Overclocking Para Iniciados

Pessoal tenho um I5-4690k com uma board AsRock Z97 Anniversary e não consigo fazer um overclock estável, sou iniciante nestes processos, será que alguém me consegue ajudar?

Tiago , tens de mudar as opções na BIOS ou através do software da ASRock no desktop.
Experimenta , 4200mhz com 1.17 no CPU vcore
 
Tiago , tens de mudar as opções na BIOS ou através do software da ASRock no desktop.
Experimenta , 4200mhz com 1.17 no CPU vcore
Obrigado pela ajuda, depois pesquisei um pouco e estava a fazer algumas coisas mal, mas consegui fazer algo minimamente estável até aos 4.5mhz, acabei por vender a board e comprar uma MSI Z97 GAMING 5 e já notei que para fazer 4.5mhz estáveis o vcore tem de ser mais alto que na Asrock..
 
Obrigado pela ajuda, depois pesquisei um pouco e estava a fazer algumas coisas mal, mas consegui fazer algo minimamente estável até aos 4.5mhz, acabei por vender a board e comprar uma MSI Z97 GAMING 5 e já notei que para fazer 4.5mhz estáveis o vcore tem de ser mais alto que na Asrock..

o meu está assim neste momento , http://imgur.com/CeVdtA9 , mas tbem só vai até 4.7 com 1.25 vcore , com o artic i32 (2fans) , comprado na *****(30€+/- )

Oc nas rams , 2x3gb 1600 mhz ,stock para 2400mhz
http://i.imgur.com/Bu4Aj61.jpg
 
Mesmo assim está excelente, consegues fazer "mais com menos" digo isto porque eu neste momento para conseguir fazer 4.5mhz preciso de 1.30 vcore, mas ainda estou muito verdinho nisto e apenas mexi no multiplicador e no vcore..como cooler tenho um MasterCooler Hyper 212 EVO com duas fans também mas este mês vou comprar nova caixa e um watercooler também e vou ate necessitar de ajuda para escolher..

Na ram estou com oc também, 2x4gb 1600mhz stock que neste momento estão a 2200mhz em 10-11-11-31-1, isto com voltagem stock..
 
estou com 4.7ghz com 1.32v e não me chateio com a voltagem sem a menor possível ao "milimetro" porque tenho um bom cooler e raramente passa dos 60º
 
estou com 4.7ghz com 1.32v e não me chateio com a voltagem sem a menor possível ao "milimetro" porque tenho um bom cooler e raramente passa dos 60º

Mesmo assim para 4.7 essa voltagem parece ser boa, eu para conseguir fazer 4.6 cheguei a ter o vcore a 1,36v mas como a temperatura era elevada fiquei pelos 4.5ghz, uma duvida que eu tenho e se me conseguirem ajudar fico muito grato, como vou comprar um watercooler vou conseguir baixar a temperatura do cpu mas será que vou conseguir fazer um oc mais alto e reduzir o vcore? Ou será que me calhou um cpu dos "fraquitos"?
 
WC para mim só de 100/120€ para cima. Daqueles de 60€ que tem performance inferior a um bom cooler, não faz sentido. queres ajuda para a comprar cria um topico nas configurações.

Pessoal tenho uma GTX 760, e um xfx 550w se fizer overclock irei ter um ganho significativo?, ou é algo que dá pouco desempenho a mais?
Qualquer componente com OC ganha rendimento. questão é saber se o resto do PC acompanha esse aumento de performance. As 760 eram placas interessante e com um aumento por exemplo de 150Mhz no core e memorias, consegues mais alguns FPS em muitos jogos.
 
WC para mim só de 100/120€ para cima. Daqueles de 60€ que tem performance inferior a um bom cooler, não faz sentido. queres ajuda para a comprar cria um topico nas configurações.


Qualquer componente com OC ganha rendimento. questão é saber se o resto do PC acompanha esse aumento de performance. As 760 eram placas interessante e com um aumento por exemplo de 150Mhz no core e memorias, consegues mais alguns FPS em muitos jogos.

100/150 € e consegues montar um bom costuma loop
 
Boas malta
tenho um ryzen 5 1600 com stock cooler + msi b350 gaming plus
fiz um stress test com o prime95 no modo In-place large FFt s, mas o turbo boost nao ativou para os 3.6ghz ficou só nos 3.4ghz com uma voltagem de 1.168 passou sem problemas.
O que fiz de seguida foi fazer um pequeno oc (3.6ghz) para o deixar como se tivesse sempre em turbo boost com uma voltagem de 1.176

corri durante 1 hora+- o prime95 no mesmo modo e sem falhas
as temperaturas em full atingiu 62ºc
acham que deveria correr mais algum teste mudar alguma coisa na config da bios para que ficasse algo melhor?
Obrigado
 
@raz0r2k , eu no teu lugar tentava ouxar para 3.8/3.9 com vcore até 1.30 .Mas se tens cooler stock ,aconselho-te a juntar uns € e comprares um cooler melhor para OC
Já meti a 3.8 estável mas em full a temperatura não me agradou, mas tbm não andei a estudar mt as voltagens ....
Terei que quando pensar em fazer uma coisa mais puxada no oc meter um cooler que acompanhe mas para ja está muito bom
 
Viva,

Nao tenho muita experiência de OC, mas consegui estabilizar o meu i7 2600k a 4.7mhz com 1.36V. (Asus P8Z68 gen3)
Segundo li de várias fontes diferentes, a voltagem em questão parece-me minimamente equilibrada e sem riscos.

Alguém experiente com estes cpus/socket que me possa confirmar se tenho aqui um bom OC para durar?
As temperaturas a correr o prime95 bateram em máximos de 66C

Também tenho outra duvida;
Apesar de ter 1.36V manualmente configurados na Bios, ao utilizar uma tool pude verificar que o valor VID não é de 1.36V, mais sim mais alto?
Acredito que o VID não seja de fiar....se assim for, existe alguma tool para fazer tracking da voltagem real através do windows?

Obrigado
 
Estás dentro do valor de vcore para 4.7, entre 1.35 e 1.38v depende do chip e as temps que tens estão ótimas.

VID é relativo e depende de varias coisas nos Intel.

"VID are voltage steps so available voltages within voltage table for each CPU ( voltage controller ). Real voltage is never VID. VID = voltage ID so a value under which is saved info about voltage. In this case it's a bit confusing as it's actually voltage. If you turn off EIST and C states then will be only 1 VID which should match auto settings ( usually it's not because of motherboard reading ).
As Silver_Pharaoh said, VID is a voltage which you wish to set but you never get exactly what you want. Real voltage is always higher or lower what depends from many variables."
 
Para saberes se dá mais faz o que fizeste para chegar a 2,3 e vai aumentando gradualmente. O limite tens de ser tu a encontrá-lo...

Supunho que aumentaste o Showbox iTunes Notepad++ FSB e a voltagem do CPU. Cuidado ao aumentares a voltagem pois depende do cooling que tiveres. Vai verificando as temperaturas do cpu.

Acho que com essa board não deves ir muito mais longe mas experimenta.

Relativamente às mems tenta vários divisores, timings e volts....
Seguindo a sugestão do user _Nikon_, esta thread serve para colocar questões, dúvidas, tutoriais, etc., sobre o overclock. O seu principal objectivo é a centralização de informação, para facilitar a consulta de todos aqueles que, se começam a iniciar na nobre arte do overclock.
 
Última edição:
Back
Topo