1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

P2P e o avião de terroristas

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por killerbunny990, 31 de Julho de 2007. (Respostas: 31; Visualizações: 2862)

  1. Os últimos eventos mediáticos trazem o mundo do P2P para a ribalta da populaça tuga (o zé toino e a maria alberta da esquina)... Para mim coloca-se de novo a questão sobre a legitimidade de existir um serviço P2P, é um pouco como a história dos aviões:

    Podemos entender o serviço P2P como um avião que além de transportar passageiros casuais, inofensivos, também pode transportar terroristas prontos a fazer hijack do avião e a estatelá-lo contra umas torres gémeas. Será que os responsáveis pelos serviços P2P não deviam ser como os aeroportos e impedir que entrássem terroristas a bordo? (i.e. impedir que se partilhassem conteúdos ilegais?)

    Esta analogia é idiota podem dizer... Realmente não é muito fiel, mas acho que define o problema. Aliás a maior diferença está em que os 'aviões' do P2P transportam mais 'terroristas' do que passageiros normais. Isso leva-me a outra questão...

    Será que alguém aqui ainda é tão ingénuo que não percebeu que o P2P é [quase] exclusivamente utilizado para partilhar conteúdos ilegais? Quem vai querer partilhar as fotos das férias ou video do bebe da prima pelo P2P? (Pior, quem vai kerer ver isso??)

    Se todos sabemos que o P2P é utilizado como meio para partilhar conteúdos ilegais, não é paradoxal ter um sub-fórum que fala disso e ajuda pessoas a utilizar este software ao mesmo tempo que o assunto de sacar software/media ilegal (sem pagar) é tabu no forum?
     
    Última edição: 31 de Julho de 2007
  2. luikki

    luikki Power Member

    vamos ver se o mediatismo e a campanha de amedrontar que está a ser conduzida vão dar em alguma coisa....
    não esqueçam que os sites foram encerrados como "medida cautelar" e, se as coisas correrem como tem acontecido pela europa e mesmo nos eua, daqui a pouco tempo estão de novo no ar"...
     
  3. JKL22

    JKL22 Power Member

    Mas é assim tão difícil de perceber que a administração do fórum se está "a lixar" para a utilização que tu fazes dos softwares de P2P desde que não venhas para aqui falar dos downloads ilegais que fazes?
     
  4. Musica feita por quem? Videos feitos por quem? Para coisitas amadoras, de quem pouca gente ou quase ninguem se interessa, existem servidores com largura de banda que chegue e se keres mandar aos amigos usas um ftpzito.

    O abandonware raramente é mesmo 'abandonware', pelo menos aquele que é interessante (já que se é interessante os proprietarios de copyright não o abandonam, logicamente)

    Os unicos conteúdos com tamanho suficiente que justificam partilha em P2P sao distros de Linux e outras coisitas muito especificas, mas eu diria sem grandes duvidas que isso não deve chegar a 10% do que se partilha nas redes P2P.

    O problema é que o joio é muito mais que o trigo!
     
  5. rfgfraga

    rfgfraga Banido

    Para alem disso os ficheiros opensource podem ser legalmente partilhados.
     
  6. É dificil de perceber que se permita que se fale de como se usa uma arma (e em certos casos se ensine a usá-la melhor) mas por outro lado se censure que se mate alguém com ela... Axo isso um contra-senso. Posso usar a arma (para matar ou atirar as latas) e ensinar a matar melhor (ou acertar melhor nas latas), só nao posso falar dos meus homicidios... eu vejo aqui um paradoxo.
     
  7. Sim, claro: www.sourceforge.net

    Até podes imprimir o codigo, meter num envelope e mandar por correio, so what?
     
  8. JKL22

    JKL22 Power Member

    Que eu saiba é legal saber usar uma arma, não é legal é utilizá-la para matar alguém...
     
  9. Portwolf

    Portwolf Banido

    eu uso P2P para passar ficheiros de photoshop feitos por mim (design grafico) com varias centenas de Mb's para outros users.. para que eles os trabalhem.
    ora diz lá génio, onde raio isso é ilegal e porque não hei-de eu usufruir da tecnologia para isso criada só porque alguns a usam ilicitamente?
    se o que as autoridades fazem é a maneira correcta de agir então temos todos de deixar de usar computadores porque os Hackers os usam, ou então deixar de andar de carro porque há Fitipaldis nas estradas..

    eu tenho um nojo do caraças das "autoridades" que utilizam leis distorcidas para agirem.. foi impedida a utilização de um programa de uso livre e legal e foi impedido de ser utilizado pelos utilizadores que dele faziam um proveito legal e correcto...
    secalhar vamos ter de deixar de utilizar o Linux também visto haver cópias piratas (das releases pagas) na Net!
     
