P4 Dual Core (EE 840) Benches!!

Tb acho que a MS fez uma boa opção ao não introduzir mtas coisas novas no xp x64. A verdade é que, sempre que a MS se concentra em corrigir os bugs já existentes e não em adicionar novas funcionalidades de utilidade duvidosa, o SO sai sempre melhor.

O melhor do WinXP X64 está "under the hood" ;)
 
O Anandtech meteu a segunda parte do artigo e chega a mais conclusões interessantes

A AMD vai ter dual core exactamente quando?

Pela primeira vez em bastante tempo estou a considerar um processador da intel...
 
Isso para mim e treta. Ainda hoje estive a fazer contas de transformadores de 170 MVA ou seja mais ou menos um milhao de vezes essa potencia (tem dissipadores do tamanho dum carro dos lados)
Depois pago menos de metade da conta de electricidade das outras pessoas portanto... Siga pra bingo
A melhoria de performance disso quando se começa a puxar pelo sistema a meter umas cenas em cima das outras como eu faço sempre +e que me agrada
 
Esta CPU deve ser excelente no seguinte: dois monitores ligados à mesma máquina, num estamos jogando e no outro pode-se fazer qq outra tarefa desde gravação; encodings; net; office, video, etc.

Claro que teremos de fazer uma pause no jogo, mas não deixa de ser uma excelente opção ;)
 
timber,

"A AMD vai ter dual core exactamente quando?"

Na versão servidor, o lançamento segundo o inquirer deve ser dia 21 de Abril
http://www.theinquirer.net/?article=22386

Na versão desktop, possivelmente só no segundo semestre.


ps: quanto fizeres "as contas" a consumo de energia, não te esquecas do pequeno pormenor de que um PC pode estar ligado 24H por dia todos os dias.
 
O problema dos 115w não é o consumo de energia mas a energia dissipada.

O meu A64 a 2500mhz dissipa +/- 85w e em full load com o xp-120 vai para os 43graus. Agora com mais 30w em cima fikaria muito mais quente. E 115w é em default, a 4ghz como eles mostraram deve ser bem mais.

A juntar ao preço do cpu 8xx juntar uns 150€ para watercooling. O que até nem é assim tão disparatado já que é o que a maioria já faz actualmente.
 
pnabais disse:
timber,

"A AMD vai ter dual core exactamente quando?"

Na versão servidor, o lançamento segundo o inquirer deve ser dia 21 de Abril
http://www.theinquirer.net/?article=22386

Na versão desktop, possivelmente só no segundo semestre.


ps: quanto fizeres "as contas" a consumo de energia, não te esquecas do pequeno pormenor de que um PC pode estar ligado 24H por dia todos os dias.
Ora muito obrigado
Para o segundo semestre? Bem vou ver os testes dos Opterons e depois logo me decido. Os A64 DC acho que teriam mais rendimento que estes P D. Isto com base na performance single thread da AMD.
Não tenho pressa. O meu Bartonzito pode se aguentar mais um pouco.
 
Agora só falta os jogos com multithreads... :P E não me parece que surjam muitos num futuro próximo... Agora quem anda metido em rendering 3D e outras apps que suportam multiplos processadores/cores ai vale a pena...
 
lá se vai a guita tb para a memoria pk dificilmente 512 mb chegaram para alimentar um animal desses se quiseremos ter 2 SO a correr ou aplicações que exijam grandes quantidades de informação ... acho que n tarda mto o standard vai ser no minimo 1,5 gb de memoria ...
 
Sandman disse:
Agora só falta os jogos com multithreads... :P E não me parece que surjam muitos num futuro próximo... Agora quem anda metido em rendering 3D e outras apps que suportam multiplos processadores/cores ai vale a pena...

Qualquer pessoa que tenha algo a "trabalhar" em background e jogue por cima vai notar ganhos com isto..
 
Nemesis11 disse:
Se estas a a falar do Vanderpool/Pacifica, penso que não. Pelo menos o Pacifica só para o ano.
O Vanderpool da Intel não sei bem.

Atenção que não é uma questão de permitir ou não correr dois SO. É uma questão de "ajudar" a virtualização (performance e estabilidade). Vai ter que haver sempre software pelo meio, seja Vmware, Xen, etc.
Correr dois SO ao mesmo tempo já o podes fazer hoje.
.

Pois o que me interessava era poder correr linux como SO principal e dps a partir do vmware correr windows sem problema e poder até jogar e isso nesse windows virtual, o que não é possivel actualmente (acho eu).

Quanto aos processadores em si, neste momento se calhar o FX-55 rende mais. Mas deve-se começar a fazer tambem jogos que usem multi threads para tirar partido dos dois cores. Ou não?

Quem diz jogos diz outro programa qualquer.
 
O fazer código que seja suposto fazer multithreads já existe à séculos, não me lembro de sequer um jogo optimizado nesse sentido, o software que tem esse tipo de optimização para 2 ou mais cpu's custa milhares de baldes de massa.

Isto porque esse tipo de código tem 3 inconvenientes, dá trabalho, perde-se imenso tempo e dá ainda mais trabalho! :D

Até os pequenos exemplos de como fazer software com várias threads para distribuir pelos cpu's fazem um gajo partir a carola completamente...imaginem um jogo com porradas de gigabytes de código.
 
N vejo grande vantagem nos dual core, mais calor mais caros, enfim só quando a maior parte das aplicações forem multitask é k penso nisso.

Principalmente os jogos, mas isso vai demorar e muito, para alem disso fica muito muito mais caro desenvolver jogos com varias threads, e mesmo assim só e possivel em partes dos jogos n no jogo completo.

Embora tenha varias aplicações a correr ao mesmo tento estas sempre e competir pelo HDD e pela RAM, n pelo CPU.

Só se o CPU fosse capaz de internamente alocar as varias instruções aos 2 CPU sem perder o sincronismo e k tremia-mos grandes ganhos, mesmo em aplicações single theread.

Isto vai ter de ser aplicado com cpu com 4 cores ou mais, ate lah isto e só pra aplicações servers, para o resto simplesmente n compensa.
Como tal dual core n esta na minha lista, pelo menos no próximo ano.
MHZ ainda rula ;)

EDIT:

Alem de isso n se esqueçam k pelo preço (ex. hipotético) de um 3Ghz dual compro 1 4Ghz single, e vou tirar muito mais vezes partido dos +1000hz do single do k do benefício do 2 core do de 3Ghz, em aplicações dektop :rolleyes:
 
Última edição:
kanguru disse:
Pois o que me interessava era poder correr linux como SO principal e dps a partir do vmware correr windows sem problema e poder até jogar e isso nesse windows virtual, o que não é possivel actualmente (acho eu).

Não é possivel (pelo menos até hoje :D). Mas o interesse existe.
Hoje saiu o Vmware 5 e "escondido" na documentação, está isto:

Experimental Support for Direct3D

Ainda não experimentei, mas pelo que está neste doc, dá para ter o 2000/XP instalado como guest num host Linux e correr aplicações direct3d dentro da VM.

Claro que isto por agora ainda tem muitas limitações. É preciso ter placa nVidia/Ati com os drivers instalados (ao contrario do OpenGL, que corre em emulação dentro de uma VM), algumas coisas do direct3d ainda não funcionam e a performance não deve ser nada de jeito.

Um dia será mais viável.
 
Última edição:
Zar0n - ve a preview do Anando em que se usam várias aplicações "normais" em multi-tasking...claro que se como tu disses so fores utilizar uma aplicação de cada vez não te serve de nada...

/me cant wait to see dual-core cpus out :D
 
Back
Topo