Overclocking Para Iniciados

Boas
kero começar a fazer um OC moderado no meu PC, tenho acompanhado bastante o assunto aqui no fórum e lido uma coisa aqui outra acolá.

Entretanto encontrei aqui o excelente artigo do lasac, e imprimi as 16 folhas e tem sido o meu manual hehehe.

Na minha board o LDT não tem essa especificação, mas sim (HT Frequency)na minha bios foi o k encontrei de mais parecido com o LDT, lol).

baixei para 3x
Tenho lido k não se deve passar os 1000 de HTT?

Baixei as memórias para 100.

Já aprendi a fazer uns cálculos e já fez dois testes ao CPU, subi 2 vezes o HTT 15mhz cada vez e já
passei no SPI, neste momento vou a 230x10 de HTT.

Neste momento tou a testar com o S&M e ja passei tres ciclos, vale a pena fazer tantos ou so um ciclo basta?

O problema a k tou so com um disco e um SO (ainda não recebi os dois SATA 2 k comprei) e tenho medo disto dar o berro.

Outra questão é na minha BIOS tenho a opção (agressive times disable) o k é isso?
Devo deixar tar como esta?

cpmts.
 
Última edição:
Boas :D
Eu também gostaria de me iniciar no OC :cool:.O meu Harware é o da sig,excepto a fonte que não é uma Powerstream 420W, mas sim um Modstream de 520W.
Neste momento tenho isto com o Stock Cooler mas em breve irei meter isto novamente a água. (já esteve mas fiz porcaria :D)

Eu tenho já algumas apps de benchmarks e etc..Tenho :
-Asus AiBooster
-3DMark05
-OCCT
-CPU-Z

É preciso mais alguma app?
Estive a ler o artigo da xbit e pelo que percebi devo começar por aumentar o FSB,cerca de 10Mhz e de seguida testar a estabilidade. Mas não percebi quando devo aumentar o Multiplicador ou o Vcore(se é que devo aumentar este...).
Outra coisa que não sei é o que fazer ás memória.Ouço muitos users a falar sobre timmings mas nunca percebi o que significa...
BTW: A temperatura deste CPU (default) em load é de 35ºC.
Toda a ajuda é bem-vinda :)
Peço desculpa pela minha ignorância...:P
Abraço
 
diz aí o que tens porque eu tenho as sigs desactivadas... (as paginas demoram seculos a aabrir e eu tenho mais que fazer! lol)


e que tal começares por um guide?
 
_Rock_
Acrescenta o superpi e o prime95 e risca o aibooster que nao serve para nada
Guia-te por aqui ja agora:
link
O multi,com esse cpu não podes subir,so o podes baixar
O vcore...como estas a começar acho que podes deixar em auto (normalmente aumenta-se para conseguir mais overclock)
Os timmings,quanto mais baixos melhor embora se tiveres mems rascas não teras grande margem de manobra para os baixar pois assim elas dão menos mhz
@sway:
Opty 144
a8n32-sli
twinmos ddr400
& gtx
 
Luis_ disse:
_Rock_
Acrescenta o superpi e o prime95 e risca o aibooster que nao serve para nada
Guia-te por aqui ja agora:
link
O multi,com esse cpu não podes subir,so o podes baixar
O vcore...como estas a começar acho que podes deixar em auto (normalmente aumenta-se para conseguir mais overclock)
Os timmings,quanto mais baixos melhor embora se tiveres mems rascas não teras grande margem de manobra para os baixar pois assim elas dão menos mhz
@sway:
Opty 144
a8n32-sli
twinmos ddr400
& gtx

brigado... lol!

_Rock_ é assim... nos opterons tens de ter cuidado com os vcores... mais que 1.65 or so ja estas a a arriscara a vida dele! keep that in mind!

como tens multi 9 vais estar agarrado por essas mems que pouco devem dar! prepara-te para altos divisores pois a partida esse CPU clocka bem!
 
