Overclocking i5 4690k & MAXIMUS VII HERO

O meu pa fazer 4.5 leva 1.285 eu pelo que vejo pela net fora até tenho vergonha de falar do meu oc tenho um i5 4690k com uma hero e acho que nao consigo passar dos 4.5 pois preciso de subir muito a voltagem... o i5 que tinha antes 3570k s nao me engano, fazia na boa 4.8
 
Última edição:
Boas pessoal.

Visto que tenho exactamente o mesmo cpu e board, decidi postar aqui, para não abrir um topico novo...
Pelo que vi na net, tendo este cpu, uma forma de ver se pertenço aos 50% dos felizardos (Excelente OC), tinha que fazer um teste simples:
multiplicador nos 46x, vcore a 1.250, ram em default e rezar que faça boot!

Coisa que não deu! lol

Aparentemente, só consegui estabilizar, com o vcore a 1.250, nos 44x!
Testei nos aida extreme, todos os testes por uns 15min. Joguei the witcher 3, com tudo em ultra a 1080p (para puxar bem) e sem problemas. Fiz isto por volta das 15h e até agora, não crashou. Teve sempre ligado o pc.

A minha duvida é, tendo em conta não consegui boot a 46x com vcore 1.250, cheguei ao limite do cpu? Ou tenho que subir mais o vcore?
Apesar de achar, que mais do que 1.250 não é aconselhado, certo?

Obrigado

 
Bem, não estou a conseguir os 4.4 estaveis sequer !

Tenho o seguinte:

Ai overclock tuner - Manual
BCLK Frequency - 100.0
Cpu core ratio - Sync All (44x)
Dram frequency - 1600Mhz (11-11-11-28-2)
Cpu core voltage - Manual (1.250v)
Dram Voltage - 1.55000v

O resto tudo em auto.

Com estas settings, aparenta estar estavel, mas não está. Fiz bench com aida64 extreme, durante 30min, the witcher 3, umas 3horas, navegar pela net e tal, tudo bem... Chegou o meu irmao, começou a jogar world of tanks, e puf, bluescreen!
O que posso fazer mais? Subir mais o vcore, não acho que se justifique, tendo em conta o que vejo na net. Menos vcore e mais core!
 
Ou aumentas a voltagem ou diminuis o clock...Presumo que se adicionares uns 0,02v e ficares topo 1,27v vai ser o suficiente para garantir a estabilidade a 4,4ghz.
 
Das duas, uma ! Ou saiu-me na rifa um cpu da treta, ou estou a falhar em alguma coisa.
Porque com esse vcore, 1.27 fazem mais que 4.4G! E também acho demasiado vcore, para esta velocidade. Mas corrige-me, se estiver errado!
 
Das duas, uma ! Ou saiu-me na rifa um cpu da treta, ou estou a falhar em alguma coisa.
Porque com esse vcore, 1.27 fazem mais que 4.4G! E também acho demasiado vcore, para esta velocidade. Mas corrige-me, se estiver errado!

Sim, mas ninguém disse que o teu cpu é igual aos outros, tiveste azar.

Aliás o pessoal fala que o linx não é suficiente e tal, o que se deve fazer é, correm o linx e até podem correr o OCCT também (não tenho tempo para primes) e achar o limite do volt que "aparentemente" está estável e depois disso metem lá pelo menos no vcore 0,02 e assim garante que não se tenha problemas no futuro.
 
Última edição:
Bem, assim há primeira vista, o problema era por a frequencia das memorias a 1600/1800/2100/2400mhz . Pus em auto e ficou assim.

bbrubxiez7vjhanl45n.jpg


Eu sei que o vcore, está alto, mas fui até ao maximo aceitavel a ar, para descartar a hipotese de os crash's serem do vocre.
Relativamente às memorias, àquela frequencia, ficar muito fraquito, ou nem por isso?
 
Então com as memórias a 1600mhz tens isso estável, então tu andavas a testar isso com as memórias com mais mhz? Primeiro testa-se o CPU amigo, só depois se puxa pelas memórias. Agora começa a reduzir o clock aos poucos e faz testes no linx e no OCCT, quando encontrares o mínimo possível adiciona-lhe +0,02v e tá pronto para 24/7.
 
Tinha as memorias a 1800mhz. Como elas ficam a 2400mhz, pelo XMP, pensei que 1800mhz fosse o suficiente!
Como podes ver na foto, em cima, quando fiz o teste, tinha 1.345v. Tendo em conta, que estou mesmo a roçar o maximo de vcore, testei com 1.315 e já me dá bluescreen! A minha questão é, há algum parametro, que possa mudar, para estabilizar o cpu, com vcore mais baixo?
Tendo em conta, que o meu objectivo é ter o minimo de vcore possivel, era importante, saber isto.

Obrigado
 
Quais as specs das tuas memórias? 2400mhz 1.65v?
Que cooler tens? Isso está um pouco quente para a voltagem que tens. Podes tentar aumentar o PLL para 1.9v e o IMC/ VTT (nao sei que nome tem na tua plataforma), mas não é garantido.
 
As memorias, são estas - http://www.gskill.com/en/product/f3-2400c9q-16gtxd
Spec's:

Series TridentX
Memory Type DDR3
Capacity 16GB (4GBx4)
Multi-Channel Kit Dual/Quad Channel Kit
Tested Speed 2400MHz
Tested Latency 9-11-11-31-2N
Tested Voltage 1.65v
Registered/Unbuffered Unbuffered
Error Checking Non-ECC
SPD Speed 1600MHz
SPD Voltage 1.50v
Fan lncluded Yes
height 54 mm / 2.13 inch
Warranty Lifetime
Features Intel XMP (Extreme Memory Profile) Ready

O cooler é este - http://www.phanteks.com/ph-tc14pe.html . Estão um pouco mais altas, porque as fans estou com as velocidades minimas (1000rpm, se não estou em erro).

testei agora a 1.335v e para já, está estavel. Testei no aida64 durante 20min e com o OCCT 10min.
Vou por aqui uma print do OCCT, para veres (Se fizeres o favor), se a config do mesmo, está correcta.
Neste programa, não conheço nada.
Aquele valor do VCORE, está correcto? 1.89v?!

u1nrhpsg5d3uw8p39k48.jpg


Obrigado
 
Boas pessoal!

Não sei mesmo, como conseguir pôr isto estável, abaixo dos 1.330v.

Abaixo, vou escrever o que alterei. O restante, está em default.
Se me puderem ajudar, agradecia.

Ai overclock tuner - Manual
BCLK Frequency - 100.0
Cpu core ratio - Sync All (45x)
Min. cpu cache ratio - 35
Max. cpu cache ratio - 35
Internal PLL overvoltage - Ligado
EPU power saving mode - Desligado
VCCIN Shadow voltage - 1.900v
Enhanced intel speedstep technology - Desligado
Cpu core voltage - 1.330v
Cpu cache voltage - 1.115v
Initial cpu imput voltage - 1.900v
Dram Voltage - 1.65000v
Cpu spread spectrum - Desligado

Obrigado
 
Já paraste para pensar que o teu cpu pode não aguentar menos voltagem para 4.5GHz?

Nem todos os cpu's conseguem os mesmos resultados, tu aparentemente tiveste azar no teu.
 
Back
Topo