Overclocking a Phenom II 965

Merkury

Portugal@Home Member
Boas,

Queria pedir uma opinião..

Para a máquina que está no mysystem(Sei que a board não presta mas é o que há e está mesmo fora de questão comprar outra... E para o mês que vem conto por mais uma fan a tirar ar), acham que com tudo em default, apenas aumentando o multiplicador, 3.8GHZ estáveis é bom?
Eu gostava de experimentar 4... No prime95 fiquei a testar 1h, sem erros, e as temps subiram a um record de 56º mas depois passado uns 2m desceram e ficaram estáveis nos 51º, lá oscilava para os 50 ou 52 mas NUNCA passava disso...

Depois experimentei no BF3, também sem espinhas, chegou a um máximo de 47º na máxima, colou nos 45, se não me engano...

Que acham os experts na matéria? :P

Cumps!
 
sim é alta, eu com o mesmo cpu faço 4.0ghz com 1.38, tem que estar tudo muito afinado, senão com 1.40 faz sem problemas.
a tua board pode precisar de um pouco mais para conseguir estabilizar.
 
Vou tentar reduzir as voltagens e ver...

É que eu não percebo muito de OC lol para mim é mexer no multiplicador e no vcore e pronto.. NB core e afins, para mim.. Não pesco nada...
 
sim é alta, eu com o mesmo cpu faço 4.0ghz com 1.38, tem que estar tudo muito afinado, senão com 1.40 faz sem problemas.
a tua board pode precisar de um pouco mais para conseguir estabilizar.

Eu para 3,6 com o B55 preciso de 1.46V

Apesar da voltagem estar alta pode ter tido azar no chip

Vai tentando diminuir, quando vires que está instável paras
 
Agora tenho outro problema, ajusto manualmente a cpu offset voltage(Julgo que seja o vcore) para 1.4375 para testar, entro no windows, abro o core temp e nada, detecta-me a 1.45 na mesma... E o AMD overdrive o mesmo...
 
Agora tenho outro problema, ajusto manualmente a cpu offset voltage(Julgo que seja o vcore) para 1.4375 para testar, entro no windows, abro o core temp e nada, detecta-me a 1.45 na mesma... E o AMD overdrive o mesmo...

Também não percebo muito de OC, mas comigo acontece o mesmo, quando fixo o vcore depois no windows está sempre um pouco mais alto.

Com o meu X4 960T 3.0 GHz, também só mexendo no multiplicador e vcore, consigo 4.0 GHz com 1.40 V estáveis (mas a minha board é melhor para OC):
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=712455

Com uma motherboard melhor e tendo em conta que o X4 965 tem clock de origem de 3.4 GHz suponho que consigas fazer um bom OC estável, mesmo acima de 4.0 GHz.
 
Também não percebo muito de OC, mas comigo acontece o mesmo, quando fixo o vcore depois no windows está sempre um pouco mais alto.

Com o meu X4 960T 3.0 GHz, também só mexendo no multiplicador e vcore, consigo 4.0 GHz com 1.40 V estáveis (mas a minha board é melhor para OC):
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=712455

Com uma motherboard melhor e tendo em conta que o X4 965 tem clock de origem de 3.4 GHz suponho que consigas fazer um bom OC estável, mesmo acima de 4.0 GHz.

A mim nem é isso... A mim é está sempre no mesmo, no windows... Quer meta a 1.45, 1.4375, 1.425, ou até mesmo 1.40, guardo as alterações, reinicia, vou à bios de novo e ele efectivamente lê essas voltagens, mas entro no windows e puff... 1.45 de novo... Experimentei por nos 4, aguenta-se estável na mesma, mas aquece MUITO mais, cheguei até aos 63º no prime95 ao fim de uns 15m e cancelei o teste... E como não consigo baixar as voltagens(Quer dizer, também nunca experimentei baixar, entrar no windows e ver se há diferenças nas temps(Que poderiam indicar que era apenas um erro de leitura no software)), prefiro deixar nos 3.8, em que as temps são muito mais baixas.. Até fiquei parvo, como é que uma diferença de 1x no multiplicador me sobe tanto as temps, coisa que não acontece de stock para 3.8(Que até é um aumento de 2x no multiplicador, mas pronto..)!
 
Epa agora assustei-me, com tudo em default na board só com esta alteração, no cpu-z, dá-me 1.52v! Muito excessivo mesmo! E noto que ele está a aquecer muito mais, mas ele está como estava ontem... Está estável nos 55º...

omg.jpg


Ora 1.52 ora 1.528... Deveras preocupante :( Em idle desce para 1.136v...
 
E com outro software, tipo HWMonitor, tens as mesmas voltagens?

Epah não testei, sinceramente, porque fiz reboot e alterei manualmente para os 1.45 na BIOS, iniciei e ele fica um bocadinho acima disso na realidade, entre 1.464 e 1.480, mas fixa-se sobretudo nos 1.472... HWmonitor e CPU-Z dão a mesma info, suponho que realmente os 1.52 sejam reais... :|

Se bem que baixei bastante as voltagens e ele aquece o mesmo... A fixar-se nos 54º agora!

Não percebo o que se passa aqui, devo tentar descer mais?
 
Pois realmente não sei, como disse tenho pouca experiência em OC e isso nunca me aconteceu.
Do que li, deixar opções "Auto" na Bios, em parametros importantes para OC, pode provocar over-volt.
Acho que experimentar abaixo dos 1.40 V não fazia mal nenhum, há pessoal com OC estáveis abaixo disso, tipo 1.325-1.35V
 
Pois, realmente não tem problema mesmo, até porque basta fazer clear cmos se houver algo, mas como quero levá-lo aos 4, ando a ver como é que ele fica estável nos 3.8 primeiro para se não der depois baixar logo...

Eu como não sei mexer no resto, tenho tudo em default no resto, em auto, menos o vcore, não sei se terá problema...

Mas pronto, testei com 1.415, andou a oscilar entre o 1.42 e 1.43 qualquer coisa e as temps cairam para no máximo 52, estável a 51... A 3.8GHZ, claro. Está a melhorar :)

Agora com 1.408(1.39 na board) reais apenas baixou para os 49/50º estáveis... Pelo menos até agora, ainda só corri o teste 5m...
 
Última edição:
Eu sei que não devo fazer perguntas em tópicos de outros usuários mas é sobre a mesma coisa e é apenas uma resposta de "sim" ou "não".

Quando se faz overclock, baixar a voltagem para obter a mais baixa até que não dê mais ( tipo, por a voltagem minima para o CPU trabalhar bem à velocidade posta ) não pode queimar o CPU ou uma coisa assim? Ou isso só acontece se pusermos voltagem alta de mais?
 
Eu sei que não devo fazer perguntas em tópicos de outros usuários mas é sobre a mesma coisa e é apenas uma resposta de "sim" ou "não".

Quando se faz overclock, baixar a voltagem para obter a mais baixa até que não dê mais ( tipo, por a voltagem minima para o CPU trabalhar bem à velocidade posta ) não pode queimar o CPU ou uma coisa assim? Ou isso só acontece se pusermos voltagem alta de mais?

Segundo sei, só se for demais... De menos simplesmente não funciona correctamente, não consegues usar o PC, simplesmente, não arranca...
 
Back
Topo