  10. Pedrocas

    Pedrocas Banido

    Há bandas nacionais e internacionais que disponibilizam os seus albuns online para download grátis... logo, se esses albuns aparecem em algum P2P, não são ilegais. Por exemplo, recentemente o Prince fez isso...

    Também há filmes LEGAIS disponibilizados em P2P, como por exemplo um filme recente português que fala sobre a guerra do ultra-mar...

    Nem tudo é ilegal...
     
  11. rfgfraga

    rfgfraga Banido

    E se há coisas legais e ilegais no p2p cabe aos servidores fazer a selecção.
    Agora é assim quem é nunca copiou uma imagem com copyrights?
    É como tudo...:lol:
     
  12. helius

    helius Power Member

    tens aqui um exemplo de P2P legal, são filmes cujos direitos de copyright já acabaram, que agora são do domínio público, ou seja, podes fazer o download completamente leal - Public Domain Torrents

    Em termos de livros tens o Project Gutenberg, também completamente legal


    Tens também o Internet Archive, mais uma vez de domínio público ou então com licenças Creative Commons.

    Por isso não me parece que só possamos usar o P2P para filmes "caseiros" ou coisas do tipo, ou então para conteúdos protegidos por copyright.

    Não é o P2P (na forma mais geral do termo) que veicula conteúdos ilegais, são os utilizadores (quer queiram admitir quer não)

    cumps
     
  13. slowdive

    slowdive Power Member

    Com o aumento da qualidade dos jogos, muitos sites recorrem a torrents para difundir as demos dos principais jogos, que hoje que facilmente ultrapassam 500 MB, e poupar na largura de banda. E por acaso até prefiro sacar desta maneira...
     
  14. Triston

    Triston Aku Soku Zan SM

    Vou falar por mim já que os subforums de ISP's e de p2p foram precisamente a primeira medida que eu tomei quando me tornei moderador do Internet redes e segurança.

    Eu não estou propriamente a lixar-me para a utilização que os utilizadores deste forum fazem dos programas de p2p, e tenho plena consciência que aproximadamente 98% do trafego de p2p se baseia em conteudos ilegais mas mesmo quando falamos de apenas 2% se pensarmos a nivel global estamos a falar de milhões de utilizadores. A existência de projectos como os mencionados no post do Helius e o facto de cada vez mais empresas utilizarem esse meio para divulgarem os seus projectos (por exemplo os videos do starcraft 2 da Blizzard ou o cliente do Anarchy Online) faz com que o tema dos p2p seja algo inevitavel num forum dedicado a TI.

    Agora é a tal coisa o salvaguardar dos direitos de quem usa o p2p para fins lícitos não pode nem deve ser considerado como uma falha no que diz respeito à politica de não proliferação de pirataria em vigor neste forum, antes pelo contrario, como as proprias regras do subforum indicam:

    Qualquer outro tipo de temas que não se enquadre nestas categorias e pareça suspeito é pura e simplesmente fechado ou apagado. O que estranhamente acabou por criar um espaço a preto e branco num tema tão cinzento como é o dos p2p.

    Um exemplo pratico disso foi a criação ontem de uma thread acerca de legendas neste subforum, se a thread em questão fosse criada por exemplo num home cinema ou mesmo no subforum de cinema se calhar não tinha levado a machadada que levou (não posso falar pelos moderadores desses forums) mas criar uma thread acerca de legendas num subforum de p2p torna a situação demasiado obvia por mais que queiram atirar areia para os olhos com argumentos como "Se o user for o legitimo detentor de um DVD, sem legendas, e se as retirar, para posteriormente as inserir, tb viola a legislação?" que até poderiam ser validos num outro forum qualquer mas completamente futeis quando se cruza a tematica do p2p com sites de legendas.

    Eu ando nisto da net há muito tempo (mais de metade da minha vida) ainda nem havia www quando eu comecei e posso dizer que "estive lá" quando os p2p começaram e o intuito dos p2p nunca foi a distribuição de material ilegal, o seu intuito inicial foi abusado e pervertido acabando por se transformar no mar de pirataria que hoje é.

    O Helius tem toda a razão quando diz:

     
  15. Bom, eu concordo que há muito material legal nos P2P e até aceito que eventualmente o P2P tenha sido criado para permitir o download de conteudos volumosos Legais sem esgotar a largura de banda d um servidor...

