Overclocking i5 4690k & MAXIMUS VII HERO

ATI=POWER

I'm cool cuz I Fold
Boas pessoal.

Adquiri ontem este conjunto para dar reforma ao meu velhinho mas resistente i5 750. Nunca tinha mexido numa BIOS UEFI, por isso ainda ando um bocado às aranhas. A primeira coisa que fiz foi colocar as memórias a 2400MHZ 10-12-12-31 2. Depois testei à velocidade stock colocar o VCore a 0.995V e não houve stresses.

Agora coloquei o multiplicador a 40 e meti o VCore em auto a ver que voltagem me dava em full load. Corri uns runs de LinX e vi no cpu-z que me dava 1.089V (não sei se é muito ou pouco, mas isto é em auto. Em manual acredito que não precise de tanto). Só que as temperaturas estavam algo elevadas, 76ºC para o core mais quente (em full load). A correr O CINEBENCH R15 não passou dos 54ºC

Que conselhos me podem dar? Vejo tantas opções de voltagens na BIOS que ainda me assustam enquanto não estiver familiarizado. Há alguma em especial que tenha de ter cuidado (a não ser o VCore) e não deixar estar em auto?

SPECS:
i5 4690k
Asus Maximus VII Hero
2x4GB GSkill TridentX 2400MHz CL10
Asus GTX 770
Corsair H50 (com Enermax Cluster em push/pull)
CM 690II com 2 ventoinhas intake + 2 outtake + 2 do H50
XFX XTR 650W



EDIT: testei agora colocar o multi a 44 e VCore a 1.199V. Mal meti o LinX a correr disparou logo para os 85ºC, parei logo o teste mas achei estranho. Decidi correr o CINEBENCH R15 e não passou dos 56ºC. O LinX já não resulta com estes cpus ou puxa demasiado por eles?
 
Última edição:
Com o Linx é normal que as temps subam a pique.
O vcore coloca em offset e vai jogando com +-.
As memorias podes colocar 10-11-12-28-1T que aguentam na boa.
 
As memórias vou deixar para o fim. E nas outras voltagens não há mal em deixar em auto? Nomeadamente o VCCIN ou Vrin. É que como ainda não estou familiarizado com os valores não sei se deixando isso em auto não sobem em demasia....
 
Para Oc's normais não é preciso mexer em muita coisa, metes o LLC em 7 ou 8 e depois trabalhas com o multiplicador e vcore.

Também comprei um 4690k e uma Asus Ranger comecei ontem a mexer com isto tendo vindo de um ivy bridge e de momento tenho o meu cpu a 4.5GHz para o dia a dia com 1.176V no vcore.
Tudo o resto em auto.

Não passa dos 50ºC no x264 ou no BF4. :)


E não uses o linx ou prime/occt etc.

São programas desaconselhados para Haswell/Devil's Canyon.
 
O aconselhável é testares com o x264 e BF4 se o tiveres.

Tenho watercooling:

O8LnIzK.jpg
 
Pois, assim não aquece não :winknu:

É o x264 Benchmark HD 5.0? Eu experimentei isso mas dura apenas uns segundos e nem leva os cores a 100%

Edit: já vi que havia outro, o stress test. Quantos loops aconselhas? Deixo o numero de threads em auto? Fiz um loop para testar a 3.5 com 0.995v e chegou aos 44C.

4.0GHz @ 1.05V:
6xluVnd.jpg



4.4GHz @ 1.175V:
2hLzXc1.jpg



4.5GHz @ 1.175V dá bsod a correr o x264.

4.5GHz @ 1.185V dá bsod a cerca de 60% do loop do x264.

4.5GHz @ 1.19V também dá bsod no x264.


Será que se deixar a ram em auto ou a 1600 deixará de dar estes bsod ou não interfere o facto de estarem a 2400?


4.5GHz @ 1.200V:
355nYTX.jpg



Talvez o x264 não seja muito fiável, com os mesmos settings decidi correr o prime95 e nem um minuto durou e deu um bsod.
 
Última edição:
Eu acho esses testes que fazem (BF4 e X264) pouco aconselhados, o processador mostrar-se estável neles durante um ou dois runs é um garante muito pequeno de que não vão ter um BSOD.

Acredito que achem o LinX muito puxado, mas só com um teste desse género e que tem certezas de estabilidade com todo o tipo de instruções e cargas.

Para não falar que nenhum desses programas têm detecção de erros (que nem sempre se manifestam como BSODs).

Podias também começar por um overclock mais moderado e não logo os 4.5GHz
 
Eu acho esses testes que fazem (BF4 e X264) pouco aconselhados, o processador mostrar-se estável neles durante um ou dois runs é um garante muito pequeno de que não vão ter um BSOD.

Acredito que achem o LinX muito puxado, mas só com um teste desse género e que tem certezas de estabilidade com todo o tipo de instruções e cargas.

Para não falar que nenhum desses programas têm detecção de erros (que nem sempre se manifestam como BSODs).

Podias também começar por um overclock mais moderado e não logo os 4.5GHz
O LinX não é garantia de nada, podes correr o LinX sem erro e depois num jogo teres BSOD e sim até uso o LinX algumas vezes para ver temps máximas.
 
