Overclocking in Linux (Ubuntu 9.04)

PsySc0rpi0n

Power Member
Como ainda não existia nada de concreto sobre overclock no Linux (Ubuntu neste caso), decidi criar esta thread para que se discuta aqui o que se consegue fazer em Linux a nível de Overclock

Para começar, vou deixar alguns links de programas e links de sites que sejam úteis ao tema...

Programas para Linux para Overclock:


Para gráficas Nvidia, já que para AMD/ATI a oferta é fraca

  • Nvidia Clock
Código:
sudo apt-get install nvclock-gtk

-para instalar a aplicação

nvclock_gtk

-para correr a aplicação na cosola ou pelo Alt-F2
-agora já se podem alterar alguma definições da gráfica
Fica aqui um SS da aplicação (Penso que a aplicação instala mas não fica disponível caso não tenha detectado um agráfica Nvidia.. Ou seja, só dá mesmo para a Nvidia)

nvclockgtkze4.jpg




  • PerlMon - Download aqui (PerlMon 0.2.0) - Também é necessário instalar isto (PerlMon 0.1.2)
Este é um software que "substitui" o cpu-Z do Vindows

(Eu ainda não o consegui meter a funcionar... Instalado já está mas a funcionar não)

Primeiro descompactar e instalar o PerlMon 0.1.2 através do instalador de Deb's...

Para depois instalar o PerlMon 0.2.0 tem que se descompactar e depois executar na consola o comando
Código:
[B]cd /[I]path_to[/I]/PerlMon-*/
sudo perl Installer[/B]
Nota: O programa só arranca se for executado em modo root ou alterando as permissões da pasta onde ele está instalado

Para evitar estar sempre a usar a consola para iniciar o programa como root podem mudar as permissões da pasta onde está o programa, normalmente /usr/share/perlmon com o seguinte comando:

Código:
sudo chown -R vossousername /usr/share/perlmon
Fica também um SS dele

pm1.png


No meu caso o PerlMon ainda não está a 100% como podem ver nas imagens... PAra além disso ele não está a fazer o refresh entre antes de executar um stresstest e depois do teste ter acabado. Temos que fechar o programa e voltar a abrir para ele fazer a actualização das temperaturas...





  • CPU-Burn
É um programa que stressa os componentes do PC aumentado as temperaturas para testar estabilidades e etc... Isto permite o utilizador ajustar as definições do CPU de maneira a que este não faça cálculos errados nem operações ilegais e etc...

Como instalar e usar:

Primeiro descarregar o programa do site abaixo indicado.
Depois descompactar para uma pasta
A seguir na consola executar:

Código:
cd /pasta/do/programa
./cpuburn-in [I]n[/I]

#Onde [I]n[/I] é o número de minutos que nós queremos que o programa teste a estabilidade do cpu... Se não me engano este programa apenas executa Small FTPs's...

Homepage do programa
  • Prime95 - dispensa apresentações
E para já é o que há...

Quem quiser que vá ajudando a construir esta thread...

cUMPs...

 
Última edição:
Para Ati/AMD temos:


  • Rovclock
Permite controlar as frequências das gráficas ati/amd. Inicialmente foi concebido com a finalidade de fazer underclock (para poupar mais bateria) e controlar as ventoinhas, permite também fazer overclock, para um aumento de performance. No entanto o seu suporte é limitado a modelos mais antigos (R300/R400).
Página oficial Wiki

  • AtiPower
É um programa concebido para alterar as frequências do GPU e memórias em linux, podendo-se portanto fazer underclock ou overclock. No entanto, em contraste com o rovclock, não permite o ajuste de timings das memórias.
Relembro que não é uma ferramenta oficial, apesar de usar a "Ati X extension", do fireglcontrolpanel.
Página Oficial Artigo
É importante relembrar que podem causar danos ou destruir a gráfica se usarem estes programas indevidamente (ou de forma incorrecta).
 
Mais algo que encontrei sobre como obter info do nosso sistema através da consola (apesar de eu não ter conseguido pôr isto a funcionar, pode ser que o APLinhares dê umas dicas)

Então cá vai:

Monitorizar temperatura do CPU

Esta dica é útil para sabermos a temperatura do CPU e podermos monitorizar, tendo assim um PC sempre em boas condições.
Primeiro instale no terminal ou synaptic.

Código:
apt-get install lmsensors
Agora é só aceitar com "Y". Quando terminar a detecção receberás algo assim:
To make the sensors modules behave correctly, add these lines automatically???

Exemplo no meu caso

I will now generate the commands needed to load the required modules.
Just press ENTER to continue:

To load everything that is needed, add this to /etc/modules:

#----cut here----
# Chip drivers
w83627ehf
coretemp
#----cut here----

Do you want to add these lines automatically? (yes/NO)y

Responder "Y"...

