Overclocking a Phenom II 965

Em relação ás voltagens estarem altas ve lá se na bios o LLC (Load line calibration) está em auto, se sim passa para High e reduz ao Vcore e verifica se alterou...

Outra coisa se estás com o Vcore em Offset mode tens de mudar o sinal para - senão estás a dar mais Vcore
 
Em relação ás voltagens estarem altas ve lá se na bios o LLC (Load line calibration) está em auto, se sim passa para High e reduz ao Vcore e verifica se alterou...

Outra coisa se estás com o Vcore em Offset mode tens de mudar o sinal para - senão estás a dar mais Vcore

Obrigado pelas dicas :P

Sim, eu alterei de Offset para manual e sou eu que tou a por as voltagens manualmente! E sim o LLC está em Auto, eu lembro-me disso :)

Ele está de facto a alterar o vcore, tanto na bios como em alguns programas de diagnóstico, mas por exemplo no amd overdrive e no core temp não aparece.. E tem sempre uma ligeira diferença(Para mais) do que eu selecciono e o vcore "efectivo"!

Já agora, deixo aqui uma SS para verem ao fim de 2h de prime95 os resultados. Vou parar agora o programa, acho que já é o suficiente.

temps.jpg


Que acham das temps no geral? Ele está a oscilar entre os 48 e os 49º de momento.. E não é estranho nem todos os cores estarem no mesmo teste?

Ah e esqueci-me que não aparecem os cores nessa imagem, está assim:

1.392V actuais, a oscilar com 1.400, 1.376 de mínimo e 1.408 máximo.

Acho que vou experimentar agora 4.0 e ver como se aguenta.

Cumps

EDIT: Tive agora um erro com o mesmo vcore no worker 4 do prime95... Normalmente o último core é o que dá problemas com OC...
 
Última edição:
São testes feitos há 3.8GHZ com vcore 1.4v?

Não! Testes com vcore 1.375 na bios mas o real é aquele... Portanto, sim, parece que sim...

Eu não gosto de deixar o LLC em Auto

Só tinha opção de enabled, foi onde pus.

Parece-me que este processador não é mesmo bom para OC. Meti em 4GHZ com o vcore do teste, falhou. Aumentei para 1.385(Ou qualquer coisa do género), teve BSOD.. Aumentei para 1.4 e deu bsod ao fim de 15m prai de teste, tendo feito o último core mais um teste na primeira categoria do prime95(13 testes vs 12 dos outros, muito estranho). E já as temps andavam num máximo de 54º e a oscilar entre os 52/53/54... Voltei a por a 3.8 mas com 1.385 de vcore para dar mais estabilidade e parece que fica por aqui.. Ou deverei experimentar 3.9? É que já me parece que a 4 ele aquece muito, a diferença é mesmo grande de 3.8 para 4...

Como estou a pensar comprar uma boa ventoinha de 140mm a fazer intake por baixo, se calhar espero mais 2 semanas até tentar os 4, não sei... (Já agora, aconselham alguma? Até prái 15€)

Cumps
 
Essa temperatura a 4.0Ghz é normal, tens de ir testando mas não ficava surprendido se o OC ideal desse chip fosse os 3.8Ghz e já não é mau, mas tens de testar mais do que 2 horas de prime95, para esse chip a voltagem máxima é 1,55v mas para o dia a dia eu tentava não passar dos 1,45v.

Quando tiveres a certeza que o OC está estavel tenta fazer tb OC ao nb/cpu o normal é 1800Mhz nos deneb julgo eu tenta subi-lo para 2400Mhz os ganhos são visiveis.

E se puderes mete ai uns prints da tua bios para te pudermos ajudar melhor.
 
O meu 965 faz isto:





Temperaturas sempre a bater nos 55ºC a 4.2Ghz. Algures no fórum tenho prints das temps durante os testes de prime95.

Mas para o dia a dia deixo sempre em 4.0Ghz. Chega perfeitamente para a gráfica que tenho.
 