Hm...ok.Vcore vou meter em Auto então. :)
Vou arranjar o Superpi e o Prime95.:cool:
Pois nas mems foi onde eu investi menos...já agora o que queres dizer com "altos divisores" Sway?
É que de mems nunca entendi muito...:confused:
Obrigadão aos dois :)
Abraço

EDIT: Já tenho o Superpi e o Prime95 :D
 
Última edição:
_Rock_ disse:
Hm...ok.Vcore vou meter em Auto então. :)
Vou arranjar o Superpi e o Prime95.:cool:
Pois nas mems foi onde eu investi menos...já agora o que queres dizer com "altos divisores" Sway?
É que de mems nunca entendi muito...:confused:
Obrigadão aos dois :)
Abraço


um sistema perfeito tem as memorias á mesma freq do HTT... (HHT x multi = freq relogio) as memorias nao vao aguntar o HTT quando passares um certo valor e aí terás que meter divisores... ficas por exemplo com o divisor 180 em que as memorias correm numa relação de 200/180 com o HTT...

percebes-te alguma coisa?:x2:
 
Sway disse:
um sistema perfeito tem as memorias á mesma freq do HTT... (HHT x multi = freq relogio) as memorias nao vao aguntar o HTT quando passares um certo valor e aí terás que meter divisores... ficas por exemplo com o divisor 180 em que as memorias correm numa relação de 200/180 com o HTT...

percebes-te alguma coisa?:x2:
Mais ou menos,eu também andei a ler ali no link de cima e percebi algumas coisa em relação aos divisores.
Já percebi que não devo meter os divisores iguais ao HTT(por causa das minhas memórias :D),então de estes divisores,qual é que devo meter:100(Mhz)(1/02), 120(Mhz)(3/05), 133(Mhz)(2/03), 140(Mhz)(7/10), 150(Mhz)(3/04), 166(Mhz)(5/06), 180(Mhz)(9/10) ?
:x2:
Obrigadão pelo tempo que estão a perder comigo! :)
Abraço
 
Os divisores servem para diminuir a velocidade a que as mems trabalham.
Imagina que tens o htt/fsb a 300 e mems sem divisor(ou seja 1:1)...é muita fruta,so mems boas é que iam aguentar trabalhar a 300mhz....Imagina agora que as tuas mems davam 250mhz, neste caso dos 300htt,aplicavas um divisor 5/06(aka 166mhz) e elas ficavam a trabalhar a ~245(com divisor 5/6, a frequencia das mems=CPU/11) e ja podias ter o cpu a 9*300.

É uma questão de achares o maximo das tuas mems(ve o guia que te disse, que explica como o fazer) e depois ires aplicando divisores que te mantenham a mems nessa velocidade à medida vais aumentando o oc no cpu
Espero não ter ficado muito confuso :P
 
Fiz aqui um print scrren ao CPU-Z na parte das memórias.(Eu sei que ficou pequeno :D desculpem...)

Pelo que vi no CPU-Z a freq. das mems é 200mhz,não dará então para meter o divisor a 1/01 ?
Eu fiz as contas e se meter a 1:1 dá exactamente 200mhz,se meter a 9:10 dá 180mhz.O que é que é mais aconselhado? :D
Mais uma vez obrigado! :)
Abraço
 
nao estas a perceber... os divisore só são precisos quando as memorias nao aguentam o HTT... se elas estiverm em 1:1 é perfeito! por exemplo se meteres o HTT em 300 (que dá 2.7ghz) provavelemnte tens de ter um divisor que de 220 nas memorias or so... (nao devem dar muito mais... nao as conheço)
 
Ah...ok! :)
Entendi!!
Portanto,para começar a testar o máximo do CPU devo meter os divisores em 1/02 para ter a certeza de que se houver problemas de instabilidade,não é das memórias certo? Foi o que entendi do link.
link em cima disse:
O terceiro passo é definir o divisor das memórias (LDT/FSB Frequency Ratio) para 100(Mhz)(1/02)
Os Mhz das memórias vão ficar de tal forma baixos que tenham o HTT que tiverem o problema de instabilidade que possa aparecer NUNCA poderá ser por causa das memórias!
E depois quando quiser testar o máximo das memórias diminuo o multiplicador e meto os divisores em 1/1 como diz no link,certo?
link em cima disse:
Vai á bios e coloca o CPU/FSB Frequency Ratio (multiplicador do CPU) a 7x, Muda o divisor das memórias (LDT/FSB Frequency Ratio) para 200 (1/01), ou seja, ficará a trabalhar aos mesmos Mhz do HTT/FSB.
Espero não estar a dizer bacuradas....:confused:
Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda :)
Abraço
 
_Rock_ disse:
Ah...ok! :)
Entendi!!
Portanto,para começar a testar o máximo do CPU devo meter os divisores em 1/02 para ter a certeza de que se houver problemas de instabilidade,não é das memórias certo? Foi o que entendi do link.