Pode ser necessário executar o seguinte comando
Código:
sudo sensors-detect
Agora é só mandar carregar o modulo:

Código:
sudo modprobe w83627ehf
sudo modprobe coretemp
Na consola estes comandos não me dão erro mas também não me estão a fazer nada...

No PerlMon, supostamente, depois de reiniciar, devem aparecer os valores das temperaturas mas não me estão a aparecer...

Nota:
Como isto foi um post que encontrei pela net e já é de 2008, não sei se ainda será válido para o 9.04 e se não será por aí que me estão a dar aqueles erros...
 
Última edição:
Nem era preciso carregar os modulos pois, qd reiniciares, eles serão carregados.
Testa com o lmsensors a ver se ele lê algum valor. E após inserires o que diz no fim do "dmesg" ?


Para KDE, tb é possível usar o Info-Sistema, que requer o kommander para correr.
 
Nem era preciso carregar os modulos pois, qd reiniciares, eles serão carregados.
Testa com o lmsensors a ver se ele lê algum valor. E após inserires o que diz no fim do "dmesg" ?


...


Como sabes ainda sou muito novo nisto... Depois quando estiver em casa tento fazer o que me disseste... Se lá não chegar, terás que explicar melhor...

Testar com o "lmsensors" é escrever o comando "lmsensors" na consola???

Depois dizes "E após inserir..." - Após inserir o comando "lmsensors" ver o que diz no fim do "dmesg"... O "dmesg" é o que aparece na consola após ter inserido o comando lmsensors????


Estou a pedir também alguma ajuda no forum de onde se saca o PerlMon aqui

cUMPs...
 
Como sabes ainda sou muito novo nisto... Depois quando estiver em casa tento fazer o que me disseste... Se lá não chegar, terás que explicar melhor...

Testar com o "lmsensors" é escrever o comando "lmsensors" na consola???

Depois dizes "E após inserir..." - Após inserir o comando "lmsensors" ver o que diz no fim do "dmesg"... O "dmesg" é o que aparece na consola após ter inserido o comando lmsensors????


Estou a pedir também alguma ajuda no forum de onde se saca o PerlMon aqui

cUMPs...

O comando é simplesmente "sensors".

Se tudo estiver bem, dará as temperaturas e as velocidades das ventoínhas.
 
Pelos vistos o programa PerlMon já não está em desenvolvimento há uns meses pelo que me dizem no outro forum... Que pena...

O que ainda não consegui encontrar foi programas que permitissem fazer OC on the fly...


Como isto anda complicado, pesquisei mais um pouco e encontrei um applet para adicionar à barra de menus mas que na mim não me está a funcionar...

Dá-me o seguinte erro

"Escala de frequência não suportada" - ou seja, o applet está instalado mas não me deixa alterar a frequência do CPU... baahhhhh

De qualquer maneira vou deixar aqui os passos para instalar este applet e pode ser que alguém descubra como por isto a funcionar a 100%

1 - Fazer o download do sensors-applet2.2.4 daqui.

2 - Descompactar o ficheiro descarregado (.tar.gz) para uma pasta.
Se quiserem usar a consola executar o seguinte comando

Código:
[COLOR=Green][B]*[/B][/COLOR]
sudo apt-get install build-essential
sudo apt-get install gcc
sudo apt-get install libxml-parser-perl
cd /pasta/do/ficheiro/.tar.gz/descarregado
tar xvzf sensors-applet-2.2.4
cd sensors-applet-2.2.4
[COLOR=Red][B]*[/B][/COLOR]
./configure --prefix=/usr
make
sudo make install

*
Estes três primeiros comandos podem ser ou não precisos, mas executem-nos na mesma, que se não forem necessários eles não serão instalados...

*
Se executarem o comando "./configure --prefix=/usr" e obtiverem o seguinte erro no fim:

Código:
[FONT=Arial]configure: error: The intltool scripts were not found. Please install intltool.[/FONT]
executem o seguinte comando:

Código:
sudo apt-get install intltool
Depois de instalar o intltool já podem voltar a executar os comandos

Código:
./configure --prefix=/usr
make
sudo make install
Feito isto e se virem que não houve erros, vão à barra de menus e adicionam o Applet Hardware Monitor e seleccionam as monitorizações que desejam ver na barra...

Qualquer falha que este pequeno tutorial tenha, avisem para eu corrigir...
 
Última edição:
Por fim encontrei mais duas aplicações engraçadas para monitorizar muita coisa...

1 - Conky

2 - Gkrellm

Para mim o melhor é o segundo apesar do primeiro ser mais engraçado visualmente...

Conky

Para instalar é só ir ao Synaptic, procurar por ele e pedir para instalar...

Depois é ir à consola e executar

Código:
conky

#ou

sudo conky
Não sei se é necessário executar o programa como root


Gkrellm

O processo de instalar é precisamente o mesmo...

