P150EM. O meu review e os meus problemas.

Beltsu

Membro
Tenho o meu Clevo P150EM desde Dezembro, e penso que está na altura de fazer um pequeno review do "menino".

Configurações:

Processador Intel Core i7-3630QM CPU @2,40GHz
GPU AMD Radeon ATI 7970m 2Gb DDR5
RAM 16Gb 1600MHz
SSD 256Gb Samsung 840 Pro
Wireless Bigfoot Killer N 1202
Windows 8 Pro

A minha principal finalidade ao comprar este bicho era, claro, jogos. Após vários contactos, optei por uma loja de Odivelas, apesar da distância (vivo no Porto). No geral, estou satisfeito com o computador. Tecnicamente, é muito rápido (arranca em cerca de 11 segundos). Talvez tenha comprado demasiado RAM (8 chegariam), mas estava tão barato, que não me importei de dar uns cobres a mais.
Fisicamente, o computador é um pouco pesado, mas sejamos honestos: quem compra um clevo, fá-lo para usar mais como um desktop, do que como um notebook. Em termos de qualidade de materiais, deixa um pouco a desejar (na minha opinião, que antes deste, lidei mais recentemente com um asus e com um macbook air). Após 2 dias apenas, o botão de ctrl esquerdo ficou exteriorizado, e sai constantemente do sítio.
Inicialmente comprei o computador com o Windows 7 para ficar mais barato, e fiz o upgrade pelo site da Microsoft para o Windows 8 pro por mais 15€. Isto causou-me bastantes problemas com as drivers da gráfica, que resolvi em cerca de 5 dias com a ajuda da malta dos fóruns da Zwame e da loja.
Desde então, já instalei e reinstalei vários jogos, fiz vários testes, liguei o computador à minha TV por HDMI, e posso dizer uma coisa: o computador é fantástico, mas tarda em libertar todo o seu potencial.
Tenho instalado os drivers beta mais recentes (catalyst 13.3), e, com ajuda do fraps e do amd system monitor, tenho atingido estes resultados (quase todos os jogos com os settings no máximo possível):

Xcom - 25-30 fps, 30% (!) utilização da GPU
Starcraft 2 - 25-45 fps, 40% de utilização da GPU
Saints Row the Third - 20 fps (no exterior), 60 fps (interiores), 60% GPU
Far Cry 3 - 60 fps, perto de 100% GPU (mas aparecem uns rectângulos escuros estranhos, um glitch já conhecido da 7970m com o FC3, se utilizar o DX11)
Far Cry 2 - 60 fps, 60% GPU
Borderlands 2 - 20-35 fps, 60% GPU
Sleeping Dogs - 15-25 fps (exterior), 50-60 fps (interior) (tudo no máximo, neste não verifiquei o GPU).
Skyrim - 30-40 fps (tudo no máximo, neste não verifiquei o GPU).
GTA IV - 10-15 fps (tudo no máximo, neste não verifiquei o GPU).

Pelo que tenho investigado, este é um problema do enduro. A questão é: há alguma hipótese de, simplesmente, desactivar o enduro e ter sempre a 7970m ligada? É que é frustrante saber que o computador pode e deve correr alguns destes jogos a 60 fps e não o faz.

Sei que isto pode ser resolvido com drivers e patches, mas estes tardam em chegar e acertar.

Como tal, embora sinta que deve e pode ser ainda melhor, se tivesse de dar um valor numérico ao meu "menino", tenho pena em dizer que ficaria por uns 7/10.



Your thoughs, guys?
 
Última edição:
Não fizeste mal em meter os 16gb, nao sei quantas slots tens, mas se mais tarde quisesses meter mais o que ias fazer com essas memorias? vender?

O que eu te digo é que deves meter o windows 7 por causa dos drivers, quando tiver a 100% metes o 8, compraste um ferrari e capas-o por software, nao faz muito sentido.

Cumps
 
Mas com o windows 7, não tem havido problemas com os jogos em questão? Com o Windows 7 o Borderlands 2 ou o Saint's Row correm a 60 fps estáveis? Gostava de saber isso.

Andre_sousa11, o meu bicho é menino para me ter custado pouco mais de 1500€. Mas não acho que tenha sido caro, tendo em conta que consegue correr praticamente todos os jogos do mercado com os settings no máximo. Incomoda-me é que ele não puxa bem pela gráfica em alguns jogos (olha para os 3 primeiros da minha lista, por exemplo).

Eu estou bastante satisfeito com o computador, não me compreendam mal. Só que... quero mais, e ele pode e deve fazer mais. :)
 
Tenho mais FPS nos jogos que colocaste. Usas que drivers?

edit: Já vi que usas os 13.3, eu uso os ultimos que estao no site da Clevo mas la esta eu uso o W7 64bit.
 
Fico contento por ouvir esse feedback. Vou comprar um P170em com as mesmas configurações exepto que é sem SO, vem com um HDD 7200rpm 750gb e placa wireless da intel...

Ja sabia desses problemas do enduro mas espero que se resolvam pouco a pouco.. é chato saber que não usa todo o potencial D:
 
Dark Legend, aconselhava-te a meter um SSD. Acelera bem o computador, apesar do que se perde em memória. Isto, claro, se tiveres uns cobres a mais. ;)
 
Comprei o meu P150EM em novembro... dei a mim mesmo uma boa prenda de anos! :)

Já me fartei de testar este brinkedo.. e posso dizer k é capaz de ( muito + ) a ATI tem vindo a dar-lhe bem em drivers e espero k assim continue por mts e mts anos! ;)

Eu consigo obter mais FPS no windows 7 64Bit do que TU!! tenho as drivers 13.3 beta 3
 
Back
Topo