Overclocking em C2D

nmstg

Power Member
Boas!
Tenho lido quase todos os topics que aqui postam, e fiquei com a sensação que o meu pc pode render muito mais do que o que rende...mas como nunca fiz nem me interessei por fazer OC, sou declaradamente um newbie!
Vou começar por apresentar a maquina que tenho ao meu lado:
Intel Core2Duo E6300 1,86Ghz w/ stock cooler
Asus P5LD2-SE
2x 1Gb DDR2 SDRAM 667Mhz
Asus GeForce N7600GT
Samsung 160Gb SATA2
Alim. Eurotech 460W

Acho que é uma boa base para OC :004:, mas penso fazer um upgrade dentro em breve. Enquanto nao o faço, quero ver até onde este vai!
Já li algures que se puxa bem o C2D até 3Ghz. Isso era muito bom!
O meu problema é que nao faço ideia de onde começar nem onde parar...
Agradecia desde já toda a ajuda que me possam dar.
Obrigado
 
Le o manual da bios e alguns topicos daqui que logo ves o que tens que fazer :)

Posso dar umas dicas... O teu E6300 tem um multiplicador 7, o FSB stock é 266.

Portanto: 266 x 7 = 1862Mhz (velocidade stock do cpu)

Portanto para teres 3000mhz qual o FSB que precisas que ele aguente?
 
Segundo o Everest:
Velocidades de FSB Suportadas FSB533, FSB800, FSB1066
Posso puxar até aos 1066?! Isso daria cerca de 8Ghz...
É aí que entra a parte das temperaturas? Há mais factores a influenciar?
Desculpa lá, mas é que ainda nao consegui perceber muito bem...
Obrigado pela atenção!
 
O everest não diz nada de jeito :zzz:

O FSB (Front Side Bus) é quad pumped ou seja os 266 são multiplicados por 4, é esse numero que ves no everest: 266x4 =1066

O que vais puxar é o 266 que é o stock FSB. Aumentando-o aumentas a velocidade o CPU (FSB x multiplicador = veloc.CPU MHZ ) e tambem aumentas a velocidade das memorias pois o FSB é o que liga o CPU as memorias e aos restantes componentes.

Portanto aumentando o FSB tambem aumentas a velocidade das memorias.

As memorias tambem podem ter multiplicadores e divisores ou podem correr 1:1 com o FSB.

Portanto, ao fazer overclock (aumentando FSB) vais subir a frequencia de todos os componentes (cpu, mems, chipset), tens que descobrir o maximo de cada um dos componentes para ter um bom overclock.

Temperaturas convem monitorizar, mas so começam a ser problema quando se aumenta as voltagens.
 
Última edição:
Agradeço desde já o teu post, pois foi bastante esclarecedor! Obrigado
Fui á bios em busca do FSB pra me ambientar com o processo, e descobri o Overclocking AI.
Este AI tem por definição o aumento de 5,10,15 e 20% da frequencia. Optei por experimentar o 15% e já tenho o processador a 2.14Ghz. Para já nada mau!
Tenho duvidas quanto á fiabilidade deste AI e por isso te venho pedir conselhos. Será bom confiar neste AI?
E se optar por fazer o OC manual, onde tenho que ir? Na bios nao vi nada que correspondesse ao que tenho lido...
Obrigado mais uma vez!
 
O overclock AI é um overclock automatico, não é muito aconselhavel pors não sabes muito bem o que esta a fazer. É sempre preferivel sermos nós a determinar os parametros para "entender" o sistema e os limites de cada componente.

Para abrires as opçoes que procuras tens que por tudo em MANUAL.

Podes testar o aumento de velocidade do sistema de uma forma rapida usando o Superpi (download aqui).
Para a testar a estabilidade completa do sistema podes usar o Prime95 (download aqui)
 
Boas!

Venho agradecer a ajuda que me deste! Acho que já estou a começar a perceber a arte!
Tenho que perder um tempo com o manual da motherboard e acho depois venho aqui comparar uns resultados!

Só tenho mais uma pergunta :)
Qual a temperatura ideal de funcionamento do CPU? Já me fartei de procurar por isso, e não encontro nada! Quero saber se preciso de refrigeração na caixa...

-edit-

Já consegui saber que a temp max do e6300 é cerca de 60ºC.

Subi o FSB para 350, mas ao iniciar diz-me "Overclocking failed"
Voltei a mudar, desta vez para 320 e arrancou sem probs! Tenho o CPU a 2243Mhz e pus a correr o Super PI.
Temperaturas:
Load: 50ºC
Idle: 42ºC
São temperaturas normais?
E porque é que o boot falhou a 350?

Obrigado
 
Última edição:
O overclock AI é um overclock automatico, não é muito aconselhavel pors não sabes muito bem o que esta a fazer. É sempre preferivel sermos nós a determinar os parametros para "entender" o sistema e os limites de cada componente.

Para abrires as opçoes que procuras tens que por tudo em MANUAL.

Podes testar o aumento de velocidade do sistema de uma forma rapida usando o Superpi (download aqui).
Para a testar a estabilidade completa do sistema podes usar o Prime95 (download aqui)
Blaster, me chamo Ramon, Ok?
Bom eu tava lendo a conversa de OC aki, e na verdade eu to buscando ajudas para fazer isso no meu.
A configuração do pc é:
Asus P5B-Deluxe
Intel Core2Duo E6600 2.6Ghz
ATI Radeon X1650 256Mb
2x1Gb DDR2 Kingston Hyper-X 800Mhz
Seagate 250Gb SATAII

Você poderia me ajudar nisso, tipo que programa usar, até quanto seria o ideal.
Por favor, eu sou bem leigo no assunto.
Obrigado!
 
Boas!

Venho agradecer a ajuda que me deste! Acho que já estou a começar a perceber a arte!
Tenho que perder um tempo com o manual da motherboard e acho depois venho aqui comparar uns resultados!

Só tenho mais uma pergunta :)
Qual a temperatura ideal de funcionamento do CPU? Já me fartei de procurar por isso, e não encontro nada! Quero saber se preciso de refrigeração na caixa...

-edit-

Já consegui saber que a temp max do e6300 é cerca de 60ºC.

Subi o FSB para 350, mas ao iniciar diz-me "Overclocking failed"
Voltei a mudar, desta vez para 320 e arrancou sem probs! Tenho o CPU a 2243Mhz e pus a correr o Super PI.
Temperaturas:
Load: 50ºC
Idle: 42ºC
São temperaturas normais?
E porque é que o boot falhou a 350?

Obrigado
O que falhou foi que a 350 de fsb, ja passaste a capacidade das memorias 667:2 = 333.
se queres chegar aos 3.0GHz tens de comprar umas DDR2 800 e um cooler novo.

cumpz.
 
O que falhou foi que a 350 de fsb, ja passaste a capacidade das memorias 667:2 = 333.
se queres chegar aos 3.0GHz tens de comprar umas DDR2 800 e um cooler novo.

cumpz.

Também não sejas tão radical...

Ainda tens algumas opções antes de puxar da carteira.

1ª- aumentar a voltagem das memórias.
2ª- aplicar divisores nas memórias.
 
o que ele pode fazer é por o PCIE a 102 ( ou fixar em auto a 667) e aumentar as voltagens das RAMS para 2.10 ou 2.20 mas a estabilidade do sistema vai-se e as temps vao aumentar em flecha e com stockcooler nao recomendo.
mas cada um sabe da sua maquina :P

cumpz.
 
Última edição:
Back
Topo