Overclocking D805

bseixas disse:
@Beowulf_pt

Já agora com esse OC para 3.7, que temperaturas tens em idle e full load?

O 805 consome à grande e pelos vistos larga muito disso em calor.
Em idle tenho uns 43C, mas em load anda nos 57-60C. Isto com o Scythe Ninja/Arctic Silver.
Com o stock cooler Intel em load ia para os 70C pelo menos. Não sei qual é o limite recomendado pela Intel, acho que é 64 ou 65C, mas só faz shutdown à PSU quando chega aos 80C :P

Para mim este é o ponto negativo deste CPU. Consumo (deve precisar de uma boa PSU tambem) e temperatura. Com o stock cooler conseguem-se 3.4 GHz sem grandes problemas com a temperatura (embora alta) mas um detalhe que me irritava era o ruido da ventoinha... com temperaturas mais altas aquilo disparava para perto das 4500rpms e era terrivelmente barulhento. Quem nao tiver uma caixa muito fresca ou aguenta o barulho ou terá que usar outro cooler.
 
Última edição:
bseixas disse:
Bem tou a ver é que em vez Asus P5LD2, ainda compro a Asus P5ND2-SLI...sempre dá para poupar uns cobres e no fim de contas faz o mesmo que a outra... ;)
Pelo que li em estabilidade estão ao mesmo nivel. Vi alguns comentários a apontar para a P5LD2 ser mais facil para overclock mas vi outros que puxavam para a ND2. Acabei por decidir pelo preço e mais um ou outro detalhe menor... acho que qualquer uma destas board deve estar decente apesar dos chipsets diferentes. Mas só com o tempo é que vou ver se consigo os uptimes de meses que tinha com a minha velha Asus CUSL-2C. :)
 
Última edição:
God_Lx disse:
Os clocks da PCI-E mais baixa são 425/1000, a minha é a versão xXx da XFX (Que é a versão mais clockada do mercado) que de origem vem a 485/1100... Eu desde k a comprei k a tenho a 500/1200

Por falar nisso, para começar resolvi correr os benchs do FEAR outra vez, mas agora com a 6800GS (Gainward) nos mesmos settings da tua (CPU 500 /MEM 1200).
Gostei.. acho que a vou deixar assim... Average de mais 10fps :)

resultados antigos 6800GS default / 6800GS overclocked:

FPS
Minimum: 38 / 40
Average: 62 / 72
Maximum: 137 / 160

FPS Distribution
0% / 0% below 25 FPS
10% / 2% between 25 and 40 FPS
90% / 98% above 40 FPS


Tambem já corri um 3D Mark 2001/SE e o resultado foi 24008, muito menos que o God_Lx (?).
 
Última edição:
Beowulf_pt disse:
Por falar nisso, para começar resolvi correr os benchs do FEAR outra vez, mas agora com a 6800GS (Gainward) nos mesmos settings da tua (CPU 500 /MEM 1200).
Gostei.. acho que a vou deixar assim... Average de mais 10fps :)

resultados antigos 6800GS default / 6800GS overclocked:

FPS
Minimum: 38 / 40
Average: 62 / 72
Maximum: 137 / 160

FPS Distribution
0% / 0% below 25 FPS
10% / 2% between 25 and 40 FPS
90% / 98% above 40 FPS


Tambem já corri um 3D Mark 2001/SE e o resultado foi 24008, muito menos que o God_Lx (?).

Sim mas para os 31186 3D marks dele, n tava OC para o dia a dia, daí a talvez a diferença ser maior :

AMD64 3000+ Venice @ 2847Mhz 1.7vcore / 2x512Mb BH-5 @ 237Mhz 1.5-2-2-5 3.0vdimm / XFX 6800GS xXx Edition @ 540/1305 Stock Cooled

Mas de qualquer modo acho que AMD aqui levará vantagem, que talvez vá diminuindo consoante a versão do 3D Mark vá sendo +recente...

Sobre as temps, quantas fans tens na caixa?!...para ter uma ideia se isso são valores de uma caixa "quente" ou "fria"... ;)
 
Ui Beowolf ir atrás do meu 3DMark01 não é grande ideia como já viste... Mas digo-te já k com a placa a default sacava cerca de 27 mil... Isso depende muito das BH-5 e do Venice... Vou ver se tenho um score mais normal k esse...

Testa um Super_Pi e um CPUMark, coisas dependentes da gráfica podem n ser mt justas por causa do meu overclock...


