Overclocking Para Iniciados

tenho uma 650Ti 2Gb DDR5 inserida numa Board H87M-E, e sinto que preciso de mais alguma agilidade por parte da gráfica. aqui a questão é em termos de cooling tenho uma 120mm na frente da caixa para o HDD e cooler de stock do processador. Não sei se é possível, mas se conseguir ganhos de 15/20% ficava todo contente, o problema será como o fazer e como arrefecer :joker:
ja usei o asus GPU Tweak mas não me parece que aquilo seja grande coisa...
 
A primeira coisa que tens que entender é que monitorizar as temperaturas é das coisas mais importantes que vais fazer.
99% dos cpu's e das gráficas permitem fazer pequenos OC's sem nos preocuparmos com mais refrigeração.
 
Estava a falar no geral.
O GPU Tweak é suficiente para 99% das pessoas e para fazer OC's pequenos. É preciso é perder uns minutos a ler o que outros já fizeram para entendermos o que estamos a fazer.

PS - é só puxar um slide ligeiramente para o lado e monitorizar a temperatura e a rotação da ventoinha..........
 
quais são as temperaturas a evitar? acima dos 60/70º?

a 650 com over clock ate aos 70º ainda escapa, acima dos 70º já é de evitar, e sim o gpu tweek a meu ver é bom e muito fácil, hades ver se o gpu tweek não traz já um perfil gamer, em baixo e a direita tens vários perfis, 1, 2 ,3, 4, S (soft "penso eu") e por fim tem o G (gamer) o G já tem uns clocks mais altos e certamente que iras notar um pequeno aumento no desempenho da gráfica. se não chegar podes tentar aumentar os clocks a ver se consegues um melhor desempenho, isto sempre de olhos nas temps...

fica aqui um vídeo sobre o over clock com o gpu tweek com alguém que digamos um expert em informática, vê este vídeo que vais compreender na perfeição...
espero ter ajudado.

ABRAÇO
 
Última edição:
59c2JBZ.png


nao noto grande diferença, tb não aquece muito 45/50º
 
não sou nenhum expert, mas, não me parece que esteja bem assim como está, o clock do processador gráfico e a voltagem no máximo e o clock da memoria mal lhe mexeste, como está deverá ser para ferver ou antes de ferver o sistema brecar, está bem que a ventoinha ja está a 70% mas mesmo assim era para aquecer e bem, não te esqueças de que em idle a gráfica não aquece nem tem stress... experimenta a jogar e volta ao gpu tweek a ver se ela fica com essas temps, (o que duvido) ás tantas mexeste nos clocks e esqueceste-te de clicar no apply, ou seja, fica sem efeito... faz o benchmark com o unigine heaven...
 
não sou nenhum expert, mas, não me parece que esteja bem assim como está, o clock do processador gráfico e a voltagem no máximo e o clock da memoria mal lhe mexeste, como está deverá ser para ferver ou antes de ferver o sistema brecar, está bem que a ventoinha ja está a 70% mas mesmo assim era para aquecer e bem, não te esqueças de que em idle a gráfica não aquece nem tem stress... experimenta a jogar e volta ao gpu tweek a ver se ela fica com essas temps, (o que duvido) ás tantas mexeste nos clocks e esqueceste-te de clicar no apply, ou seja, fica sem efeito... faz o benchmark com o unigine heaven...

Aquecer não aquecia, mas brecar brecou-me todo xD segui um "tuturial" que encontrei para esta gráfica. é que supostamente ela já tras OC de base 650TI normalmente são de 1Gb e a minha é de 2Gb
 
nem dava tempo de aquecer, vai subindo os clocks do processador gráfico e da memoria, quando não der mais, aí sim, aumenta um pouco a voltagem... quando fazes o aplly e se não brecar não querdizer que o over clock está estável, tens de ir jogar e ver se ele se aguenta... os resultados em idle não são validos.
 
78otxXv.png


foi o melhor que consegui arranjar sem breckar. no NFSR notei alguma fluidez. No CS GO continuo a ter o mm problema, nas smokes baixa para os 70/90 de resto é sempre 180+
69º a jogar
 
Última edição:
ja nao te podes queixar muito então, as temps estão no mínimo aceitável, tenta so baixar um pouco a voltagem a ver se baixa as temps, se não der para baixar a voltagem e se não aumentar as temps ao longo do tempo deixa ficar, temps de 69º ainda é aceitável, mas é a tal coisa, se conseguisses baixar, melhor ainda...
 
Boas, pessoal tenho uma nvidia geforce gt 320 que veio juntamente com o pc original que comprei ha 4 anos, um packard bell imedia s3800, tem um i5 3.2 ghz, 4 gb de ram, ate aqui ainda deu para jogar a maioria dos jogos com graficos medios. Acontece que agora esta se a tornar evidente que esta grafica ja nao aguenta mais os modernos e estou a pensar fazer um overclock ate comprar uma nova.

Alguem aqui ja trabalhou com ela e sabe mais ou menos ate quanto ela aguenta bem sem riscos?

Obrigado
 
Back
Topo