OverClocking Ajuda para Iniciado.

Morcegolas

Power Member
Boas pessoal, já há algum tempo que penso fazer OverCloking ao meu pc mas ainda não tinha tido possibilidades financeiras para tal. :D Agora que estou um bocadinho mais folgado acho que vou meter mãos à obra, e visto o vosso forum ter muita informação e com bastante qualidade decidi tentar a minha sorte aqui!

Então é assim, neste momento tenho esta configuração:
- Fonte ( Deer 450W - Fuleirinha :D )
- Memoria 2048 Mb DDR2 400MHz Kingston
- Board Asus P5KC
- Processador Intel - Core 2 Duo E8200 2.66GHZ
- Grafica NVIDIA GeForce 8800 GT 512MB (Asus)

À espera do seguinte material:
- Thermalright Ultra 120 Extreme ( Dissipador CPU )
- Noctua Fan NF-S12 120mm 1200RPM ( Ventoinha )
- Corsair HX 620W Modular / SEASONIC 650W (S12 ENERGY PLUS 650) ( Fonte ainda estou indeciso entre as 2 fontes )

O meu problema é que não sei mesmo por onde começar a mexer na board, a Asus trás um software para o poder fazer no windows que se chama ‘ASUS AI Suite’ mas penso que fazer essas alterações na Bios seria mais recomendado.

Se me puderem ajudar e dizer quais são os valores que devo começar a aumentar para depois ir fazendo os stress test no windows com o S&M ou o Prime95 agradecia, é que ainda me estou a iniciar e não sei mesmo por onde começar, mas acho que a minha board é razoalvelmente boa para fazer OC.

Obrigado.
 
Última edição:
Depois de alguns testes com o S&M ainda com o coller original o meu pc a 369 x 8 ( 2950 Mhz ) correu tudo OK. Já com o FSB a 400 e com o multiplicador na mesma a 8 ( 3200 MHz os testes correram todos bem excepto o 'Power Supply' o que suponho ser a fonte de alimentação que não aguenta, se estiver errado peço que alguém me corrija.

Já agora, com o FSB 400 e Multiplicador a 8 a ventoinha fica na casa das 2900RPM, o que é um barulho bastante irritante, e a temperatura ronda os 60º/64º em 'Fully Loaded'. Em Standby fica na casa dos 44ºC e o dissipador nas 1200RMP.

Depois de comprar o dissipador o e a fonte vou subindo só o FSB ou subo também no multiplicador? Tipo para ter os 3200Mhz em vez dos 400*8 posso ter 355*9 mas não sei o que será melhor, ainda estou muito verde na matéria :D

Deixo um PrintScreen do S&M e do erro.

erropf3.jpg
 
Última edição:
Pois é pessoal o material já chegou e já está instalado. Ontem andei a fazer uns testes e o Pc com o Multiplicador a 8x ( não consigo por a 9 porque o cpu não suporta ) e o Fsb a 475 ( 3800MHz ) o pc a correr os testes no windows reinciava, eu deduzi que fosse a Ram que está 1:1 ( 950MHz ) e não estava a aguentar, por isso corri o Memtest e confirmei que estava mesmo na memoria o problema, aumentei a voltagem da mesma de 1.8 para 2.1 e voilá, corri uma carrada de testes e estive a jogar uma horita a demo do Grip e tudo estável para já.

Eu já tentei por o FSB a 500 mas o pc nem arrancava, o que me aconselham? A por o Vcore mais alto e a tentar de novo? É que agora que ando a chegar aos limites não sei por onde tentar... pelo que vi na página da intel o meu processador por ir até aos 1.36v, já não tenho bem a certeza se é esse o valor máximo mas tenho isso nos favoritos em casa.

Suponho eu que posso aumentar um bocadinho a voltagem porque o meu cpu em Idle está na casa dos 35ºC e em Full está na casa dos 50ºC por isso mesmo que passe para os 55º/60º penso que não vou diminuir muito a vida do cpu visto que a intel diz que a temperatura máxima aconselhada é de 72ºC.

Aguardo ajuda e opiniões. ;)

Obrigado.
 
Última edição:
boas.
1.36v dizem eles? ate 1,40v para o dia a dia nao deve haver problema, tenho o meu 8400 a 1,42v 24/7 completamente fresco.
corre uns benchs, estica isso ate ao limite , queimar nao queima e se perder anos de vida, em vez de durar 10 anos ,dura 9 :D

cumps.
 
Back
Topo