1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[p3 700mhz] que distro?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por m4r10_PL, 16 de Agosto de 2007. (Respostas: 25; Visualizações: 1337)

  1. m4r10_PL

    m4r10_PL Power Member

    boas, é assim eu tenho aqui um P3 700mhz e quero por linux, ja esperimentei o ubuntu 7.04, o mandriva 2007 spring edition, e vou esperimentar o Fedora 7! mas quero uma opiniao vossa sobre qual distro com maior suporte de hardware! No mandriva consegui por a funcionar tudo mas quando actualizei o kernel fiquei sem wireless, o ubuntu nao consegui por sequer a dar o wireless! pronto, o meu interesse é aprender linux mais a fundo já que tenho umas beses! Opinioes para que distro devo ir eram bem vindas :)

    obrigado, M4R10.
     
  2. loster

    loster I'm cool cuz I Fold

    Bem, respondendo à primeira pergunta, não sei ao certo, existe muitas por aí com bom suporte de hardware.

    Se o teu interesse é aprender Linux a sério Gentoo is the way. É bem pensado saberes trabalhar/aprenderes com a shell, mas, aconselho-te em ires avançando aos poucos para não te assustares (vá só as instalações é que são demoradas, com a documentação existente não é dificil instalar seja que distro for).

    Posso te indicar um bom caminho para ires aprendendo Linux
    Arch Linux -> Debian -> Gentoo (é o caminho que vou fazer, estava interessado em Slackware, mas não vou à bola com KDE (sim, eu sei do projecto Gnome em Slack)).

    Claro está, tens diversos caminhos, o trabalho de casa que tens de fazer é ver a distro que mais te agrada.
     
    Última edição: 16 de Agosto de 2007
  3. m4r10_PL

    m4r10_PL Power Member

    arch linux nunca esperimenei, vou ver! e o gentoo so ouço falar que é dificil..lol mas a final o que tem o gentoo?? eu foi assim que comecei, ubuntu>mandriva>opensuse, e agora tou a esperimentar o fedora 7, é muito igual ao ubuntu! o mandriva gosto do aspecto grafico dele, mas secalhar nao aguenta o computadorzeco aquele lol! pra ja tou inclinado a voltar po ubuntu por causa de nao ser dificil encontrar ajuda, ou o mandriva! mas é claro que vou esperimentar essas distros que tu dissest!

    obrigado, M4R10.
     
    Última edição: 16 de Agosto de 2007
  4. Porque Arch antes de Debian? Debian é na minha opinião muito mais simples de aprender e de colocar a funcionar do que o Arch mesmo que o Arch seja estupidamente rápido e ofereça uma liberdade de escolha praticamente idêntica ao gentoo.

    Para aprender linux a sério recomendo:
    Debian -> Arch Linux -> Linux From Scratch

    E aí sim, aprende-se Linux a sério! Quem não quer aprender isto tudo mais vale ficar pelos mainstream como o Ubuntu, OpenSUSE e Fedora sendo o primeiro provavelmente o mais "fácil" devido a toda a documentação que já existe para ele (destinada a quem sabe pouco).
     
  5. loster

    loster I'm cool cuz I Fold

    Deveria ter colocado antes assim: Arch Linux ou Debian -> Gentoo, fica mais correcto :-D.

    Eu apenas aconselhei Arch Linux em primeiro porque é optimizado para o processador que ele tem.

    m4r10_PL, 'tás a ir muito lá em baixo (ou em cima, como quiseres com as distros que escolhes), ainda se andasses a fazer uma base de dados sobre hardware compatível com as distros, ou a que tem mais out-of-the-box, assim não compreendo, porque entre Ubuntu e Fedora, Mandriva e OpenSuSe, são todas muito idênticas... vá o OpenSuSe trás já uns pózinhos, nada por aí além.

    Por agora vai para Debian, já experimentas-te Ubuntu e se sabes/conheces um pouco o essencial, Debian não irá ser dificil, com a vantagem que só tens instalado o que quiseres.

    Aconselho-te também a dar uma vista de olhos nestas threads
    http://www.techzonept.com/showthread.php?t=151462
    http://www.techzonept.com/showthread.php?t=153273
    http://www.techzonept.com/showthread.php?t=178782
     
    Última edição: 16 de Agosto de 2007
  6. m4r10_PL

    m4r10_PL Power Member

    ok, desde ja obrigado pelas respostas! vou esperimentar entao o arch e o debian, so depois direi algo! ;)

    EDIT: já agora podes arranjar-me o link pa sacar o gentoo nacional?

    obrigado. M4R10
     
    Última edição: 16 de Agosto de 2007
  7. VuDu

    VuDu Power Member

    Tendo em conta que um simples kernel upgrade foi o suficiente para ele deixar uma distro, não entendo como é que o atiram para "gentoos"...
     
