Owncloud 4: Uma cloud pessoal

Nemesis11

Power Member
owncloud-logo-570x285.jpg


Este é um pequeno guia e artigo que fiz para o Portal.

O artigo é sobre o Owncloud, um produto que permite criar uma "cloud" pessoal.
Como a palavra cloud é bastante abusada, de refeir que é uma cloud no sentido de algo parecido com o "Dropbox", um repositório central de ficheiros, de fácil acesso em todo o sitio por parte do utilizador.
Além desta funcionalidade, tem outras extra, via o sistema de plugins, como media server, servidor de calendário e contactos, etc.

Para um utilizador que não quer depender de terceiros ou não quer ter limites impostos por outros, esta é uma solução interessante.

Por fim, de referir que coloco aqui este post, porque é um programa que do lado servidor, se instala em linux e que as suas dependencias são de programas open source bastante usados em linux.
Por uma questão de popularidade, user Ubuntu no lado de servidor e Windows 7 no lado cliente, a única parte onde não é algo open source.

Se quiserem ver a parte de instalação, podem ler desde o inicio do artigo.
Caso só vos interesse o programa, podem começar a ler a partir da página 3.

Espero que gostem. :)
 
que programa foi usado para criar as maquinas virtuais? eu uso o microsoft virtual pc 2007, mas ha distros linux que aquilo nao roda, tipo slitaz.

sempre quis saber como fazer o meu próprio home server, para poder aceder aos meus ficheiros (que estejam no server) quando estou em casa de amigos. Ainda só li a primeira parte da instalação, mas penso que seja para o que eu disse. se não for alguem que me corrija sff.

btw, se eu quiser fazer um web site, posso utilizar o ubuntu para servir de host, ou seja para alojar as infos do site, para fazer testes, antes de alojar o site num server online, evitando assim gastar € enquanto faço testes? não precebo muito disto, mas estou interessado em criar um web site muito simples.

Obrigado
 
que programa foi usado para criar as maquinas virtuais? eu uso o microsoft virtual pc 2007, mas ha distros linux que aquilo nao roda, tipo slitaz.

sempre quis saber como fazer o meu próprio home server, para poder aceder aos meus ficheiros (que estejam no server) quando estou em casa de amigos. Ainda só li a primeira parte da instalação, mas penso que seja para o que eu disse. se não for alguem que me corrija sff.

btw, se eu quiser fazer um web site, posso utilizar o ubuntu para servir de host, ou seja para alojar as infos do site, para fazer testes, antes de alojar o site num server online, evitando assim gastar € enquanto faço testes? não precebo muito disto, mas estou interessado em criar um web site muito simples.

Obrigado

Usei Virtualbox.
Alteranativa a pagar (ou free com as betas), Vmware Workstation.

VirtualPC já está bastante desactualizado e para correr linux não é boa ideia.

Quanto ao resto, quase tudo o que se faz numa máquina fisica, faz-se numa virtual.
Se não tens experiencia a criar servidores, seja fisicos ou virtuais, o melhor é fazer testes dentro de uma rede interna, primeiro, antes de coisas mais sérias.
 
Bom artigo!

Desconhecia tal programa. As funcionalidades, de modo geral, parecem bastante interessantes. Ainda não li artigo, apenas os vossos comentários e desta forma surgiu-me uma dúvida: não é possível ter o programa cliente em máquina linux?


Edit:

Antecipei-me. Já encontrei a resposta: "Para este teste vou usar o cliente Windows, mas também existe para OS X e Linux."


;)
 
Última edição:
Usei Virtualbox.
Alteranativa a pagar (ou free com as betas), Vmware Workstation.

VirtualPC já está bastante desactualizado e para correr linux não é boa ideia.

Quanto ao resto, quase tudo o que se faz numa máquina fisica, faz-se numa virtual.
Se não tens experiencia a criar servidores, seja fisicos ou virtuais, o melhor é fazer testes dentro de uma rede interna, primeiro, antes de coisas mais sérias.

Vou testar o virtualbox.
Utilizei o vmware num macbook para instalar xp, mas desisti da ideia, o mac aquecia muito xD

Uso mais as máquinas virtuais para testar programas, sei que existe o sandbox, mas prefiro a máquina virtual..

Não tenho nenhuma experiência em criar servidores, nem websites, mas como o site que eu quero fazer é muito simples, porque não quero animaçoes em flash nem nada, só texto, links e imagens...

btw, podes explicar melhor o que é os testes dentro de uma rede interna, ou em que é que consiste, depois se me interessar faço uma pesquisa no google.

Obrigado
 
Bom artigo!

