Overclocking ASUS P5K

filipe3x

Power Member
Boas.

Gostava de fazer overclock ao sistema que se encontra no "My System", a saber:

Processador
E6300
Motherboard
Asus P5K
Memória
2 x 1GB G.Skill F2-6400CL4-1GBPK
 
Última edição:
epa nao consigo ver as rams. que modelo sao?

tenho um e6300 + p5k + gskill hk @ 3.4ghz + fsb 485mhz + ram 1:1

meter cpu a 2.8ghz fsb 400 se as rams forem 800mhz sera muito facil de atingir sem grande stress a ar (presumo)

eu tenho wc, e tu?

se quiseres ajuda apita

cumps
 
epa nao consigo ver as rams. que modelo sao?

tenho um e6300 + p5k + gskill hk @ 3.4ghz + fsb 485mhz + ram 1:1

meter cpu a 2.8ghz fsb 400 se as rams forem 800mhz sera muito facil de atingir sem grande stress a ar (presumo)

eu tenho wc, e tu?

se quiseres ajuda apita

cumps

Quero ajuda sim senhor.

Já corri alguns programas de stress, e estou com 30º em IDLE e 40º em carga.

Estou a ar com o stock cooler.

Tal como dizes, meter a 2.8Ghz será facil, pois o FSB padrão das memórias assim o permite. Agora a partir daí é que a porca troce o rabo. :p

Pois, a partir dos 400 de FSB, as memórias têm que levar overclock, e as voltagens e clocks têm que ser ajustados.

Conheces algum tutorial bom que ensine a meter as opçoes na BIOS tudo direitinho?
 
Última edição:
ai que salgalhada... divisores é para as memorias! multiplicadores é para o cpu! os pentium 4 tinham os multiplicadores bloqueados!

em relação ao oc é assim... nao ha um tuturial fixo! pois o material nao é igual... um cpu poder dar mais mhz outro menos etc... fonte de alimentaçao. versao da board, bios, serie do chipset epa tantas variaveis...
mas querias o overclock para que objectivo? é que mesmo isso tem limites... alem do material... tens o proposito... nem sempre a maquina com mais mhz é a mais rapida...

por exemplo nos jogos ta provado que c2d a mais de 3ghz pouco mais é aproveitado...

alem disso fazer oc as memorias é grande seca... é mais dificil que ao cpu e depende do material que tens... tinhas mesmo de especificar quais as memorias

usa o cpuz para saber quais sao, la deve ter a referencia delas...

outro problema é que 1º tens de esticar as memorias e ter a certeza que elas estao estaveis e so depois é que podes puxar fsb

portanto um divisor para meter as rams com mais frequencia e o cpu esteja estavel e a board dentro do fsb que aguenta de certeza - assim tens a certeza do que esta a falhar

se puxas varias coisas ao mesmo tempo o teu oc sera instavel e nao saberas onde estara a instabilidade...

cumps
 
Última edição:
O que estás a dizer é para baixar o multiplicador do CPU, de modo a poder esticar o FSB e assim achar o limite das memórias?

Edit: o objectivo do OC é saber o limite estável do PC, para o uso do dia-a-dia.
 
Última edição:
1º saber ate que frequencia o cpu esta estavel ->frequencia maxima do cpu e nao ultrpassar quando puxar memorias

2º multi do cpu o mais baixo possivel (6x axo)

3º fsb de origem (ate um maximo de 400mhz pois é o que a board faz sem problemas (quadpumped é 1600mhz pois é 400x4)

4º multiplicador das memorias o mais alto possivel dentro da especificação maxima delas ou seja (800mhz-> 400mhz ddr)

5º puxar pelo fsb ate seu maximo estavel conhecido (400mhz) sem ultrapassar o maximo estavel do cpu e testando as rams com o memtest (recomendo a versao bootable ou seja de arraque do pc pois assim nao vai estar nenhum programa a ocupar memoria sem necessidade e assim testas a ram toda).

6º se houver erro no memtest ajustar as definiçoes de memoria... pode ser voltagem ou timmings (na bios)

7º verificar se o erro persiste, se sim voltar ao 6º ou entao encontraste o maximo das memorias

cumps
 
oh... sim... usa mas não abusa... ainda nao me disseste quais sao as rams. mesmo a 2.2 volts podes estar a ultrapassar a voltagem maxima da garantia...

cumps
 
O Overclocking não é uma Arte Certa ;)
Mas tens de usar um Divisor,que te permita ter uma Relacção FSB CPU : Freq.Rams ,Mais para o Cpu e menos nas Rams.
Não sei como te explicar :P
 
por acaso com DDR2 e DDR3, pelo menos em intel mais recentes é os divisores é ram>= FSB, porque os standards assim o exigem
 
epa convem reforçar, por exemplo
o que o pessoal nao percebe é que as frequencias das memorias nao sao 800mhz mas sao 2bit de informaçao a 400mhz pois ddr significa double data rate (ou seja o dobro da informaçao) daí o 800mhz irreais mas que se podem considerar.

ddr2 800mhz é 400mhz ddr que pode ter de fsb na motherboard 200/266/333/400 que quadpumped (ou seja multiplicado por 4x) é 800mhz, 1066, 1333 ou 1600mhz.

ate agora a unica maquina que montei com fsb sincronizado foi um e7300 com asus p5q3 com ddr3 a 1600 (ou seja 800 ddr) e meti o fsb a 400 (quad pumped dá 1600mhz) logo ta sincronizado. claro que ao cpu mexi no multiplicador para nao sair da frequencia de origem dele ou pelo menos nao sair muito...

espero que ajude

cumps
 
Lol!
Então abres um tópico de adivinhas quando eu(antigo dono) até screenshots acho que tenho para aqui...shame on you :berlusca:
Essas memórias nessa board não precisam de mais de 2.0 para fazerem 880mhz a 4-4-4-12, que era a frequencia a que estavam.
Essa board já deu 520 fsb para o dia-a-dia quando tive o E6550, com 1.5v no NB (cpu fsb wall) .
Portanto, com estes dados é mais toque daqui, menos dali e isso vai ao sítio :p

ps: vou ver se acho para aqui as fotos da bios, procurar em 700gb de material é que é tramado...:sad:
Eras um gajo fixe era se tirasses tu umas pics e postasses aqui, eu edito-as e depois só precisas de meter o que eu disser.

;)
 
Lol!
Então abres um tópico de adivinhas quando eu(antigo dono) até screenshots acho que tenho para aqui...shame on you :berlusca:
Essas memórias nessa board não precisam de mais de 2.0 para fazerem 880mhz a 4-4-4-12, que era a frequencia a que estavam.
Essa board já deu 520 fsb para o dia-a-dia quando tive o E6550, com 1.5v no NB (cpu fsb wall) .
Portanto, com estes dados é mais toque daqui, menos dali e isso vai ao sítio :p

ps: vou ver se acho para aqui as fotos da bios, procurar em 700gb de material é que é tramado...:sad:
Eras um gajo fixe era se tirasses tu umas pics e postasses aqui, eu edito-as e depois só precisas de meter o que eu disser.

;)

depois do post do sr. vascorama palavras para que?:lol::n1qshok::imwithst::banjump::banjump::banjump:
so uns smilies para decorar e já tá... lol

cumps

LOLADA

Mas isso são excelentes notícias. Eu agora vou bazar, mas amanhã estou aqui batidinho, para meter as configs na BIOS tudo direitinho a ver no que dá.
 
Back
Topo