Essa temperatura a 4.0Ghz é normal, tens de ir testando mas não ficava surprendido se o OC ideal desse chip fosse os 3.8Ghz e já não é mau, mas tens de testar mais do que 2 horas de prime95, para esse chip a voltagem máxima é 1,55v mas para o dia a dia eu tentava não passar dos 1,45v.

Quando tiveres a certeza que o OC está estavel tenta fazer tb OC ao nb/cpu o normal é 1800Mhz nos deneb julgo eu tenta subi-lo para 2400Mhz os ganhos são visiveis.

E se puderes mete ai uns prints da tua bios para te pudermos ajudar melhor.

Como faço isso?

A fazer será a 3.8GHZ. É que eu não estou a conseguir os 4 estáveis de jeito nenhum, já quase a 1.45 e ele continua a queixar-se. Mas os 3.8 ele consegue com voltagens bastante aceitáveis. Terei mais performance nos jogos?

Peço desculpa as perguntas mas sou mesmo noob nisto!

Cumps

O meu 965 faz isto:





Temperaturas sempre a bater nos 55ºC a 4.2Ghz. Algures no fórum tenho prints das temps durante os testes de prime95.

Mas para o dia a dia deixo sempre em 4.0Ghz. Chega perfeitamente para a gráfica que tenho.

Pois... Eu tenho uma 7870, bem que precisava de um OC maiorzito... Mas enfim...

E se eu usasse um software que puxasse mais pelas ventoinhas no CPU? É que apesar de eu ter um Y-split nela, uma delas chega no máximo às 1600 rpm(Até passa um bocadinho como já cheguei a ver) e a outra maior a 1300 rpm(A de 1600 é a que reporta na MB) e o normal de actividade anda no máximo pelas 900/950 rpm já com ele bem quente. Tentei usar o fan xpert mas ele faz-me throttle ao vcore com aquele programa iniciado(O que me causa BSOD a torto e a direito a 4GHZ, se bem que os resultados nas temps são notórios), mesmo sem o EPU instalado, não percebo.

Quanto ao barulho, não me é importante.. Já comprei as 2 fans que previa, que fazem o trabalho que eu queria e muito bem... Mas o PC agora parece um avião(Mas como tenho sempre headset ou algo a fazer mais barulho, não me incomoda).
 
Última edição:
A 3.8Ghz esse Cpu acompanha bem a 7870, para fazer OC ao CPU/NB basta na bios aumentares a frequencia do CPU/NB para o que pretendes neste caso recomendava tentares 1º os 2400Mhz e coloca tambem a voltagem do CPU/NB a 1.20v e testa se tiver estavel tenta subir mais um pouco e testa novamente senão aumenta mais um pouco a V e testa.
 
A 3.8Ghz esse Cpu acompanha bem a 7870, para fazer OC ao CPU/NB basta na bios aumentares a frequencia do CPU/NB para o que pretendes neste caso recomendava tentares 1º os 2400Mhz e coloca tambem a voltagem do CPU/NB a 1.20v e testa se tiver estavel tenta subir mais um pouco e testa novamente senão aumenta mais um pouco a V e testa.

Ok ok, obrigado pela ajuda.

Ele neste momento está a 1.10v se não me engano, que é o "default". O vcore está medido entre 1.448 e 1.472, mas está práticamente fixo nos 1.456v.

E devo fazer o mesmo tipo de testes que faço para o vcore, certo? Prime95 e BF3 é o que tenho usado para testar a estabilidade... Até agora a 4GHZ está estável, parece-me que. Está a fazer testes há 3h15 e nenhum erro e temps normais. Vou deixar mais 1h ou 1h30 a correr e depois ponho aqui SS!
 
Ok ok, obrigado pela ajuda.

Ele neste momento está a 1.10v se não me engano, que é o "default". O vcore está medido entre 1.448 e 1.472, mas está práticamente fixo nos 1.456v.