Acredito que achem o LinX muito puxado, mas só com um teste desse género e que tem certezas de estabilidade com todo o tipo de instruções e cargas.


O linx não faz sentido em nada mais do que seja para medir consumos e temps....NADA MAIS......e garanto-te aqui que crashas mais rapidamente em bf4 do que a correr linx. Se achas que manter loads e voltagens certinhas sem variações è bom para ver estabilidade, aconselho te algo diferente para veres como funciona a realidade. Se não sabes eu vou-te dizer, o bf4 è um dos jogos mais sensíveis e piquinhas que anda por ai neste aspecto, é normal tu seres "estável" em tudo o resto e depois aqui acabas por "descobrir" que afinal ainda tens de pôr mais qualquer coisita para "o gajo" aguentar.

O linx não presta para nada, desculpa se não gostas de ouvir.

Edit....e não è só o cpu, è tudo o resto, se alguma coisa tiver mal, garanto-tre que no bf4 vai dar barraca. È apenas uma questão de tempo, fazes um round de 3000 tickets.
 
Para já acho que vai ficar como está: 40x, vcore em offset -0.065V (em full load fica a 4.0GHz @ 1.025V), ram a 2400 @ 1.65V, LLC e tudo o resto em auto. Speedstep, C states enabled. 10 runs de LinX sem nenhum erro, meia horita de BF4 e não passou dos 51ºC. Penso que fica porreiro assim, 4.0GHz quando é preciso puxar por ele e depois baixa o multiplicador e o vcore quando não é preciso tanto.
 
Última edição:
O linx não faz sentido em nada mais do que seja para medir consumos e temps....NADA MAIS......e garanto-te aqui que crashas mais rapidamente em bf4 do que a correr linx. Se achas que manter loads e voltagens certinhas sem variações è bom para ver estabilidade, aconselho te algo diferente para veres como funciona a realidade. Se não sabes eu vou-te dizer, o bf4 è um dos jogos mais sensíveis e piquinhas que anda por ai neste aspecto, é normal tu seres "estável" em tudo o resto e depois aqui acabas por "descobrir" que afinal ainda tens de pôr mais qualquer coisita para "o gajo" aguentar.

O linx não presta para nada, desculpa se não gostas de ouvir.

Edit....e não è só o cpu, è tudo o resto, se alguma coisa tiver mal, garanto-tre que no bf4 vai dar barraca. È apenas uma questão de tempo, fazes um round de 3000 tickets.

Penso que não estejas a ver as coisas como elas são. Uma coisa te garanto consigo-te fazer um OC que corre BF os tais 3000 tickets e que quando estiveres a fazer um Render ou uma simulação matematica puxada te da um resultado com erros ou um BSOD.

Uma coisa é dizeres-me que jogas e que o mais puxado que jogas é BF4. Agora que por jogares BF4 está estável para tudo...


Como nota não deixo de achar hilariante tu achares que o tipo de pacotes com que a Intel faz benchmark e testa os Cpus são piores que um jogo. Acho que no processo de fabrico eles deviam correr 3000 tickets de BF4 e deixarem de perder tempo!
 
Última edição:
eu jogo bf e sim corro linx ou prime 95 durante umas boas horas , porque preciso do pc super estavel porque nao estou para estar a trabalhar e perder tudo e começar de novo com um BSOD.

ha varios anos de oc apos longas horas de linx ou prime nunca me aconteceu um BSOD
 
Podias era fazer ai uns benches clock por clock do 4690k vs 750.
O 750 já está na caixa dele, a ver se meto o conjunto à venda... olha o trabalho que tinha fazer benches com este, depois montar o outro sistema outra vez para retornar a tirá-lo no fim. Eu penso que tenho aí alguns resultados nos tópicos de benchmarking.

Edit: no tópico do Cinebenh tenho lá o 750 a 4.0GHz com 474 de pontuação. Com o 4690k à mesma velocidade tenho 611 ou 612 não me lembro bem.
 
Ok, vou respeitar a vossa opinião, eu pessoalmente o meu método nunca me deixou ficar mal, simplesmente custa-me ver um user a pedir ajuda e a primeira "ajuda" que recebem é um gringo a dizer que tem de correr linx durante uma semana para ver se è estável.

O mais engraçado è depois ver o mesmo user a dizer que depois dessa torragem do cpu, chega ao bf4 e crasha em menos de 30 minutos e que depois afinal só com mais .010v ou wathever.....

Seja como for, boa sorte nessa estabilidade. :beerchug:
 
Ui que estás tão enganado, não só o linx não testa todas as capacidades e aspectos do cpu, como também não è a manter loads e voltagens certinhas que vês nada.....

Estabilidade ves com o uso normal do computador, é simplesmente a fazer todo o tipo de tretas que imagines, como estares a fazer downloads para um disco mecânico, a correr bf4 a partir de outro disco, como depois ainda espetas planetside 2 e mais uma data de tabs de internet e lá pelo meio ainda ves um video 4K.......entretanto vais fazendo alt tab e trocando programas e tretas desse género......

Desta forma vais vendo todos os diferentes aspectos do computador, todos os buses do sistema, chipsets e tretas desse género....

Fazes isto 1 mês.

Não precisas de torrar o cpu em linx para nada.....
 
Back
Topo