P4... 32 ou 64 bits ?

|[-BooT-]|

Folding Member
oi pessoal...
eh o seguinte... na semana passada tava a ter uma aula de informatica e o stor disse k o P4 era um processador de 64bits, k funcionava internamente a 64 e comunicava com o resto dos componentes a 32bits. eu disse ao stor k n concordava e ele ficou na duvida. 2 dias depois veio-me dizer k tinha ido actualizar os seus conhecimentos relativamente à duvida dos P4 e disse k afinal os P4 funcionam a 64 internamente e externamente, ou seja, inteiramente 64bits... quando perguntei ao stor "entao pk eh k soh agora eh k fizeram uma grande festa quando saiu o amd a 64bits?! e pk eh k soh agora eh k tao a fazer sistemas operativos a 64bits como o suse linux ? e pk eh k esses sistemas operativos vêem optimizados para amd se a intel segundo diz tem processadores a 64 bits há mais de 2 anos?!" o stor ficou calado... mas prontos... o k eu keria vir aki esclarecer é, os P4 são 32 ou 64bits ?

as tantas o stor até pode ter razao, mas...
 
boas , os p4 todos são 32bits , só o P4 EE é que é 64bits , EE quer dizer Extreme Edition foi processador que a intel fez pra competir com o AMD64 mas nem sei se esse EE vai sair ca em Portugal . :)

Abraços
 
O teu professor não se estava a referir a nenhum bus interno do PIV. Do genero o bus das caches, etc?

Edit: O EE 64 bits? Onde é que o pessoal anda a tirar essas ideias?
O EE é um Xeon.
 
Originally posted by Nemesis11
O teu professor não se estava a referir a nenhum bus interno do PIV. Do genero o bus das caches, etc?

ele inicialmente tava a dizer k era 64bits para comunicar com a cache e fazer processamentos... e 32bits para comunicar com as mems, etc...

mas depois disse k era inteiramente 64bits
 
Originally posted by |[-BooT-]|
ele inicialmente tava a dizer k era 64bits para comunicar com a cache e processamento... e 32bits para comunicar com as mems, etc...

mas depois disse k era inteiramente 64bits

Pois, se não me engano a comunicação com a cache é feita por um bus 64 bits.....
Mas deixo isso a quem perceba mais que eu.

Quanto ao resto, por enquanto, Intel + 64 bits = Itanium.

Entretanto, se quizeres dar uma vista de olhos ( http://www.chip-architect.com/ ), deves ter paar aí algum artigo sobre o PIV.
 
Gostava de saber onde foram encontrar esse valor de 64-bits. É que agora fiquei na duvida, pois segundo o que aprendi num curso que frequentei à uns tempos atrás, o Pentium 4 trata-se de um processador RISC IA-32, de 7ª geração. Aprofundando um pouco mais o que aprendi, a memória cache L1, que no caso do P4 não possui cache de instruções, em vez disso uma cache de microinstruções que é capaz de armazenar 12.288 microinstruções (corrigem-me se estiver errado), sendo que cada microinstrução tem 100 bits, o que dá um total de 150KB. Em relação à cache L2 comunica através de um barramento dedicado de 256 bits, 4x mais rápido que o desempenho dos processadores anteriores, que usavam um caminho de 64 bits. A nível de barramento externo, o P4 transfere 4 dados por pulso de clock, utilizando um barramento externo de 100MHz.

Já a nível de cpu's 64-Bits da Intel, aprendi nas aulas que a arquitectura desses novos processadores não será mais RISC mas sim VLIW (very long instruction word), sendo que a Intel chama essa arquitectura de EPIC (Explicitly Instruction Computing), que no fundo é a mesma coisa. segundo o que sei essa tecnologia estava sendo desenvolvida entre a Intel e a HP, mas isso foi o que aprendi à uns aninhos atrás.. posso já estar desactualizado. LOL
 
boas , posso tar em erro se EE é 64bit ou n mas pelo que tive a ver nas reviews por ai tem aparecido algumas a dizer que o P4EE é 32Bit pq ta com os 64Bit desactivados.

Abraços
 
Prontos tou errado :) desculpem mas apenas escrevi o li n sabia se era verdade ou n , mas prontos é com estas coisas que se aprende :)

Abraços
 
O que se fala dos 64 bits "desactivados", não é no EE é nos que vêm a seguir.
Além disso, ainda é um rumor ( um rumor antigo, desde o Yamhill )
 
E não deve ser o unico professor mal informado que temos em Portugal. Tive um à uns anos atrás que se enganava a respeito da memória cache de alguns processadores (curiosamente só se enganava a respeito de cpu's da AMD) :rolleyes:, e outro que julgava que USB2.0 e USB1.1 atingiam as mesmas taxas de transferencia de dados, e que o Firewire era MUITO superior a USB2.0. LOL.. :D
 
pnabais: vou ter k aturar este stor durante cerca de 1500horas de formaçao... vai ser ele a dar todas as disciplinas de informatica deste curso :rolleyes:

e eh verdade
NEWSFLASH

isto foi durante a aula de hoje

numa conversa sobre arquitecturas RISC e CISC
"Foi graças à AMD k os novos Pentiums sao processadores hibridos"

continuando a falar de arquitecturas e sistemas antigos
"... os processadores a 64bits são relativamente novos..." e eu a pensar "será k ele já se apercebeu k soh agora eh k tão a aparecer os processadores a 64bits ou será k ainda vai ateimar com o pentium 4?" quando ele acaba a frase dizendo "... soh há 10 anos é que apareceram quando saiu o primeiro pentium"... pronto, foi desta... assim k ele disse isso.. cairam-mos ao chão... eu nakele momento apetecia-me bater com a cabeça na parede, mas aguentei-me

eh um caso perdido



ps: eu sei k ja existem processadores a 64bits ha algum tempo... mas eh RISC
 
Back
Topo