  8. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    Depois dizem que linux é 1 bicho de 7 cabeças :002:

    Respondendo ao tópico, qualquer distro, quanto mais recente, mais suporte deve ter. Claro que depois algumas trazem drivers closed-source (como ati, firmware's ...).
    Agora, se queres mesmo aprender, pronto, vai lá pro gentoo :) ou entao, slackware ou porque não debian (puro). Tudo depende da tua disponibilidade :002:
     
  9. m4r10_PL

    m4r10_PL Power Member

    tive a esperimentar arch linux e... tenho de estudar muito ainda lol , debian nao esperimentei podes por ai o link pa sacar 32bits? e ja agora algum tutorial de gentoo ou arch..??

    obrigado, M4R10.
     
  10. Gunn3r

    Gunn3r Power Member

    Eu não sou guru, nem estudo tecnologia como muita gente aqui. Apenas sou um novato em Linux (uso Ubuntu 7.04, mas já brinquei com Mandriva, pclinuxos, Elive, Puppy) e fã de open-source em geral mas normalmente leio umas coisinhas sobre Linux durante o dia e vi uma distro que talvez te interesse.

    Chama-se TinyMe e é baseada em pclinuxos, mas para pc's mais lentos/antigos. Como pclinuxos é uma das distros do momento com mais facilidade de configuração e fácil de aprender, pode ser que seja o que procuras.

    Se tens espirito aventureiro, também podes experimentar o Elive 1.0 GEM que utiliza o desktop Enlightnement E17 e é baseado em Debian. Eyecandy para pc's mais antigos.
    Para sacares o cd do Elive, tens de contribuir para o autor, mas é possivel encontrar o ISO em sites de software na Internet (não te vou dizer onde porque acho que é justo contribuir para o homem pagar o servidor e o trabalho que teve).

    Por fim, mas mais pesadote, podes experimentar o Linux Mint XFCE edition. De certeza mais pesado que o Arch, mas ainda tens mais a papinha feita que em Ubuntu.
     
  11. m4r10_PL

    m4r10_PL Power Member

    o elive 1.0 gem parece porreiro! o mint XFCE ja conhecia! bem vou esperimentar um monte delas começando no arch , dpois logo se vê, tenho o mandriva a correr fixe no dsktop (é o meu favorito lol) mas quando actualizei o kernel para instalar os drivers da nvidia perdi o wifi .. e nao sei como instalar de novo :\ é uma pen asus 167g se alguem souber agradecia que esplicassem! voltando ao topico , eu quero uma coisa nativa de linux, por isso vou esperimentar o arch , debian e o gentoo! vou ver a minha sorte.. :)

    obrigado pelos comentarios, M4R10.
     
  12. loster

    loster I'm cool cuz I Fold

  13. m4r10_PL

    m4r10_PL Power Member

    ok, brigadao! abraço a todos :)
     
  14. m4r10_PL

    m4r10_PL Power Member

    desculpem mas nao tem muito a ver com o topic, um bocadito só! axo que fiz asneiras nas partiçoes, pus 10gigas para o / e 50gigas para o /home :S! posso diminuir o home para aumentar o / ? ou so voltando a fazer tudo de novo? é que ja tinha tudo instaladinho, tou no mandriva 2007 no meu desktop! as outras distros vou esperimentar amanha quando for comprar o disco pa por no outro pc! ajudem-me com o meu problema .. :S

    obrigado, M4R10.
     
  15. VuDu

    VuDu Power Member

    10G não te chega para a root? :|
     
  16. m4r10_PL

    m4r10_PL Power Member

    mas quando instalas os programas, repositorios nao vao po /? ou vao po /home?
     
  17. loster

    loster I'm cool cuz I Fold

    O programa vai para / e a configuração do programa vai para /home/user
     
  18. m4r10_PL

    m4r10_PL Power Member

    entao? eu so tenho mais 4gigas disponiveis, e no /home tenho 40 e tal gigas..! nao deveria estar ao contrario?
     
  19. loster

    loster I'm cool cuz I Fold

    Podes muito bem guardar toda a multimedia na /mnt, mas é sempre mais acessivel na pasta /home/user.

    O espaço que desta a cada partição não está bem, nem está mal, só podes dizer. Podes ter mil e um programas aí instalados e nenhum video por exemplo.
     
  20. m4r10_PL

    m4r10_PL Power Member

    hummm.. estao o /home serve so po multimedia? eu so quero tb so pa programas e umas musicas.. mas mesmo assim nao dá para espandir a /? posso diminuir a partiçao do windows pa aumentar o /?

    obrigado, M4R10.
     

Partilhar esta Página