1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

P3 800 c/ 256Mb Ram (apenas detecta 128...)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por andre.morao, 13 de Novembro de 2007. (Respostas: 8; Visualizações: 766)

1. andre.morao

andre.morao Power Member

Boas.

Um amigo meu pediu-me um conselho sobre que tipo de Ram tinha de comprar para o seu velhinho P3 800mhz. Eu disse-lhe - compra 1 módulo 256Mb PC133 e isso funcionará na boa.

Ele dirigiu-se à loja e lá disseram-lhe que tinham esse tipo de Ram, mas que no computador dele apenas funcionaria pela metade (128Mb em vez dos 256Mb). No entanto também lhe disseram que tinham outros módulos de 256Mb, apropriedados para o computador dele, que funcionariam por inteiro (256MB)...

Eu fiquei intrigadíssimo com a situação. Jamais ouvi falar em Ram SDR que funcionasse pela metade! O que existe de facto é Ram SDR PC133 que pode funcionar como PC100.

Conversei com esse meu amigo e disse-lhe que provavelmente o vendedor ou era incompetente ou era burlão. Aconselhei-o a comprar o módulo PC133 de 256Mb "normal".

Ele assim o fez. Chegou a casa e montou a Ram... Qual não é o meu espanto quando ele me diz que o módulo PC133 de 256MB só era detectato como 128MB...:wow:

Pensei, ou eu estou muito muito esquecido ou eu estou maluco..., mais maluco que esquecido... :)

A minha dúvida é, poderá o vendedor ter razão quando diz que aquele módulo só funciona pela metade e que existe outro módulo aproprieado para o computador em questão, que funciona 100%?? Que tipo de memória é essa???

Aguardo ansiosamente por resposta...

2. WindWalker

WindWalker Power Member

Deve ter a ver com o facto de estarem a misturar memórias com chips de um lado apenas com memórias com chips dos dois lados.

O chipset dessa mboard já deve ser suficientemente recente para reconhecer 256MB.

Penso que o facto de reconhecer 128 ou 256 dependa da mboard e não da memória em si.

Também pode ser uma limitação da quantidade máxima de memória RAM (mboard).

Experimentem com apenas essa memória colocada para ver o que é detectado.

3. ShadeX

ShadeX Power Member

Pois, infelizmente assim é... Ocasionalmente um flash com a ultima BIOS resolve algumas incompatibilidades, mas nem sempre. Alguns chipsets/mobos pura e simplesmente não aceitam módulos com mais de x chips ou single sided de alta densidade ou o raio maior.

No entanto essa situação seria mais comum em P2 e não em P3.

4. Romani48

Romani48 Power Member

só uma coisa.. tens a certeza (verifica nas RAMs) que estas são mesmo de 256mb?

5. Crusher

Crusher Power Member

Acontecia frequentemente com motherboards com chipsets i440BX que também funcionam com PIII.

Neste caso não há volta a dar a não ser arranjares memória que tenha chips de um lado só.

6. Romani48

Romani48 Power Member

hmm eu tenho uma dimm double sided de 128Mb no pc da minha sig (i440BX) a funcionar bem.. como ja foi dito ou com update á bios ou então é mesmo limitação dessa board

7. Crusher

Crusher Power Member

Só acontece com DIMMs maiores tipo 256Mb ou 512Mb.

8. Romani48

Romani48 Power Member

oh desculpa esqueci me de dizer porque tava distraido.. lol queria dizer que já tive uma dimm de 256Mb e deu bem na altura... mas tenho aqui uma de 64 que só detecta 4Mb lol.. mas isso já é problema da RAM que deve ter morrido

9. Queiros

Queiros Power Member

para ja o teu amigo deveria ter perguntado porque é que aconteceria isso... depois, se o vendedor disse aquilo algum fundamento deveria ter!! ou ia dizer para se prejudicar a ele proprio(ou loja em questão)? enfim:blubomte:...

Partilhar esta Página