P4 3.2 vs P4 3.0 - Ajudem-me please...

FR130

Power Member
Amigos o meu problema é o seguinte...
Tenho aqui estes dois processadores, estou para montar uma terceira máquina aqui em casa mas sinceramente queria optar pelo melhor processador ainda que as diferenças sejam tão mínimas...

os CPU's são:

sl6wewk3.jpg


sl7e4di4.jpg


Tendo em conta que o de 3.2Ghz tem apenas 512kb de cache... e o de 3.0Ghz tem 1Mb de cache...

Será que justifica mais o 3.0 que tem 1Mb ?

Era nesta questão que gostaria da vossa ajuda...
tendo em conta que a ideia é montar numa board nova com boas memórias...
 
Sem dúvida o 3.0Ghz com 1MB de cache, eu apostava nesse, além de que a diferença de 200Mhz, depois no dia a dia quase que não notas.
 
Sem dúvida o 3.0Ghz com 1MB de cache, eu apostava nesse, além de que a diferença de 200Mhz, depois no dia a dia quase que não notas.

Pois era mesmo essa a inclinação que eu tinha... é preferivel mais Cache certo?

Além de que o 3.0 parece ter a tecnologia de construção mais recente

mas se houver mais malta que tenha ideias ou conhecimentos contrários... que ditem por favor..
 
Porque não experimentas os 2? Penso que o 3GHz é superior.

Neste momento estou a tentar adquirir a melhor motherboard para ele..não estou a conseguir encontrar uma usada para o CPU.
Tinha cá uma mas não me parece que esteja a funcionar em condições por isso tou a tentar adquirir uma de socket 478 o mais recente possível.
 
para que vais usar o PC? as tantas não notas tanto a cache quanto isso

porém, vai para o de 3Ghz.. se for preciso, micro OC em cima e tens um 3.2 com 1Mb de cache :D

alem que este é mais fresco..
esperemos é que o facto de ser de uma revisão anterior não influenciar muito

mas 3Ghz/1Mb claro!
 
epá.. o pc é para tirar um pouco do uso excessivo que o meu portátil tem..

É que cá em minha casa tenho ali no quarto um XP1800+ para o meu pai.. que é o pc que está ligado á Internet, e que através de um hub, fornece a net para o meu quarto... foi o que eu lhe lá meti para ele se entreter..

Entretanto como eu á uns anos atrás fiquei sem pc principal por causa duns amigos nossos (N.I.C.) adquiri um Portatil que já conta com dois anos, sempre a bombar todos os dias..

Entretanto agora quero jogar unreal tournament III pois comprei o jogo original por metade do preço em novo, por ter sido usado uma vez ololol... e sinceramente o meu portátil na se aguenta com isso :)

queria dar uns tiros para aliviar o stress
 
já andei á procura.. mas por exemplo usadas já se foram todas... não tou a ver ninguém com isso..

Mas encontrei melhor :)

Novas... e com muito mais cabedal :)

http://www.biostar-usa.com/mbdetails.asp?model=P4M900-M4

Aqui com esta consigo:
• Memory:
Support DDR2 533/667 MHz
2 x DDR2 DIMM Memory Slot
Max. Supports up to 4GB

• Slots:
2 x PCI Slots
1 x PCI-E x1 Slots
1 x PCI-E x16 Slots

• IDE:
2 x EIDE channels (up to 4 devices)
Ultra DMA 33/66/100/133 Bus Master Modes
2 x SATA Connectors


Penso que fico bem servido.. primeiro porque já lhe posso meter a gráfica PCI-E e segundo porque xapo-lhe com 2GB DDR2 667mhz...

um dia mais tarde já tenho algum material mais actualizado é só trocar CPU + BOARD

que dizem ?
 
O de 90nm não é um Prescott? Olha que apesar dessa vantagem geralmente são mais quentinhos.

O outro será um Northwood. Sempre foi uma revisão melhor apesar de mais antiga.

Se a memória não me trair não há grandes diferenças de performance entre 512Kb e um 1Mb de cache nestes CPUs. Houveram sim grandes diferenças em todos os aspectos quando houve a transição do core Willamette para o Northwood.
 
eu de qualquer forma não me estou a ralar em questão ao aquecimento... não pretendo sequer fazer overclock ao CPU...
Pretendo é que seja uma maquinazita que até corra bem... e que não se queixe

Daí eu pretender a tal board indicada acima..

Mas agora fico na dúvida... a board diz que leva memorias 667mhz... mas claro que o sistema nunca irá tirar proveito daquilo né? mas como as 667 estão muito mais baratas que as de 400mhz... fico com memorias melhores para quando mudar, porque as de 400mhz nao me servirão para mais nada
 
Se manteres o FSB do CPU, DDR400 em dual channel até encaixam perfeitamente. Mas com o preço da DDR2 tão baixa, não há desculpa para não ires para DDR2.
 
A ideia no meu post anterior era que a partir de DDR400 para cima não irás notar grande diferença em performance. O FSB do P4 é a 800MHz efectivos numa largura de bus de 64bits e as memórias DDR400 em dual channel numa largura de bus de 128bits... ambos na teoria oferecem até 6,4GB/s.

Se passares para DDR2 irá haver mais largura de banda por parte das memórias, mas como não vais fazer qualquer oc, logo mexer no FSB, não vais notar qualquer melhoria em termos de rendimento de DDR400 para DDR2-667. Só faria mais sentido num Core2 Duo com FSB a 1066 ou mesmo a 1333MHz.

Mas nem vale a pena pensares na performance. Essas DDR2 sempre se irão aproveitar noutro sistema e estão de longe mais baratas.
 
Bem se tudo correr como espero irei montar o seguinte pczito..


CPU Intel P4 Prescott 3.00GHZ/1M/800
Board Biostar P4M900-M4 FSB800 - PCI-E x 16 slot DDRII-667[4GB] - SATA
2GB DDR2 Kingston 667Mhz
 
diz me..

tu ainda nao tens nada da maquina?

é que para que vais investir num 478 então?
ao menos um AMD 3800+.. tenho um para media center, ta me so a faltar a motherboard que tive uns problemas.. e aquilo são 18ºC idle e é bem mais rapido que esses.. alem do mais é mais moderno... e uma motherboard com grafica integrada, meu caso, fazes um grande PC.. pelo preço desse..

ah e dizes que encontras te melhor?? são chipset VIA! não se compara nem de perto com os intel
 
Só acho que andar a montar um Pentium 4 nos dias de hoje para jogar (falaste do UT3 que não é nada meigo) a não ser que fique mesmo uma pechincha mais valia comprares um PC novo budget com um Phenom X4
 
Back
Topo