Se kiseres tentar ir pelo 3DMark01 tenta apanhar esse... Single-Channel, o Venice só a 2700...

http://service.futuremark.com/compare?2k1=8853951
 
bseixas disse:
Sobre as temps, quantas fans tens na caixa?!...para ter uma ideia se isso são valores de uma caixa "quente" ou "fria"... ;)
Desconfio que a minha caixa está no range "normal". Antec 1050.. tem só 1 fan de 120mm na traseira. Tem 3 velocidades e está na mais baixa.
Tirando essa só tem a 120mm do Scythe Ninja, a da PSU e a da gráfica. De momento a da grafica é a mais ruidosa..

Joguei várias horas de FEAR hoje e nao estou satisfeito.. a 1152, com anti-aliasing... em performance e FPS tudo ok, muito agradável, mas na (longa) sessão de umas boas 4 horas de jogo, levei com 2 reboots.
Não sei bem se é do overclocking do CPU, da gráfica (nao deve ser porque só overclockei depois do 1º reboot), dos settings de vcore ou até da PSU dado que o CPU consome imenso.

Vou experimentar subir um bocadinho o vcore (1.475 já me parece razoavel mas talvez mais um pouco...), ou eventualmente, descer de 3.7 para 3.6 para ver se fica mais estável. De momento está quase aceitável, mas não vou andar a levar com reboots cada 2 horas...


God_Lx: Vou deixar o SuperPi a correr... vamos ver...
 
Última edição:
SuperPI 32M: 0h 32m 55.531s. Ligeiramente mais tambem...
Isto foi a 3.650 MHz, desci ligeiramente dos 3.7. Ando a ver se os reboots (Raros) nos jogos param... tirando essas situações, de resto parece tudo estável, pelo que começo mesmo a desconfiar da gráfica ou da PSU.
 
32 minutos de Super_Pi é bastante tempo... Tenta lá baixar isso um pouco... Tá-me a parecer k esse CPU apesar do dual-core n chega a bater um Venice...
 
|revolver| eu tou à espera :) Tenho os resultados todos feitos, posso por aki se preferirem... E ele vai fazendo os outros...

Fiz 3033 no 3DMark06, um 165 faz cerca de 3200, vamos lá ver este 805D... Eu já disse para ele correr outras coisas diferentes... Mas tens de concordar k maior parte dos benchs são Single-threaded...
 
Bem estes benchs valem o que valem...dão para ficar com uma ideia no que diz respeito às potencialidades do CPU, GPU, mems etc...mas de qualquer modo e embora numa 1ª análise me parece que o 805 OC para o futuro que aí vem com dual core seja o +indicado,acredito que o 3000+ OC seja excelente principalmente em FPS, fico à espera dos benchs que vocês possam disponibilizar para tomar uma decisão...
 
God_Lx disse:
|revolver| eu tou à espera :) Tenho os resultados todos feitos, posso por aki se preferirem... E ele vai fazendo os outros...

Fiz 3033 no 3DMark06, um 165 faz cerca de 3200, vamos lá ver este 805D... Eu já disse para ele correr outras coisas diferentes... Mas tens de concordar k maior parte dos benchs são Single-threaded...

Vou correr o 3DMark06 daqui a bocado e já digo algo.
No entanto, ando algo irritado com o sistema... o que se passa é que ocasionalmente levo com um reboot. Isto nao parece relacionado com o OC ao CPU porque até a 2.66 acontecia.
O padrão é o seguinte, acontece *sempre* em jogos 3D, pelo que desconfio que está relacionado com a grafica.

Com a outra fonte de 350w aguentava-me 30 segundos até ao reboot, agora com esta Antec 500w é raro mas as vezes acontece. Diria que em 3 horas de Call of Duty 2 por exemplo, levo com 1 reboot. Quer a gráfica e o CPU estejam overclocked ou não.
Em desktop, o sistema parece sempre estável, nao tenho erros com o S&M, MemTest86+, etc... é mesmo só em jogos 3D.

Será possivel que seja falta de power da PSU quando a gráfica está em uso?

As leituras que o Asus Probe me dá (em desktop) sao as seguintes:
-Vcore 1.465v
-+3.3: 3.26v
-+5: 4.89v
-+12: 11.90v

O 805D gasta que é um exagero, mas nao sei se será da PSU... nao me apetece comprar uma de 650w para depois concluir que não é disso... por este andar com o que gasto em PSUs mais valia ir para um CPU mais caro e poupado... :)
 
Beowolf duvido k seja da fonte... Lembro-me k axei a fonte bastante boa quando a mandaste vir com a caixa nova... Poderá ser de aquecimento da gráfica... Tens algum tipo de artefactos tipo pontinhos a jogar ?

