overclocking involuntario

jp2006

Power Member
Boas

No meu trabalho existe um Pc com um intel celeron 2,4Ghz, motherboard VIA VT8753 Apollo P4X266 e duas memorias (1x256Mb DDR e outra de 512MB ddr) e o processador esta a trabalhar a 3,2GHZ ja estive na bios e a bios não deixa mexer na frequência do CPU aparece como "locked"
Este computador tem um problema que as vezes se esta na net ou a mexer no explorador do windows e bloqueia mas n reinicia, fica a imagem estatica
Desconfio que possa ser do overclocking mas n sei como retirar o overclocking porque a bios não me deixa

se me puderem ajudar fico muito agradecido
 
Tens a certeza que a frequência original do processador é de 2.4GHz? Ou funciona a 3.2GHz e tu de vez em quando vês o processador a funcionar a 2.4GHz, porque aquilo tem o Intel SpeedStep ligado?
 
Tens a certeza que a frequência original do processador é de 2.4GHz? Ou funciona a 3.2GHz e tu de vez em quando vês o processador a funcionar a 2.4GHz, porque aquilo tem o Intel SpeedStep ligado?

sim porque eu utilizei um programa para confirmar o overclocking que é o system info for windows 1.67 e o cpu-z v1.51 e confirmam que o CPU está com um FSB de 533 MHz e uma voltagem de 1.520V e o modelo do cpu e de 2.40 GHz
 
Isso cheira-me a jumpers na motherboard.

Tinha um Athlon XP, numa ASUS fraquinha, que só dava pa fazer OC através de jumpers na motherboard: os jumpers mudavam o FSB entre 200, 266, 333 e 400mhz.

Na altura eu tinha um Athlon XP 2600+ que funcionava a 266mhz FSB @ 2.1ghz e um dia ele começou a crashar sem razão aparente. um dia verifiquei, e ele tava a funcionar a 2600mhz! Quando reparei, tinha tocado num jumper quando o tinha limpo :P Isso sim, é que é Oc involuntário ;)

Verifica na board se há alguns jumpers que possam ser os culpados disso...
 
Isso cheira-me a jumpers na motherboard.

Tinha um Athlon XP, numa ASUS fraquinha, que só dava pa fazer OC através de jumpers na motherboard: os jumpers mudavam o FSB entre 200, 266, 333 e 400mhz.

Na altura eu tinha um Athlon XP 2600+ que funcionava a 266mhz FSB @ 2.1ghz e um dia ele começou a crashar sem razão aparente. um dia verifiquei, e ele tava a funcionar a 2600mhz! Quando reparei, tinha tocado num jumper quando o tinha limpo :P Isso sim, é que é Oc involuntário ;)

Verifica na board se há alguns jumpers que possam ser os culpados disso...

se calhar é mesmo isso só uma pergunta onde se localizam os jumpers na motherboard?

obrigado pela ajuda
 
Também me parece que tenham mexido nos jumpers e agora não consegues mexer pela BIOS.

Se pudesses dizer o fabricante da motherboard já ajudava. Esse assunto dos jumpers costuma vir sempre explicado nos manuais da motherboard.
 
Por acaso a board é igual a esta?
Se for, se calhar são os jumpers azuis entre a pilha e os slots de memória.
É que estive a ver no manual e não há lá referência a jumpers para a velocidade.
Se calhar o OC está feito através do FSB. Se assim for, acho que já dá para alterar na BIOS.
 
Também me parece que tenham mexido nos jumpers e agora não consegues mexer pela BIOS.

Se pudesses dizer o fabricante da motherboard já ajudava. Esse assunto dos jumpers costuma vir sempre explicado nos manuais da motherboard.


Como disse o nosso amigo MaxAwesome o problema era mesmo dos jumpers (estão entre o cpu e o agp) e estavam configurados para 133Mhz em vez de estarem a 100Mhz agora já está a velocidade original

Muito obrigado a todos pela ajuda ;)
 
Back
Topo