overcloking em ati

MDK

Power Member
ainda ate bem pouco tempo tinha 1 9600pro com quase tudo em default na placa mas adkiri 1 9800 pro da club 3d

e esta com os novos drivers da ati os 4.3 e com os clocks da sig

e o fastright ligado

na minha bios tenho + estas opçoes para o slot AGP e tao em default sera k alguem me pode dizer se mexer aki vou melhor a performance kero steps saudaveis nada de fritar a placa


pic.JPG


agradecia ajuda
 
Mete o control a 66 fixos...

de resto é na boa....

Depois é só usares o ATItool ou outro utilitário de overclock....

Depois mete resultados...

Cumps
 
Cm já foi dito pelo swimmer, clock do AGP a 66mhz, e o AGP voltage em default tb.
O clock do AGP foi-me dito q mudando mata a dita cuja, mas n sei pk tenho a minha GF2 a funcar a 83Mhz desde o inicio e tá nos trinkes, e já sofreu mto nas minhas maos :D


abraço
 
Ah....À quem diga que ao desligares o fast write, podes vir a ter mais pontuação a nivel de 3dmark mas pessoalmente nunca confirmei...

Cumps
 
Desligar o FastWrite por norma melhora a estabilidade do sistema com grande overclock, mas tem quase sempre perda de performance.

Quanto ao Vagp, deixa-o estar em default, não irás ganhar nada com isso, para além de forçares mt o sistema de alimentação do AGP que em algumas boards vai com os porcos (Abit IC7).

Relativamente ao FSB do AGP, cada placa gráfica tem o seu limite. Por norma quando o FSB do AGP é muito elevado, a placa gráfica começa a perder capacidades de overclock, existem casos de ATI R9800Pro que aguentavam 92mhz de FSB no AGP mas o core nem sequer conseguiam puxar 20MHz...

Por norma placas da Nvidia aguentam bons FSB no AGP, a minha por exemplo adora +75MHz de fsb, sem nunca perder overclock no core ou memórias. Placas ATI não se recomenda que passe dos 70/72MHz.
 
Eu na minha R9800pro cheguei a ter o agp a 84 mhz com 452 mhz de core sem problema nenhum. portanto se tiveres isso a 72 mhz é perfeitamente seguro. Há bios que aguentam mais fsb de agp que outras. >tudo isto quando tinha outro sistema e com o fast write enabled


com este sistema novo reparei que
No manual da minha epox diz lá o seguinte: "AGP Fast Write : Enabled allows to use fast write protocol for 4X AGP card"

ou seja pensava que para as placas de 8X essa opção não tinha utilidade, tou a ver que afinal tava enganado.


Edit: estive a experimentar, e tenho melhor score com o fast W. desligado que com ele ligado.
 
Última edição:
err uma cena mta gira mta gira mta gira ... na bios da minha abit n está lá o agp fast write ... o que quer dizer que n está activo ... supostamente!!!! logo a minha placa funca com isso desligado ... agora n percebo ... os omega baseados nos cat 4.1 tinham um txt (ou se calhar foi noutros cat mais antigos... n sei) a explicar que nas 9600 pro tinha de estar ligado o fast write NAS PRO n é nas XT nem nas N-Pro
 
Eu na minha R9800pro cheguei a ter o agp a 84 mhz com 452 mhz de core sem problema nenhum. portanto se tiveres isso a 72 mhz é perfeitamente seguro. Há bios que aguentam mais fsb de agp que outras. >tudo isto quando tinha outro sistema e com o fast write enabled


mas que k melhorias vou notar se aumentar os mhz do agp?

e k nunca fiz over a nenhuma grafica ATI

ten ho 1 9600 pro mas tambem nunca lhe tokei
em over
 
nas ati de nada te compensa fazer oc no agp na bios ... se usares a ati tool e meteres o AGP na bios de origem tens maior capacidade de OC para alem do mais se usares os omega drivers baseados nos cat 4.3 podes fazer o softmod de Pro para XT que isso acho que és capaz de ter mais alguma vantagem!!!
 
Recordo-me que ligar o Fast write nas ATI prejudicava a estabilidade em alguns jogos e em particular nos OC's à mesma.
As percas de performance con isto desligado são pequenas, talvez só visiveis em benchmarks.

Pode ser ligado e desligado, tanto na BIOS da motherboard (quando presente) como nos próprios drivers da ATI (na mesmo sitio onde se vê o AGP 4x, 8x, etc). Requer reiniciar da máquina.

Quanto aos Mhz do AGP é um tiro para o ar, como já disseram. A minha 9800Pro (com Vagp alto ou baixo), numa nforce2, desorienta-se a partir dos 75Mhz. Noto percas na capacidade de OC também. Presumo que o aumento do AGP "stresse" o interface da gráfica e restantes circuitos internos, implicando pioras na capaciadade de OC desta.

Tenho algumas esperanças que no meu futuro sistema AMD64 com VIA (talvez hoje ja o tenha) consiga ir um pouco mais longe que os 75Mhz (ideal era 81Mhz :rolleyes: ).

Já agora, quem saiba de Bios que ajudem neste campo, que poste aí uns links. :) thks
 
Originally posted by Morpheus
silver... : só uma coisa ... não é "percas" é "perdas" ... perca é um peixe...

LOL :P

Tens e não tens razão. Perca é uma conjugação do verbo perder, embora nesta caso não seja bem usada, é verdade. Mas aqui sim, Ex: "Põe a chave no bolso para que não a percas."

thks :)

MDK,

Não. O pequeno aumento de largura de banda que terias não tem influência na performance porque a que o AGP disponibiliza a 66Mhz é mais do que suficiente e nunca chega a ser usada na totalidade.
 
so mais uma cena no site dos omega drivers está lá umas config para as bios que tb podes dar uma olhadela e mais uma cena ... o AGP fast write tem de estar desligado ... supostamente isso era um prob dos cat 3.8 e que agora já foi solucionado
 
Back
Topo