Epah faz testes variados não te preocupes com a comparação... Não tenho qq interesse em mandar um 805D abaixo, aliás, até já o recomendei a alguns amigos e penso k seja uma escolha bastante boa conforme as necessidades...
 
Beowolf, essas voltagens não estão um pouco baixas?
Em desktop o Asus Probe aponta-me 12.40V. Acho que menos que 12 é preocupante.
Não tens uns neons a mais ligados, ou umas fans que possas prescindir?
Que fonte tens?

God_Lx, não tens por aí o PCMark06?
 
|revolver| não, axo k tenho o 2005... O 2005 n suporta dual-cores ? É que já vendi o meu CPU há mais de duas semanas...

EDIT: Afinal nem o 2005... Só tenho mesmo o score do 2004... Esse certamente n suporta dual-cores... Mas posso correr com o Opteron com menos Mhz k o Venice por causa da cache, acham justo ? Amanhã quando tiver o Opteron e tiver em casa corro o 2006...

|revolver| algumas boards os sensores lêm abaixo, a minha DFI por exemplo diz-me sempre 11.77 e no multimetro dá 12.23...
 
Última edição:
God_Lx disse:
|revolver| não, axo k tenho o 2005... O 2005 n suporta dual-cores ? É que já vendi o meu CPU há mais de duas semanas...

EDIT: Afinal nem o 2005... Só tenho mesmo o score do 2004... Esse certamente n suporta dual-cores... Mas posso correr com o Opteron com menos Mhz k o Venice por causa da cache, acham justo ? Amanhã quando tiver o Opteron e tiver em casa corro o 2006...

|revolver| algumas boards os sensores lêm abaixo, a minha DFI por exemplo diz-me sempre 11.77 e no multimetro dá 12.23...

Espero pelo 2006, então.

Mas ele tem uma ASUS e nunca ouvi falar desse problema nas ASUS. Que lê as temperaturas por baixo está provado, mas as voltagens..
 
God_Lx disse:
Beowolf duvido k seja da fonte... Lembro-me k axei a fonte bastante boa quando a mandaste vir com a caixa nova... Poderá ser de aquecimento da gráfica... Tens algum tipo de artefactos tipo pontinhos a jogar ?

Epah faz testes variados não te preocupes com a comparação... Não tenho qq interesse em mandar um 805D abaixo, aliás, até já o recomendei a alguns amigos e penso k seja uma escolha bastante boa conforme as necessidades...

Nao há qq artefactos, excepto uma vez que a subi para 500/1200, é possivel que aqueça um bocado mas sem estar overclocked nao é motivo para isso.. esta caixa nao é assim tao quente. Estou a ficar sem ideias...
 
|revolver| disse:
Beowolf, essas voltagens não estão um pouco baixas?
Em desktop o Asus Probe aponta-me 12.40V. Acho que menos que 12 é preocupante.
Não tens uns neons a mais ligados, ou umas fans que possas prescindir?
Que fonte tens?

God_Lx, não tens por aí o PCMark06?
Hehe, neons.. nah, nao tenho nada para além do normal, ora vejamos
-3 discos rigidos, 1 dvdrw
-cpu, board, grafica 6800gs
-1 fan 120mm no scythe ninja
-1 fan 120mm na caixa (antec 1050)
-psu Antec SmartPower 2.0 500w (http://www.antec.com/us/productDetails.php?ProdID=26500)

Nao há mais nada.. nem ventoinhas extra...

Vou correr o 3DMark06 daqui a bocado e ja posto resultados... a menos que leve com um reboot :P
 
Última edição:
Deves ter levado uns reboots brutais ;)

Epah boa sorte para isso vai dando noticias...

|revolver|tu tavas a falar do PCMark05 não era ? É que nem na ORB nem na página existe PCMark06... Devo andar perdido :) Do 2005 tenho um scorezito do Barton k dá para termos uma ideia para quem quer fazer um upgrade barato por exemplo...

E esquece a ideia da fonte, essa fonte é ligeiramente melhor k a minha e a minha aguenta-se rock stable... É normal os sensores da Asus lerem por baixo sim, já vou na 7ª Asus...
 
Back
Topo