P4... 32 ou 64 bits ?

isso ja depende de que firewire te refiras

attachment.php
 
Originally posted by kanguru
profs porreiros :P

da pa fazer rede por firewire ou usb2 ? isso é mais rapido que uma rede de 100Mbits :P

Por FW dá sem grande espiga.
Por USB2 só com um cabo especial.
Mas não esperes grandes desenpenhos, usa antes gigabit que ficas mais bem servido.
 
A respeito do Firewire, ou eu muito me engano mas no tempo que tirei o curso de hardware, não existia essa nova versão Firewire. ;) Espanta-me é como as pessoas ensinam coisas sem ter a noção correcta do que estão a falar. Ainda por cima o prof era engenheiro. :eek:

Tafinho, eu também prefiro dispositivos Firewire em vez de USB 2.0. ;) O que aconteceu foi que ele comparou as velocidades de USB1.1 e 2.0 como IGUAIS. A partir do momento em que ele diz que USB2.0 e 1.1 são a mesma coisa em termos de rapidez, penso que isso diz tudo. A piada foi essa. :D


EDIT: Mas de resto até foi um bom professor. As unicas nódoas negras foram mesma a falta de conhecimento a respeito de alguns cpu's AMD e a respeito do BUS USB.
 
Última edição:
ja agora tb kero participar pk sou da turma do [Boot] e tb ouvi akelas "barbaridades"!

enfim ontem disse k imaginem ja existem cpus de 128Bits há algum tempo! nao é [Boot]? :-D :-D :-D
 
Originally posted by Praetorian
que no caso do P4 não possui cache de instruções, em vez disso uma cache de microinstruções que é capaz de armazenar 12.288 microinstruções (corrigem-me se estiver errado), sendo que cada microinstrução tem 100 bits, o que dá um total de 150KB.

A trace cache do P4 tem 8KB e não 150KB...
Não sei onde o teu prof foi buscar esses números, até porque a intel não divulga, só diz que tem 8KB
 
Originally posted by Tafinho
A trace cache do P4 tem 8KB e não 150KB...
Não sei onde o teu prof foi buscar esses números, até porque a intel não divulga, só diz que tem 8KB

Oki Doki :)

Fui buscar o meu velho caderno de apontamentos (que usava nas aulas) e tem lá o seguinte:

Cache L1: Cache L1 de dados de 8KB. Não tem cache de instruções. Em vez disso, tem uma cache de microinstruções que é capaz de armazenar 12.288 microinstruções. Cada microinstrução da arquitectura de 7ª geração tem 100bits, significando que o cache de microinstruções possui 150KB.

Ker dizer que o que aprendi estava errado? Mais uma para a conta pessoa do prof então. :rolleyes:
 
1) De mencionar que os P4 ainda não eram comercializados na altura que estive tirando esse curso. :P

2) E não se tratou de nenhum curso que aprofunda-se a aquitectura dos processaodores. O curso foi mais direcionado para outra area, de qualquer forma tivemos umas aulas a esse respeito. :)
 
Só uma correcção.
A trave cache não tem 8KB... ou pelo menos a intel não confirma, o que está mal (e MUITO) é que as uOps não têm 100Bits... têm 32bits... Daí o nome de microOps.
 
Originally posted by |[-BooT-]|
Tafinho

resumindo e concluindo os P4 são efectivamente processadores de 32bits, certo?

99% certo.
Têm umas muito poucas instruções de 64 bits, mas toda a ALU e MEM continua a ser de 32bits, e é isso que interessa.
 
A conclusão que eu tiro de tudo isto é que não se pode confiar em tudo o que aprendemos hoje em dia nos cursos que tiramos. Quem diria que um sr engenheiro com certificação MCSE fosse tão "ignorante" assim ao ponto de falar sobre coisas que não entendia. :confused:

Dá que pensar... :rolleyes:

..estou me referindo ao meu antigo stôr..
 
Eu tenho o meu portatil ligado ao pc por firewire para partilhar net e transferir ficheiros , e posso garantir uma coisa , um ficheiro de 40 Mb demora 2 ou 3 segundos a passar de um para o outro , e estou a usar o cabo firewire da minha camera de filmar , portanto nada de especial,mas k é rapido la isso é ...

Quanto ao stor, voces nao se esqueçam k na informatica é preciso tar sempre a actulizar a carola e so se vivessemos em frente a um monitor é k sabiamos tudo , so peca por falar de coisas k nao tem a certeza....
 
pois é... pensava eu k ja estava por terminada a conversa mas nao... >(

hj voltámos a dar arkitecturas e os eskemas k o stor mostrou diziam lá

8086 16bits
80486 32bits
pentium 64bits (isto engloba todos os pentium)

quando um colega meu o confrontou dizendo que andou a procura em todo o lado e soh encontra a dizer k sao de 32bits ele disse k não, k o livro de onde ele tirou akilo eh k tah certo.

e dps eu disse k tinha tado a ver o roadmap da intel k se soh para o ano eh k vão aparecer os processadores intel com instruçoes de 64bits. e ele respondeu "entao mas estamos a falar de coisas diferentes, isto que aki está eh a dizer k os pentium têem possibilidade de manipular 64bits, não têem suporte para instruçoes de 64bits" e eu disse-lhe "entao sao processadores a 32bits" e ele "não, sao a 64" e eu calei-me pk um teimoso n teima sozinho.

vou neste momento mandar um mail para a intel para eles me esclarecerem de vez e formalmente... :-D
 
Back
Topo