P4 3ghz HT overclocking

LIDH

Power Member
boas, eu sou novo nestas andanças do Overclocking..

tenho uma board Asus P4S800D-X e tenho um pentium 4 3ghz HT prescott socket 478

tive a brincar um pouquito com os overs e consegui po-lo a 3.4ghz.

agora estabilidade já e outra coisa, com o orthos ele da-me erro logo pra i ao fim de 2 minutos.

as temperaturas nao passam de 53ºC em full com o cooler de origem..

gostaria de saber o que se passa..

as memorias são uma ddr 400 e uma ddr 333 com o over a de 333 ta a trabalhar acima da frequencia máxima dela(de origem) o problema poderá vir daí?


Agradecia ajuda, é que parece-me que este CPU aguenta mais overclocking, apenas nao estou a conseguir puxar mais por ele.


ps: já tive a tentar po-lo a 3.6ghz (fsb a 240mhz), mas ai nem sequer aparece imagem na POST, e nem chega a aparecer imagem..

estão aqui algumas informações que considerei necessárias: http://img152.imageshack.us/img152/9305/informaesrh8.jpg
 
Primeiro essas rams limitam-te bastante, rams diferentes, timings, voltagens, latências diferentes é mau.

e já aumentaste o vCore? ou a voltagem das mems?

cumps ^^
 
pa..ja andei a passear pela bios e nao vi nada relacionado com as voltagens :| será que esta board nao me deixa alterar as voltagens?
 
Provavelmente n de para aumentar as voltagens... e o problema deve ser nas voltagens...

Pelo menos 3.8 devia chegar...

Tenta actualizar a bios

Cumps
 
pois..irei tentar fazer um update, e que o processador nao aquece nada mesmo.
agora tenho outra duvida, será que a ram aguentará ficar a 400mhz ( a ddr 333)?
precisarei de por um cooler/dissipador para refrigera-las?
 
pa..o cpu nao passa dos 53ºC (a full) mas em funcionamento normal nao passa dos 48ºC e em idle anda na volta dos 38ºC(dependendo da temperatura ambiente tambem)

vou tentar por a ram a trabalhar a 266 e depois dou OC e vejo se fica estável..

edit: tive a reduzir a frequencia da ram e puz o cpu a 3.6ghz (240x15) e deu-me 1 erro de checksum na bios..fiz clear cmos, voltei a iniciar a 3.6ghz e a ram a 266mhz e ao iniciar o windows ele crashou, fui ver as temps e andava a 50ºC na bios..reduzi para 3.4 e ele ficou-se a 50ºC na bios..mas ja iniciou o windows bem, mas instalei 1 jogo e fui jogar..(puxei ao max pelo pc no jogo tudo ao max) e ele crashou..
agora puz-o a 3.2ghz e fiz o bench do prime e no everest ja vi temp a 57ºC..

axo preocupante..o que que aconteceu? fiz clear cmos e ele agora anda a aquecer +? LOL
 
Última edição:
pa..o cpu nao passa dos 53ºC (a full) mas em funcionamento normal nao passa dos 48ºC e em idle anda na volta dos 38ºC(dependendo da temperatura ambiente tambem)

vou tentar por a ram a trabalhar a 266 e depois dou OC e vejo se fica estável..

edit: tive a reduzir a frequencia da ram e puz o cpu a 3.6ghz (240x15) e deu-me 1 erro de checksum na bios..fiz clear cmos, voltei a iniciar a 3.6ghz e a ram a 266mhz e ao iniciar o windows ele crashou, fui ver as temps e andava a 50ºC na bios..reduzi para 3.4 e ele ficou-se a 50ºC na bios..mas ja iniciou o windows bem, mas instalei 1 jogo e fui jogar..(puxei ao max pelo pc no jogo tudo ao max) e ele crashou..
agora puz-o a 3.2ghz e fiz o bench do prime e no everest ja vi temp a 57ºC..

axo preocupante..o que que aconteceu? fiz clear cmos e ele agora anda a aquecer +? LOL

Bem se ele aqueceu e pk a temperatura do citio onde estavas pode ter subido, mas mesmo assim vai a bios e poe a fan do dissipador em performance mode! Quanto ao OC eu achos que o ideal para ti eram os 3.4 mas tens de ver se isso estabilisa porque caso contrario os crashs vao ser constantes! ha e lembra-t de uma coisa quando oc o cpu tas a tirar mhz as rams por isso aconselho-t a overclockalas para estabilizar o sistema!
 
Tenho um igualzinho a esse, e tive com ele muito tempo a 3.4...

Tenho 2 ddr400 512mb, e neste momento, apenas não o tenho a 3.4 devido à temperatura... em full, por vezes atingia os 60º e pouco...

A 3.6 ele crasha-me a fazer boot, pois a minha board (p4s800-mx) não me deixa alterar as voltagens, assim como a tua...

Neste momento tenho-o a 3.2 e a full, anda-me pelos 53 em funcionamento normal, 42 +/-...

Amanhã vou fazer uns testes com ele a 3.4 e depois digo mais alguma coisa...
 
Última edição:
boas retmix2..se fosse possivel gostava que me ajudasses numa cena, uma vez que os meus conhecimentos nos pc´s são os básicos..
já há muito tempo que ouço falar nos oc..e ando muito entusiasmado com essa ideia:003::lol:...
só que o problema e que eu não sei por onde começar..será que me podes ajudar do início ao fim??eis a descrição básica do meu hardware..
p4 2.8ghz..
ram 512mb ddr 400..
disco de 80 gb ide..
gráfica ati radeon 9250 256mb agp8x

please podes-me ajudar a fazer o oc??manda resposta para [email protected]
cmprmnts..
 
boas retmix2..se fosse possivel gostava que me ajudasses numa cena, uma vez que os meus conhecimentos nos pc´s são os básicos..
já há muito tempo que ouço falar nos oc..e ando muito entusiasmado com essa ideia:003::lol:...
só que o problema e que eu não sei por onde começar..será que me podes ajudar do início ao fim??eis a descrição básica do meu hardware..
p4 2.8ghz..
ram 512mb ddr 400..
disco de 80 gb ide..
gráfica ati radeon 9250 256mb agp8x

please podes-me ajudar a fazer o oc??manda resposta para [email protected]
cmprmnts..

Pa tmbm n sou pro mas ja dou uns tokes... Ja te add no msn

CUmps
 
Back
Topo