E depois quando quiser testar o máximo das memórias diminuo o multiplicador e meto os divisores em 1/1 como diz no link,certo?

Espero não estar a dizer bacuradas....:confused:
Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda :)
Abraço


Nem mais...


nao esta sa dizer nenhuma bacurada... e mesmo que tivesses?
 
Óptimo :cool:
Muito obrigado aos dois, Luis_ e Sway!!! :)
Terça-Feira vou experimentar já que nem hoje nem amanhã tenho tempo. Depois posto resultados :D
Um grande Abraço!
 
_Rock_ disse:
Óptimo :cool:
Muito obrigado aos dois, Luis_ e Sway!!! :)
Terça-Feira vou experimentar já que nem hoje nem amanhã tenho tempo. Depois posto resultados :D
Um grande Abraço!


mas olha que isto leva um tempinho ainda! depois quero ver resultados! mas nao postes resultados aqui! abre uma thread!


PS: fizes-te muito bem em usar esta thread pois o custume é abrirem uma threa a dizer: o que é? como se faz?

quando esta está aqui exactamente para isso!
 
_Rock_ disse:
Fiz aqui um print scrren ao CPU-Z na parte das memórias.(Eu sei que ficou pequeno :D desculpem...)

Pelo que vi no CPU-Z a freq. das mems é 200mhz,não dará então para meter o divisor a 1/01 ?
Eu fiz as contas e se meter a 1:1 dá exactamente 200mhz,se meter a 9:10 dá 180mhz.O que é que é mais aconselhado? :D
Mais uma vez obrigado! :)
Abraço

A velocidade das mems é na tab do lado("memory")
cumps
 
Luis_ disse:
A velocidade das mems é na tab do lado("memory")
cumps
Ao princípio também me pareceu que fosse a tab da memory,mas pronto..:P :D
..
Thanks Sway! :cool:

Já agora surgiram-me umas dúvidas,que são as seguintes:
-Quando for para testar o máximo das mems(após ter baixo o multiplicador) devo meter os divisores logo no 1/01 como diz no guia ou devo ir mais devagar,por outros divisores não tão puxados?
-Depois quando tiver descoberto o máximo das mems e já saber o máximo do cpu,(tendo feito o teste ao cpu com o multi. a 9x e depois tendo baixado o mesmo para 7x para testar as mems) Para combinar os dois volto a subir o multi. para 9x estando agora as memórias no seu máximo?
Não sei se me expliquei bem sobre esta última pergunta...:confused:

Novamente agradeço-vos pelo tempo perdido :)
Abraço
 
_Rock_ disse:
Ao princípio também me pareceu que fosse a tab da memory,mas pronto..:P :D
..
Thanks Sway! :cool:

Já agora surgiram-me umas dúvidas,que são as seguintes:
-Quando for para testar o máximo das mems(após ter baixo o multiplicador) devo meter os divisores logo no 1/01 como diz no guia ou devo ir mais devagar,por outros divisores não tão puxados?
-Depois quando tiver descoberto o máximo das mems e já saber o máximo do cpu,(tendo feito o teste ao cpu com o multi. a 9x e depois tendo baixado o mesmo para 7x para testar as mems) Para combinar os dois volto a subir o multi. para 9x estando agora as memórias no seu máximo?
Não sei se me expliquei bem sobre esta última pergunta...:confused:

Novamente agradeço-vos pelo tempo perdido :)
Abraço


nao nao... testas uma coisa de cada vez... nao deixes um no max enquanto testas outro...
 
Última edição:
Ok,mas não sei se percebeste.
Depois de saber o máximo do cpu e o máximo das memórias tenho de os combinar,certo?
Pronto,o meu multi. de origem é de 9,e vamos supor que o máximo que as rams deram foi 250 e que o máximo do cpu foi de 2100. (isto tudo inventado)
Então ponho o multi. a 9 e multiplico com o máximo das rams ou seja 250. Isto dá 2250.
Isto assim não daria pois não? Então tinha de baixar por exemplo o multi. para ficar mais ou menos certo,não é? Ou então mudar os divisores das mems,certo?
Já me confundi todo :D lol
Abraço
 
Exacto,baixavas o multi(divisores nao serviam de nada porque o que tu queres aqui é baixar o cpu e os divisores sao baixar as mems)...mas o normal é o cpu dar mais do que as mems podem aguentar e nesse caso iras aplicar um divisor
 
Back
Topo