Deixo aqui um SS deste porque foi o que eu decidi deixar instalado...
Já o configurei à minha maneira mas há muito mais coisas que o programa deixa monitorizar...

my.php
semttulor.jpg



cUMPs...
 
Encontrei o Super Pi para o Linux... hehehe

Isto agora é capaz de ser mais engraçado...

Se virmos que tal cria-se uma thread para o pessoal começar a postar resultados do Super Pi das suas "máchines"

Download do Super Pi 2.0 (não sei se há versão mais recente)

Descompactar o file para uma pasta qualquer

Depois na consola entrar na pasta para onde descompactamos o Super Pi e executar o seguinte comando para o teste de 1M (20 interacções)

Código:
./super_pi 20

Quem quiser fazer para mais interacções é só substituir o 20 por outro valor...

Code do meu Super Pi (20 interacções)

Asus P5K Pro
E8400 E0 @ 3.52Ghz
1Gb DDR667 @ 825Mhz (4-4-4-12)

Código:
 ------ Started super_pi run : Sáb Jun 6 09:04:42 WEST 2009
 Start of PI calculation up to 1048576 decimal digits
 End of initialization. Time=       0.164 Sec.
 I= 1 L=       0        Time=       0.476 Sec.
 I= 2 L=       0        Time=       0.540 Sec.
 I= 3 L=       1        Time=       0.540 Sec.
 I= 4 L=       2        Time=       0.552 Sec.
 I= 5 L=       5        Time=       0.544 Sec.
 I= 6 L=      10        Time=       0.540 Sec.
 I= 7 L=      21        Time=       0.596 Sec.
 I= 8 L=      43        Time=       0.544 Sec.
 I= 9 L=      87        Time=       0.544 Sec.
 I=10 L=     174        Time=       0.544 Sec.
 I=11 L=     349        Time=       0.524 Sec.
 I=12 L=     698        Time=       0.540 Sec.
 I=13 L=    1396        Time=       0.544 Sec.
 I=14 L=    2794        Time=       0.536 Sec.
 I=15 L=    5588        Time=       0.544 Sec.
 I=16 L=   11176        Time=       0.532 Sec.
 I=17 L=   22353        Time=       0.516 Sec.
 I=18 L=   44707        Time=       0.500 Sec.
 I=19 L=   89415        Time=       0.472 Sec.
 End of main loop
 End of calculation.    Time=      10.713 Sec.
 End of data output.    Time=       0.064 Sec.
 Total calculation(I/O) time=      10.777(       0.420) Sec.
 ------ Ended super_pi run : Sáb Jun 6 09:04:53 WEST 2009

Não metam aqui os vossos resultados caso queiro mostrá-los... Se for necessário cria-se uma thread só apra esse efeito...
 
Já agora, assim por curiosidade, como é que são esses resultados relativamente aos que obtens no windows?


Bastante mais baixos... Não sei se será devido ao Ubuntu ser mais leve que o Vindows ou se será algum outro motivo mas eu em Vindows o melhor que fiz com este cpu foi 11.666s (1M) e tinha o cpu a 4Ghz...

cUMPs...
 
4Ghz no Ubuntu? A mim não inicia o SO!!! Tanto o Mandriva como o Ubuntu parecem não se dar bem com OC...
Como conseguiram ter OC com o Linux?

Precisa-se de dicas já que em Windows consigo fazer OC e estável mas em Linux.......

Cumps
 
4Ghz no Ubuntu? A mim não inicia o SO!!! Tanto o Mandriva como o Ubuntu parecem não se dar bem com OC...
Como conseguiram ter OC com o Linux?

Precisa-se de dicas já que em Windows consigo fazer OC e estável mas em Linux.......

Cumps

Talvez me tenha explicado mal...

Os 4Ghz que eu falei foram em Vindows...

Em Ubuntu só experimentei até 3.52Ghz mas instáveis...

cUMPs...
 
Ah... É que estáveis tenho pouco mais de 3.6!!! Já agora... Porque é que noto uma grande lentidão na minha net tanto no Ubuntu como no Mandriva?!
No Mandriva noto mais rapidez que no Ubuntu mas no Windows voa!!!

Cumps

PS: Posso fazer algo para alterar isto? Já quando experimentei o Caixa Mágica 10 notei o Firefox um bocado lento...
 
Ah... É que estáveis tenho pouco mais de 3.6!!! Já agora... Porque é que noto uma grande lentidão na minha net tanto no Ubuntu como no Mandriva?!
No Mandriva noto mais rapidez que no Ubuntu mas no Windows voa!!!

Cumps

PS: Posso fazer algo para alterar isto? Já quando experimentei o Caixa Mágica 10 notei o Firefox um bocado lento...

Tenta isto

cUMPs...
 
Back
Topo