E devo fazer o mesmo tipo de testes que faço para o vcore, certo? Prime95 e BF3 é o que tenho usado para testar a estabilidade... Até agora a 4GHZ está estável, parece-me que. Está a fazer testes há 3h15 e nenhum erro e temps normais. Vou deixar mais 1h ou 1h30 a correr e depois ponho aqui SS!

estás com 3.8GHZ ou 4GHZ e qual vcore tem usado e qual cooler usas? Os testes cpu tinhas cpu/mb a 2000mhz
 
estás com 3.8GHZ ou 4GHZ e qual vcore tem usado e qual cooler usas? Os testes cpu tinhas cpu/mb a 2000mhz

Estou com 4GHZ a 1.42 e qualquer coisa volts de vcore mas medidos no hardware monitor são 1.45v. Uso um Noctua NH-L12 com as 2 fans ligadas, daí que eu queira aumentar a velocidade das fans, não estou a tirar partido de todo o potencial de arrefecimento do cooler...

Ah e se falas do HT Link, sim, está nos 2GHZ! Mas o multiplicador já está no máximo, pelo menos no AMD overdrive(Na bios, não sei, daqui a bocado já vejo que ainda estou a testar, mais de 4h e está tudo bem)... Para aumentar, tinha que mexer no clock base, certo? Isso iria-me alterar a velocidade da ram e o clock do CPU...
 
Boas por acaso ontem decidi fazer oc ao meu ao fim de 1 ano de uso. Digamos que com a outra caixa era arriscado mas com esta sinto-me à vontade eu já nao me recordo o que fiz por acaso so vendo mais logo lembro-me de fazer uma configuração e salva-la e ontem carreguei a dita. Estou com 3.9GHz mais uns pozinhos as temps andam na volta dos 40º em idle suponho que chegue aos 50º em load. Tenho de ver logo se mexi no Vcore mas acho que não foi só no multiplicador. Parece-me estável se bem q não corri nenhum sw de teste. Mais logo se me lembrar posso dizer-te o q tenho na minha acho que 3.9 deve dar e 3.9 ou 4 não deve ser grande diferença.
 
Boas por acaso ontem decidi fazer oc ao meu ao fim de 1 ano de uso. Digamos que com a outra caixa era arriscado mas com esta sinto-me à vontade eu já nao me recordo o que fiz por acaso so vendo mais logo lembro-me de fazer uma configuração e salva-la e ontem carreguei a dita. Estou com 3.9GHz mais uns pozinhos as temps andam na volta dos 40º em idle suponho que chegue aos 50º em load. Tenho de ver logo se mexi no Vcore mas acho que não foi só no multiplicador. Parece-me estável se bem q não corri nenhum sw de teste. Mais logo se me lembrar posso dizer-te o q tenho na minha acho que 3.9 deve dar e 3.9 ou 4 não deve ser grande diferença.

Tem cuidado que eu tenho 26/27º em idle e em full load com um cooler razoável chega ao dobro e até passa(Raramente, mas chega aos 55/56 por breves segundos).. Por isso isso dos 40 subirem para os 50, não sei não...

Não notas glitches nos jogos e isso? Não tens bsod's nem nada? Tens a voltagem em auto? Se tiveres, ele faz aumento automático da voltagem consoante o multiplicador(Daí que mexas só no multiplicador e ele não dê crash), ficas com uma voltagem brutalmente alta...
 
Só mexi ontem qto às temps nao consigo melhor que isto digo-te o cooler é um hydro 50 ele não dá grandes temps em idle mas tb nao as aumenta brutalmente em load. Com a caixa antiga sim tive problemas mesmo em default só depois de limpar melhorou um pouco. Deve estar em auto mas não vi a qto estava logo vejo aquilo só teve em OC ontem à noite uma horas e quase sempre em idle não vai ser por aí. Até ontem, estamos já quase no inverno e ele em idle não anda muito abaixo dos 40, 37 a 39º o q é bastante diferente do teu mas tb só tenho uma ventoinha 140mm a fazer out além da do radiador de 120mm. Tenho 2 a fazer in de 120 e 140mm mas vou adicionar amanha uma de in 120mm por baixo e mais uma de out de 140mm pode ser que ajude um pouco.
 