Desconhecia tal programa. As funcionalidades, de modo geral, parecem bastante interessantes. Ainda não li artigo, apenas os vossos comentários e desta forma surgiu-me uma dúvida: não é possível ter o programa cliente em máquina linux?


Edit:

Antecipei-me. Já encontrei a resposta: "Para este teste vou usar o cliente Windows, mas também existe para OS X e Linux."


;)

Testei com uma máquina cliente Windows 7, mas ou muito me engano ou até deve ser mais fácil com Linux.
Isto porque o agente não me estava a funcionar em https e com Webdav tive que andar pelo registry.
Pelo que percebi, noutras versões do Windows não dá estes problemas.
No fim, arrependi-me de usar Windows 7, não porque não goste deste Windows, porque até gosto bastante, mas pelos pequenas chatices que deu.

Vou testar o virtualbox.
Utilizei o vmware num macbook para instalar xp, mas desisti da ideia, o mac aquecia muito xD

Uso mais as máquinas virtuais para testar programas, sei que existe o sandbox, mas prefiro a máquina virtual..

Não tenho nenhuma experiência em criar servidores, nem websites, mas como o site que eu quero fazer é muito simples, porque não quero animaçoes em flash nem nada, só texto, links e imagens...

btw, podes explicar melhor o que é os testes dentro de uma rede interna, ou em que é que consiste, depois se me interessar faço uma pesquisa no google.

Obrigado

Uma máquina virtual tem um peso muito maior que uma sandbox. Sandboxes são boas coisas, mas também dão os seus problemas, normalmente quando precisam de falar com outros programas que não estão na sandbox.
A Microsoft e Vmware têm boas tecnologias nesta área. Pena terem preços exagerados.

Vmware para Mac, não chega perto do Vmware Workstation para Windows e Linux.
Por baixo a tecnologia é mais ou menos a mesma, mas o Workstation tem opção mais avançadas. Um exemplo, criar um rede privada entre máquinas virtuais, com X Megabits de velocidade e X % de packet loss. Ou o WSX.
Muitas coisas não se usam todos os dias, mas podem dar jeito.

Um site por não ser muito dinamico não quer dizer que não seja complicado.

Se nunca instalaste um servidor, pode não ser uma coisa simples de perceber à primeira.
Tens as configurações do Apache, do Php, do Mysql, etc etc. E em linux, normalmente é tudo por ficheiros de confiuguração de texto.

O que disse de testar numa rede interna é de não criares logo uma máquina e colocar directamente ligada à internet.
Faz testes e muito importante "O google é o melhor amigo do Homem". Além disso, tenta não desistir à primeira.
 
Bom artigo, talvez use mais tarde numa vps ou quando a fibra chegar a estes lados :P
Desconhecia esta aplicação e só de ver já gostei muito. Por acaso não sabes se costuma-se encontrar falhas de segurança?
 
Bom artigo, talvez use mais tarde numa vps ou quando a fibra chegar a estes lados :P
Desconhecia esta aplicação e só de ver já gostei muito. Por acaso não sabes se costuma-se encontrar falhas de segurança?

Sinceramente não me lembro de ouvir falar em falhas de segurança, mas não é um projecto que acompanhe ao pormenor. Simplesmente estava-me a despertar a curiosidade para o experimentar e fui tirando printscreens, que depois deu no artigo.
Outro ponto, se quiserem só um "file browser web", têm aqui o link para o Google, porque há muitos outros projectos.

De resto, o que aconcelho a este e outros projectos:
- Ter sempre o servidor e skack que suporta o produto (apache, php, etc) actualizados.
- Se tiverem paciencia, usar a instalação upstream (directamente do site do Owncloud) e não pacotes de distribuições, a não ser que tenham a certeza que os mantêem actualizados na distribuição.
- Se estiver directamente o serviço na internet, usem https. Não resolve qualquer problema de segurança, mas é uma questão de privacidade.
- Se tiverem para isso, não o coloquem exposto à internet. Liguem-se por vpn e só depois ao Owncloud.
- Se não usarem plugins, desactivem-nos. Muitas vezes falhas de segurança é só num componente e não no produto todo.
- Olhem para os logs da stack e do owncloud, que até disponibiliza vários niveis de logs.
- Passwords comvém não serem daquelas evidentes (1234, igual ao username, etc).
 
Uma máquina virtual tem um peso muito maior que uma sandbox. Sandboxes são boas coisas, mas também dão os seus problemas, normalmente quando precisam de falar com outros programas que não estão na sandbox.
A Microsoft e Vmware têm boas tecnologias nesta área. Pena terem preços exagerados.

