. Se fizesse OC visto que não quero extrair o máximo do meu cpu nem abusar muito, iria ficar-me pelos recomendados 1.25v no máximo 1.30v. Quanto ao cooler iria comprar um Cooler master hyper 212 evo e pasta térmica artic silver por isso acho que as temperaturas ficariam baixas, embora não tanto quando com um cooler a água, mas isso ficaria para um futuro upgrade. Só queria que o sistema durasse alguns anos não tanto como 10 :).
 
o meu antigo cpu antes do xeon era um 3770K antigamente andou a 5ghz diarios com o bloco direto no die , agora tenho o xeon e meti um 212 evo que mencionaste em cima , e ele fica se pelos 4.6 com temperaturas no maximo de 75º
 
Pois é um cooler a ar mas faz o trabalho muito bem feito. Mas agora pensando bem e comparando cpus, nao sei se ponho o 4790k ou o 6600k.. Os preços estão iguais na amazon. E o 4790k ja vem com um clock mais alto de base e turbo tambbém.. Embora mais antigo fico a pensar se deveria apostar no skylake ou não. Dito que sou gamer mas nada de mais, de momento só jogo league of legends, world of tanks, e tenho o battlefield 4, e mass effect 3.. Tem jogos que não são possíveis de jogar com a minha configuração atual mas queria experimentar.. Com o tempo e alguma pesquisa decido-me
 
Vai pelo 6600k, como mencionas só para gaming não existe necessidade de ires para um i7, neste caso é melhor ires pelo i5 e ficares com uma plataforma actual.
 
Back
Topo