Última edição:
Bem como tinha dito, deixo aqui os resultados do teste de 4h30 que fiz com prime95, depois testei uma hora com o BF3 e nunca passou dos 49º no máximo, ficando 2 ou 3 abaixo disso normalmente, ficou estável:

teste.jpg


Depois, referente ao HT link, fiz isto:

IMG_0271.jpg


Funcionou bem uma vez, saiu do post, fui ao windows, funcionou bem, conferi no HW Monitor se estava a 2400, reiniciei para tirar foto, entrei na bios, tirei foto, fiz F10 para guardar e sair e... Pumba. Fica o ecrã preto sem imagem. Funcionou bem uma só vez. Desliguei o PC e voltei a ligar(Quando é assim ele lê as settings default e diz overclocking failed), voltei a por como estava, falhou. Experimentei meter auto numa, auto nas duas e a mesma frequência, nada. Experimentei subir para 1.22, nada. Experimentei essa settings a 2200mhz, nada. Só funcionou quando pus a 2000(Que é igual a auto). Não me deixa subir nada mesmo. Só resultou uma vez. Depois disso, deixei como tava antes, que era assim:

IMG_0272.jpg


Alguém me dá umas luzes? Não quis aumentar mais porque não sei até onde poderei levar...

Cumps
 
Que estupidez agora é que percebi que eu tava a aumentar era o clock a que ele funciona no modo HT. Ok, agora mexi nas settings da NB, pus a 1.2v e meti 2400MHZ em CPU/NB frequency.

Arranquei na boa e tou agora a correr o prime95 para ver a diferença nas temps e na estabilidade... Bem pelo menos não houve BSOD nem crashou logo no primeiro minuto ou 2 do teste. Será que devo testar muito? As temperaturas estão um pouco mais elevadas, estão nos 53-54-55º e ainda agora comecei o teste...

Sabem de um bom software para controlar as fans?
 
Última edição:
Bem não querendo usar o teu topico mas fui ver o que tinha no meu PC e fez 30 min de teste com o OCCT. Tal como disse aumentei através de uma setting que lá tinha gravada que acho ser baseada nas settings de OC que a board traz. Portanto tenho o PC assim valores tirados com o CPU-Z

Clock: 3910 MHz
Multiplicador: x 17
Bus Speed: 230 Mhz
HT Link: 2300 MHz
VCore: 1.416 V

Temperatura em Idle qdo iniciei o PC era 37º vistos através do Everest que acho q até dá temps um pouco acima.

Após 30 min com o OCCT não tive tempo para mais e mais

Vcore em load: 1.432 V
Temperatura em load: 58º C (maximo apesar de no OCCT janela nunca o via acima dos 55ºC)

O que achas onde devo mecher? Tentar descer o Vcore?
 
Que estupidez agora é que percebi que eu tava a aumentar era o clock a que ele funciona no modo HT. Ok, agora mexi nas settings da NB, pus a 1.2v e meti 2400MHZ em CPU/NB frequency.

Arranquei na boa e tou agora a correr o prime95 para ver a diferença nas temps e na estabilidade... Bem pelo menos não houve BSOD nem crashou logo no primeiro minuto ou 2 do teste. Será que devo testar muito? As temperaturas estão um pouco mais elevadas, estão nos 53-54-55º e ainda agora comecei o teste...

Sabem de um bom software para controlar as fans?

consegues alterar onde diz CPU/NB voltagem e alterar voltagem pelo diz a AMD não recomendável passar dos 1.3v risco aquecimento brutal vrm da mb e danificar cpu.
 
Back
Topo