1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Overclocking num P2

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por nandog93, 14 de Outubro de 2004. (Respostas: 11; Visualizações: 1033)

1. nandog93

nandog93 Power Member

Sou novo nisto do overclocking, por isso arranjei um P2 com um chipset 82440LX da intel e um processador a 266MHz. Gostava de saber se é possivel fazer overclock nesta makina e o que preciso para o fazer. A board não é uma verdadeira AMI. A bios é de 1996. O manual da board é um pouco vago nas descrições dos jumpers.

Última edição: 14 de Outubro de 2004
  2. mavatar

mavatar Power Member

provavelmente é.
    Vai à bios (a partir do arranque do pc) e experimenta alterar os MHZ (DEVAGARINHO e testando passo a passo) no settings avançados.

3. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Acho que a primeiro coisa que deves ver é o manual da board.
    Provavelmente vais ter que andar a mexer em jumpers.

Tb depende da board. Penso que as Abit já dava para mudar pela bios (softmenu(?)). A minha Bx da Asus era por jumpers.

4. nandog93

nandog93 Power Member

Sou novo nisto do overclocking, por isso arranjei um P2 com um chipset 82440LX da intel e um processador a 266MHz. Gostava de saber se é possivel fazer overclock nesta makina e o que preciso para o fazer. A board não é uma verdadeira AMI. A bios é de 1996. O manual da board é um pouco vago nas descrições dos jumpers.
    Já mudei os jumpers da board para o máximo (333MHz) mas como sei se está a fazer overclocking? :x2:

5. nandog93

nandog93 Power Member

Já mudei os jumpers da Board para 333MHz mas como sei se está a fazer overclocking?

6. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Como é que chegas-te aos 333?
    Do que me lembro, não deves ter nenhum jumper para mudar os mhz do cpu directamente (a não ser que seja muito diferente da minha P2B).
    Deves ter jumpers para alterar o multiplicador e outros jumpers para o Fsb.
    O multiplicador esquece, o multiplicador no cpu está bloqueado. Podes alterar o que quizeres nesses jumpers, que vai ser sempre o mesmo (4x nesse cpu).
    Podes é aumentar o Fsb (66 a default). Ir aumentando aos poucos e ver no que dá.
    Tem em conta que podes ficar sempre limitado pela board e/ou as mems.

7. nandog93

nandog93 Power Member

A board tem uns jumpers onde especifico a velocidade do processador instalado, (dos 200 aos 333MHz) eu limitei-me a mudar os jumpers para 333MHz. O bus não da mais de 66. Penso que a board automaticamente detecta a velocidade do processador e provavelmente não adianta nada mudar os jumpers. Há algum software que me permita determinar a velocidade de funcionamento do processador?

8. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

http://www.cpuid.com/cpuz.php

Estranho ele ter jumpers para determinar a velocidade, quando o cpu tem o multiplicador bloqueado. Nesse cpu só deve dar para fazer OC aumentado o Fsb.
    A não ser que os PII 266 não estejam bloqueados. Mas duvido disso....

9. nandog93

nandog93 Power Member

Como faço para aumentar o Fsb?

10. mavatar

mavatar Power Member

Apenas posso indicar pela bios.
    Fazes o delete no arranque para aceder à bios.
    Depois vais a advanced settings (ou algo do género) e deve lá ter os FSB disponíveis. Seleccionas o seguinte, fazes "save & exit" e reboot. Se correr bem, voltas a fazer até que corra mal (se bloquear nao te assustes, podes sempre voltar à bios) ou atingir o max disponível - para um 266 o max deverá andar pelos 350 (digo eu).
    O importante é fazer gradualmente. Depois testa, podes por algo pesado a correr, tipo jogo ou assim (se bem que para isso a noção de jogo pesado... talvez o dukenukem ou doom... se tiveres).
    Creio que até aos 350, se não houver prob com as mems ou com a limitação de board não terás problemas de maior. Convém estar atento à estabilidade (crashs marados que possam aumentar após o OC...)

11. doktor

doktor Power Member

Eu já tive um P2 a 266Mhz que despachei há algum tempo. No meu caso overclockava até 420 Mhz e ficava estável a 400Mhz. Para fazer overclock bastava no arranque ir à BIOS e aumentar o multiplicador de 66 para 100. Convém instalares o Motherboard Monitor e ires controlando a temperatura, pk akeles SLOT1 não são nenhuma maravilha em arrefecimento. O meu tava a funcionar com a caixa aberta para ficar mais freskinho.
    Podes ir testando a velocidade e estabilidade com o 3Dmark2000, se ainda conseguires encontrar o programa para fazer donwload. Com o 3dmark2001 tb dá, mas consegues scores mt baixos, se bem me lembro consegui para aí 600 3dmarks! :-D
    Cumps! ;)

12. nandog93

nandog93 Power Member

Acho que esta board não da para fazer OC, uma coisa com que eu me deparei é que o FSB não dá mais de 66, o jumper da board só tem duas posições, 60 ou 66, mesmo aberto ele assume 66.

Partilhar esta Página