Overclocking a Phenom II 965

Bem não querendo usar o teu topico mas fui ver o que tinha no meu PC e fez 30 min de teste com o OCCT. Tal como disse aumentei através de uma setting que lá tinha gravada que acho ser baseada nas settings de OC que a board traz. Portanto tenho o PC assim valores tirados com o CPU-Z

Clock: 3910 MHz
Multiplicador: x 17
Bus Speed: 230 Mhz
HT Link: 2300 MHz
VCore: 1.416 V

Temperatura em Idle qdo iniciei o PC era 37º vistos através do Everest que acho q até dá temps um pouco acima.

Após 30 min com o OCCT não tive tempo para mais e mais

Vcore em load: 1.432 V
Temperatura em load: 58º C (maximo apesar de no OCCT janela nunca o via acima dos 55ºC)

O que achas onde devo mecher? Tentar descer o Vcore?

Pah sinceramente não sei muito o que te diga para melhorar mas essa temp não é muito anormal para o que fizeste, apesar de ser alta!

Eu não fiz oc através do bus speed, esse deixei em default... O que eu fiz foi ajustar os valores em manual de tudo o que necessitava. O HT link não é necessário alterar porque é apenas um dos estados de consumo reduzido do CPU(800MHZ-2000MHZ-3400(4000 no meu caso)MHZ, tenho o multiplicador em x20 para chegar aos 4000mhz de clock, o bus speed em 200 e o vcore em 1.434(Mas se consegues menos que isso, óptimo, eu se calhar até conseguia reduzir um bocadinho mas prefiro ter assim para ser mais estável(E tou com preguiça de andar a fazer testes a descer o vcore pouco a pouco lol). Depois tenho o nb voltage 1.20 definidos por mim e o CPU/NB frequency em 2400MHZ, mas este último também aumenta bastante as temps.

Tenho a MB definida para as fans(O meu cooler tem 2) trabalharem a 100% quando as temps passam os 40º(Tcase, ou seja, não são as temps dos cores, que andam sempre mais altas que isso(No meu caso, 40º tcase é praí 46º dos cores)), a caixa limpa e bem arrumada lá dentro(Cheia de abraçadeiras lol), bem ventilada e tudo isto mesmo assim dá-me temps de 53-56º ao fim de 1h no prime95... Com um pico de 58, por isso, o teu apesar de estar proporcionalmente um bocado mais elevado do que o meu, não há muito que possas fazer(E muitas fans não ajudam, a não ser que tenhas uma caixa horrívelmente ventilada, o que não parece ser o caso porque se não até tinhas temps bem maiores, a caixa fica bem mais fresca mas apartir de certo ponto, pouca ou nenhuma diferença faz no processador) que não seja aumentar o load da ventoinha do processador, um cooler melhor ou tentares estabilizar com um vcore mais baixo...

Não percebo muito por isso não te posso ajudar mais... É uma pena que estes processadores gostem tanto de aquecer e tão pouco de calor lol Com limites de 70 graus ou mais como os intel é que fazia a festa!

Posso-te dar uma dica:
Não faças testes de apenas 30m. Comigo, as temps até 25/30m estão estáveis e relativamente baixas, só ao fim de 40/45m é que começam a subir até realmente ao máximo onde estabilizam. Noto que as diferenças maiores são ao fim de 40m e ao fim de cerca de 2h15/2h30 é quando as temps sobem mais ou "batem records" lol mas depois voltam a estabilizar mais a baixo...

Cumps

consegues alterar onde diz CPU/NB voltagem e alterar voltagem pelo diz a AMD não recomendável passar dos 1.3v risco aquecimento brutal vrm da mb e danificar cpu.

Obrigado, já tinha visto :P Deixei apenas em 1.20(E não precisa de mais para estar estável até porque já está bem quentinho lol), ainda tem muita margem!
 
Última edição:
O Mercury ao HT link não é recomendavel fazer OC esse valor é para ficar em 2000Mhz, quanto ao resto do OC parece-me bem mas faz-lhe um teste longo de pelo menos 12H de P95 muitas vezes ao fim de 6 ou 8 ainda crasham, no minimo para chamar estável 12 horas de P95.
 
Back
Topo