Vmware para Mac, não chega perto do Vmware Workstation para Windows e Linux.
Por baixo a tecnologia é mais ou menos a mesma, mas o Workstation tem opção mais avançadas. Um exemplo, criar um rede privada entre máquinas virtuais, com X Megabits de velocidade e X % de packet loss. Ou o WSX.
Muitas coisas não se usam todos os dias, mas podem dar jeito.

Um site por não ser muito dinamico não quer dizer que não seja complicado.

Se nunca instalaste um servidor, pode não ser uma coisa simples de perceber à primeira.
Tens as configurações do Apache, do Php, do Mysql, etc etc. E em linux, normalmente é tudo por ficheiros de confiuguração de texto.

O que disse de testar numa rede interna é de não criares logo uma máquina e colocar directamente ligada à internet.
Faz testes e muito importante "O google é o melhor amigo do Homem". Além disso, tenta não desistir à primeira.

Quanto à frase a vermelho, acredito que sim, a unica que eu fiz foi uma página web, com background e texto, utilizando um bloco de notas, mas hoje em dia já existem muitos programas para fazer web sites, e estava a pensar recorrer a um deles, sabes me dizer algum porreiro?
 
Quanto à frase a vermelho, acredito que sim, a unica que eu fiz foi uma página web, com background e texto, utilizando um bloco de notas, mas hoje em dia já existem muitos programas para fazer web sites, e estava a pensar recorrer a um deles, sabes me dizer algum porreiro?

Tens toneladas.
Dependendo daquilo que prentendes: Wordpress, Drupal, Django, etc.
 
Obrigado por este howto, Nemesis, Como é teu hábito, muito bem detalhado.

2 humildes reparos:
- Para quem não quiser activar o "root" basta no inicio escrever "sudo su" e não precisa de mais "sudos" até ao fim da sessão :P
. Na parte da criação da chave para o ssl, fizeste confusão na extensão cert.crt para cert.csr. Como acredito que muita gente siga isto, fará sempre alguma confusão pelo que é melhor rectificar.

Mais uma vez, obrigado. Por aqui já está a bombar :P
 
Última edição:
Obrigado por este howto, Nemesis, Como é teu hábito, muito bem detalhado.

2 humildes reparos:
- Para quem não quiser activar o "root" basta no inicio escrever "sudo su" e não precisa de mais "sudos" até ao fim da sessão :P
. Na parte da criação da chave para o ssl, fizeste confusão na extensão cert.crt para cert.csr. Como acredito que muita gente siga isto, fará sempre alguma confusão pelo que é melhor rectificar.

Mais uma vez, obrigado. Por aqui já está a bombar :P

Obrigado.

Quanto aos reparos, o primeiro é de não usar muito Ubuntu. Faz-me sempre confusão eles colocarem o utilizador "root" com uma password random. No artigo digo que coloquei uma password no "root" com "sudo passwd" e depois usei o "root". Isto para evitar encher o artigo de sudos.
Quanto ao segundo reparo, se vi bem o erro estava numa das linhas. Se sim, está corrigido. :)
 
Boa Análise, como seria de esperar :)

Já valeu apena por um aspecto: pensei que a opção de sync fosse paga (e online para algum server deles) como noutras soluções (Amahi); pelos vistos não, bem interessante :002:
Assim já me é 1 maior valia de implementação.

E ainda de referir que as apps permitem complementar ainda mais esta solução.
 
Bom,bom era poder utilizar isso num N.A.S..... Isso é que era...

Estou a usar num Synology com o DSM 4.0...

Basta adicionar o package source da Trum10: http://package.10trum.de/ e tens acesso à ultima versão do ownCloud (a 4.0), embora eu esteja a usar a 3.0.3 já que considero a 4.0 ainda um bocado para o beta...

De qualquer forma, agora só uso o Dropbox esporádicamente e mesmo assim com filesystem encriptado... de resto uso o OC para gestão de contactos e de agenda a substituir o Google Calendar e Contacts...
 
Nemesis, na pag. 2 onde diz
mv cert.csr /etc/ssl/certs/
Não deveria dizer ?
mv cert.crt /etc/ssl/certs/



Estou a usar num Synology com o DSM 4.0...

Basta adicionar o package source da Trum10: http://package.10trum.de/ e tens acesso à ultima versão do ownCloud (a 4.0), embora eu esteja a usar a 3.0.3 já que considero a 4.0 ainda um bocado para o beta...

De qualquer forma, agora só uso o Dropbox esporádicamente e mesmo assim com filesystem encriptado... de resto uso o OC para gestão de contactos e de agenda a substituir o Google Calendar e Contacts...
Outra Maior-Valia para os Synology... Sem dúvida :cool:
 
Última edição:
Back
Topo