1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

P150EM. O meu review e os meus problemas.

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico Portáteis' iniciada por Beltsu, 3 de Abril de 2013. (Respostas: 10; Visualizações: 1215)

  1. Tenho o meu Clevo P150EM desde Dezembro, e penso que está na altura de fazer um pequeno review do "menino".

    Configurações:

    Processador Intel Core i7-3630QM CPU @2,40GHz
    GPU AMD Radeon ATI 7970m 2Gb DDR5
    RAM 16Gb 1600MHz
    SSD 256Gb Samsung 840 Pro
    Wireless Bigfoot Killer N 1202
    Windows 8 Pro

    A minha principal finalidade ao comprar este bicho era, claro, jogos. Após vários contactos, optei por uma loja de Odivelas, apesar da distância (vivo no Porto). No geral, estou satisfeito com o computador. Tecnicamente, é muito rápido (arranca em cerca de 11 segundos). Talvez tenha comprado demasiado RAM (8 chegariam), mas estava tão barato, que não me importei de dar uns cobres a mais.
    Fisicamente, o computador é um pouco pesado, mas sejamos honestos: quem compra um clevo, fá-lo para usar mais como um desktop, do que como um notebook. Em termos de qualidade de materiais, deixa um pouco a desejar (na minha opinião, que antes deste, lidei mais recentemente com um asus e com um macbook air). Após 2 dias apenas, o botão de ctrl esquerdo ficou exteriorizado, e sai constantemente do sítio.
    Inicialmente comprei o computador com o Windows 7 para ficar mais barato, e fiz o upgrade pelo site da Microsoft para o Windows 8 pro por mais 15€. Isto causou-me bastantes problemas com as drivers da gráfica, que resolvi em cerca de 5 dias com a ajuda da malta dos fóruns da Zwame e da loja.
    Desde então, já instalei e reinstalei vários jogos, fiz vários testes, liguei o computador à minha TV por HDMI, e posso dizer uma coisa: o computador é fantástico, mas tarda em libertar todo o seu potencial.
    Tenho instalado os drivers beta mais recentes (catalyst 13.3), e, com ajuda do fraps e do amd system monitor, tenho atingido estes resultados (quase todos os jogos com os settings no máximo possível):

    Xcom - 25-30 fps, 30% (!) utilização da GPU
    Starcraft 2 - 25-45 fps, 40% de utilização da GPU
    Saints Row the Third - 20 fps (no exterior), 60 fps (interiores), 60% GPU
    Far Cry 3 - 60 fps, perto de 100% GPU (mas aparecem uns rectângulos escuros estranhos, um glitch já conhecido da 7970m com o FC3, se utilizar o DX11)
    Far Cry 2 - 60 fps, 60% GPU
    Borderlands 2 - 20-35 fps, 60% GPU
    Sleeping Dogs - 15-25 fps (exterior), 50-60 fps (interior) (tudo no máximo, neste não verifiquei o GPU).
    Skyrim - 30-40 fps (tudo no máximo, neste não verifiquei o GPU).
    GTA IV - 10-15 fps (tudo no máximo, neste não verifiquei o GPU).

    Pelo que tenho investigado, este é um problema do enduro. A questão é: há alguma hipótese de, simplesmente, desactivar o enduro e ter sempre a 7970m ligada? É que é frustrante saber que o computador pode e deve correr alguns destes jogos a 60 fps e não o faz.

    Sei que isto pode ser resolvido com drivers e patches, mas estes tardam em chegar e acertar.

    Como tal, embora sinta que deve e pode ser ainda melhor, se tivesse de dar um valor numérico ao meu "menino", tenho pena em dizer que ficaria por uns 7/10.



    Your thoughs, guys?
     
    Última edição: 4 de Abril de 2013
  2. csb-17

    csb-17 Power Member

    Não fizeste mal em meter os 16gb, nao sei quantas slots tens, mas se mais tarde quisesses meter mais o que ias fazer com essas memorias? vender?

    O que eu te digo é que deves meter o windows 7 por causa dos drivers, quando tiver a 100% metes o 8, compraste um ferrari e capas-o por software, nao faz muito sentido.

    Cumps
     
  3. Chapa Dux

    Chapa Dux Power Member

    Se não for indescrição, isso é menino para te ter custado quanto? :s
     
  4. Mas com o windows 7, não tem havido problemas com os jogos em questão? Com o Windows 7 o Borderlands 2 ou o Saint's Row correm a 60 fps estáveis? Gostava de saber isso.

    Andre_sousa11, o meu bicho é menino para me ter custado pouco mais de 1500€. Mas não acho que tenha sido caro, tendo em conta que consegue correr praticamente todos os jogos do mercado com os settings no máximo. Incomoda-me é que ele não puxa bem pela gráfica em alguns jogos (olha para os 3 primeiros da minha lista, por exemplo).

    Eu estou bastante satisfeito com o computador, não me compreendam mal. Só que... quero mais, e ele pode e deve fazer mais. :)
     
  5. Radeon Force

    Radeon Force I fold therefore I AM

    Tenho mais FPS nos jogos que colocaste. Usas que drivers?

    edit: Já vi que usas os 13.3, eu uso os ultimos que estao no site da Clevo mas la esta eu uso o W7 64bit.
     
  6. Dark Legend

    Dark Legend I folded Myself

    Fico contento por ouvir esse feedback. Vou comprar um P170em com as mesmas configurações exepto que é sem SO, vem com um HDD 7200rpm 750gb e placa wireless da intel...

    Ja sabia desses problemas do enduro mas espero que se resolvam pouco a pouco.. é chato saber que não usa todo o potencial D:
     
  7. Dark Legend, aconselhava-te a meter um SSD. Acelera bem o computador, apesar do que se perde em memória. Isto, claro, se tiveres uns cobres a mais. ;)
     
  8. noil

    noil Power Member

    Comprei o meu P150EM em novembro... dei a mim mesmo uma boa prenda de anos! :)

    Já me fartei de testar este brinkedo.. e posso dizer k é capaz de ( muito + ) a ATI tem vindo a dar-lhe bem em drivers e espero k assim continue por mts e mts anos! ;)

    Eu consigo obter mais FPS no windows 7 64Bit do que TU!! tenho as drivers 13.3 beta 3
     
  9. sebastias

    sebastias Power Member

    Viva,

    Este problema do Enduro é só no W8?
    No W7 funciona tudo bem?
     
  10. Dark Legend

    Dark Legend I folded Myself

    A sim tambem ia meter esquecime de mencionar. Vai ser o Samsgun 840 pro 128gb
     
  11. JXulo

    JXulo Power Member

    Não, é igual para os dois.
     

Partilhar esta Página