    Agora, será que há mais trigo que joio? Serão mais terroristas ou velhinhos em excursão que vao no avião?

    É que isso faz a diferença toda! A sensibilidade q tenho é q a maioria do conteúdo que circula nas P2P é claramente ilegal...

    Enfim, mas concedo... vamos la todos usar o P2P pa coisas legais e fazer deste um mundo melhor :whistle:

    De qq modo, tou esclarecido.
     
  16. luikki

    luikki Power Member

    a discussão é, sem dúvida interessante, mas pressupõe que são legítimos os "direitos de autor".... e isso poderia levar-nos para outro campo...se todos gravasem os filmes que passam na tv ou as músicas da rádio (para uso pessoal) ninguém estaria a cometer um crime...
    por que é que não é o mesmo com o p2p????... apesar de haver retransmissão de dados todos eles são para uso pessoal....
    e, sobre a matéria haveria ainda muito a dizer...mas agora não tenho tempo...excepto para perguntar:
    por que é que um pintor ou um escultor não tem os mesmos "direitos" quando a "maralha" usufrui da visualização (e até da utilização) das suas obras?
     
  17. Triston

    Triston Aku Soku Zan SM

    @camadas

    Há varios conceitos de lucro, se uma pessoa gasta 2€ (entre investimento no hardware, acesso à internet, electricidade e o media onde grava) em algo que tem um preço tabelado de 10€ acabou de lucrar 8€, o conceito de lucro não está restrito apenas à venda do material ou entao teria lá a expressão comercial depois de lucro. Todas as leis estão sujeitas a interpretações e temos todo o tipo de juizes, desde aqueles que acham que uma pessoa não deve ser incriminada por utilizar p2p aos que acham que os donos de um forum podem ser responsabilizados pelo que os seus utilizadores lá escrevem. Além disso o facto de não uma pessoa não ser criminalmente punida por distribuir material não quer dizer que não possa vir a ser civelmente processada pelo detentor dos direitos de autor por essa mesma distribuição.

    @Luikki
    Não querendo chover na tua parada mas:

    Acho que tens consciência que as televisões e radios pagam e bem pelo direito de fazer essa difusão. Se queres comparar isso com o p2p, pensa assim, gravas um programa de televisão e guardas e vês em tua casa, é uso privado, tudo bem. No p2p normalmente para receberes alguma coisa estas a partilhar algo (nem que seja essa mesma coisa) tu não pagaste pelo direito de difundir essa coisa logo estas em clara violação dos direitos de copyright. Acho que ja ficou claro mais do que uma vez que não é o download que é punivel mas sim o upload.

    Em relação aos direitos em relação às pinturas e esculturas estas enganado ele existe :) O direito de copyright tal como as patentes tem um prazo de validade se estivermos a falar dos classicos o direito de copyright dessas esculturas e imagens já passou. Se estivermos a falar de arte contemporânea entao não passou e caberá aos detentores dos direitos dessas imagens defender a sua propriedade.
     
  18. Acho que todas as opiniões aqui foram muito esclarecedoras...

    Mas mantenho, que se uma determinada ferramenta é utilizada em >90% dos casos para praticar uma ilegalidade, a sua legitimidade deve ser no minimo controlada.

    Pensemos nas armas de fogo, claro que podem ser utilizadas para decorar o muro la da casa com balas ou para enfeitar a estante, mas por algum motivo é necessário ter uma licença para ter uma e para andar aí com ela (mesmo que nunca nos passe pela cabeça matar alguém).

    O limiar está no uso maioritário que se faz dessa ferramenta, se é para cometer um acto ilicito, entao já não é uma ferramenta tão inocente (mesmo que na génese a sua função fosse legítima e mesmo que uma minoria ainda a utilize para fins 'pacíficos').

    Quanto à legalidade de partilhar material 'copyrighted' para uso pessoal, concordo plenamente com o Triston, a questão é que uma pessoa deriva lucro pessoal e permite que outros também derivem ao fazer upload desse material.
     
  19. Martinho

    Martinho Power Member

    Poupança não é lucro.
    Se tens 10 gastas 2 ficas com 8 que lucro é que tens?
    Não existem receitas para que se possa falar em lucros.

     
  20. JFoX

    JFoX Power Member

    killerbunny990 para isso então tb temos de ter licença para utilizar a Internet pois ela tb e usada maioritariamente para crimes este e outros
     

Partilhar esta Página