P4 2.0A e MB Albatron

art_pr2k

Power Member
Olá a todos,
montei um sistema muito simples composto por:

P4 Northwood 2.0A
Mem OEM DDR 333 256Mb
MB Albatron PX845PEV PRO

Adicionalmente tem:

Grafica Asus 7100 (MX 32Mb) (ati 9700 pro ou nvidia fx no horizonte)
Leitor Pioneer DVD
Disco 40 Gb Seagate ATA 100

Uma primeira duvida é que no arranque o bios informa que a memória = 266M ??? Que quer dizer isto ? Não deveria dizer 333M ?

E já agora alguém me pode aconselhar que settings devo fazer no Bios para overclockar este bicho lá para os 2.66 (ou seja passar do FSB a 100 para 133 ...), os primeiros testes não resultaram já que mesmo um FSB a 120 resulta em blue screens irrecuperáveis no Win XP....

Podem ajudar este nabo ?
Art
 
Uma primeira duvida é que no arranque o bios informa que a memória = 266M ??? Que quer dizer isto ? Não deveria dizer 333M ?

Isto está correcto, porque estas a correr o FSB a 100MHz, sendo que a memória só estará a 333MHz quando o FSB estiver a 133MHz. Podes conseguir isto de duas maneiras: ou tens um CPU que suporte FSB a 133MHz (nao é o caso do que tens presentemente), ou entao overclockas esse até aos 133MHz.

Para o overclockares vais subindo a frequencia do FSB até que começem a surgir erros no windows ou o PC simplesmente deixe de arrancar. Nessa altura deverás subir ligeiramente a voltagem do CPU e voltar a tentar. Se mesmo assim nao conseguires resolver, volta a subir mais um pouco a voltagem.

Convém teres atenção às temperaturas, pois quanto mais elevado for o vcore, mais elevada será a temperatura do CPU, o que pode ser preocupante apartir de determinadas temperaturas.

Espero ter ajudado.
 
Thanks pela ajuda BoNjAx.

Podes explicar pff porque a indicação no arranque da memória a 266M está correcta ?

Já agora:

tendo DDR333, MB com suporte bus 667, setting no bios para fixar agp/pci a 66/33, a minha única limitação para levar o FSB a 133 está no CPU, correcto ?

Obrigado por mais esta.
 
pk o cpu tem um bus de 400 mhz logo a board limita o max da ram a 266 mhz salvo erro tipo eu de Intel percebo pouco mas posso.te dizer k o 533 é feito para aceitar as 333 mas esse não!!! tipo o k sei é k depende do CPU e da board como a board suporta 333 o cpu como é a versão A tem o bus a 400 mhz e a versão B tem o bus a 533. Depende tb do chipset se aceita ou n DDR se tem ou n suporte para ddr a 333 ou n ...
 
Back
Topo