P4 Prescott 3ghz..

mashyy

Power Member
Boas,

Eu experimentei fazer overclock a um processador que tenho de um P4 3GHz numa board ASUS com DDR2 533.

Sou novato nestas andanças do overclock e gostava de saber quais os sintomas quando acontece "isto e aquilo"...

Na bios alterei um valor que estava por defeito a 200... penso que tenha sido o bus speed.
Actualmente está como na imagem q se segue... (e as memorias estao a 560mhz)

my.php


Eu já o consegui por a 3.5ghz mas achei um pouco instavel porque as temperaturas em esforço atingiam os 78º, mas em idle ele faz geralmente sempre a mesma temperatura, entre os 40º e os 50º (tenho uma stock cooler)

Outra coisa que notei e isso é que me deixa receoso é o facto de quando ponho o sistema em overclock, quando faço um simples restart ele faz shutdown ao windows e depois desliga-se mesmo... passado uns segs volta-se a ligar, mas nao acho mt piada a isso ate porque com as brincadeiras de estar sempre a reiniciar e experimentar settings acho que lixei um disco antigo de 12gb q tinha aqui ligado (tive q o substituir pelo actual)...

Gostava que me dessem uma ajuda e uma melhor noção... e algumas opinioes de overclock sem que danifique o sistema, consoante o material q tenho..

cumps
 
... algo que aprendi aqui é que OC nisso é um bocado complicado com stock cooler, porque PrescHOT!! :004::004:

Portanto o melhor será mesmo um novo cooler...
 
Mas quanto às temperaturas... são normais?
Ele quase em default atinge sempre os 60 e tal graus e eu acho estranho...

Se atingir os 78º não será +/- normal para o processador? Ele não aguentará?

cumps
 
Baixa a temperatura disso. Nova pasta térmica e/ou outro cooler. Isso devia ficar abaixo dos 60/65, isto com o stock cooler.

Estás a arriscar ficar sem motherboard por causa do calor.
 
Sim a pasta termica é uma nova da coolermaster pq ele aqui ha uns tempos disparou aos 100º e decidi desmontar o cooler e limpar td e reparei q n tinha pasta termica quase nenhuma.. depois disso normalizou a temperatura..

Em relaçaõ ah motherboard pq é q é ela q esta em risco de queimar?

Eu mexi no fsb e tal.. é o chipset da board q vai primeiro q o processador se estiver mt quente?
cumps
 
Lol, por causa do calor... e não é o chipset, é a area a volta do CPU.

Os Preschot tendem a aquecer muito e se não controlar mos bem as temperaturas isso só dá porcaria.

Alem do mais para pasta térmica penso que uma Artic Silver 5 seria o mais ideal...
 
Ah ok..

Eu ate agora so mexi no fsb, agr ate aumentei um pouco mais para 220, está a 3.3ghz e a memoria esta a 586mhz (de origem 533)

Para que serve mexer na voltagem? se eu aumentala o processador aquece mais ou o q é q acontece?

Não é arriscado a memoria estar a ser alvo de mais bus em conjunto com o processador? como é q sei q elas estao mt quentes?

cumps
 
Ok thanks..

Já agora em relação às memorias que cuidados é q devo ter para me certificar q elas nao keimam?
E que voltagens deverei utilizar para o cpu?

cumps
 
Elas não queimam, lol, alias se forem OEM ou fraquitas daqui a bocado vais ter que por uns divisores, se não ou o Windows não te arranca ou o PC vai tar sempre a ir a baixo..
 
Pois, a memoria é 512 ddr2 533mhz da kingston..

no cpuz ja tive a 2:3.. elas aguentam bem prai ate aos 630mhz.. mas depois se quizer começar a esticar mais, nem sequer arranca.. começa a board a dar erro a "falar" nem eu consigo bem entender o q diz... depois desligo, e a board poe tudo no default...

mas elas nao queimam? os divisores servem para que?

e ja agora, aumentar a voltagem nas memorias serve para quê? eu tinha a 2.00V mas n notei diferença...

cumps
 
reparem nisto... sem overclock... será q este tipo de processador estao preparados para suportar temperaturas mais altas? é q funcionam mt kentes mesmo estando em default!!!



passado mais 1min ou 2 ja estava nos 74º...

cumps
 
reparem nisto... sem overclock... será q este tipo de processador estao preparados para suportar temperaturas mais altas? é q funcionam mt kentes mesmo estando em default!!!



passado mais 1min ou 2 ja estava nos 74º...

cumps

já te disse mais que uma vez, que eles são assim!
Podes claro baixar as temps, com nova pasta térmica, novo cooler, mas dessa classe são todos assim

Um primo meu tem um P4 2.8 PrescHOT :P e anda sempre nos 63º idle e em full nem sei onde vai...

isto com caixa aberta/fechada, é quente :P
 
Mas ainda nao percebeste que:

OC com Stock e Prescott nao dá muito jeito.

Quem o WindWalker e eu já tivemos Prescott... para fazer OC precisas de baixar essas temps, compra um cooler nem que seja um barato que te ponha as temps por volta do 50° no minimo.

Quanto as memorias já disseram quse tudo, experimeta.

cumps
 
@mashyy quando é que vais pôr a descrição do teu sistema no My System?

este pc q tenho estado a experimentar é o do meu irmao.. o meu pc novo ainda está para vir.. chega esta semana em principio :P depois andarei de volta dos overclocks no E4300

atlante ok man obrigado! obrigado romani48!

cumps a todos
 
Olá desaparecido :P

Eu ainda tenho o Prescott.

Faz 48ºC máximos com um Ninja...No Inverno E com aumento de Vcore (com Vcore de origem não passa dos 43ºC em full :berlusca:)

No Verão, aumento de Vcore é melhor não...Não tenho vontade de ficar sem fonte ^^

Damn hot, or not :D

Não mexas por enquanto no Vcore.
 
Back
Topo