1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

P4 vs P M

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por mafas, 6 de Fevereiro de 2006. (Respostas: 10; Visualizações: 728)

  1. mafas

    mafas Power Member

    Depois de ler tanto sobre as virtudes dos Pentium M, pensei que o meu novo portátil com um Pentium M 750 fosse pelo menos tão rápido como o meu P4 540 a 3.2GHz. A verdade é que desde o início achei que o M nem se aproximava. Fiz os testes do Sandra (a 1,87 GHz fixos) e as impressões confirmaram-se, com o P M a ficar muito atrás! Mesmo a jogar Age of Empires III dá muitos soluços, mas aí pode ser a X700 a engasgar-se. Também já fiz um teste bem simples, iniciar em simultâneo uma procura num PDF gigantesco de uma tese de doutoramento e o resultado não podia ser mais esclarecedor, o P4 elaborou a lista em menos de 3s, o outro deve ter levado quase o dobro.

    Em comparativos como o do Tom's Hardware (http://www.tomshardware.com/2005/05/25/dothan_over_netburst/page11.html) o cenário parece ser outro, mas em utilização real, acho o P4 bem mais rápido.

    Talvez seja por ser um portátil, mas as especificações são muito idênticas: 1 GB ram, discos sata, gráficas equivalentes.

    Gostava de conhecer outras opiniões sobre este assunto, talvez o meu seja preguiçoso :rolleyes:
     
  2. God_Lx

    God_Lx Folding Member

    Corre o Super_Pi... E não te esqueças da quantidade/velocidade da ram, ou da gráfica diferente, ou do disco de 7200rpms no desktop...
     
  3. mafas

    mafas Power Member

    Quando for a casa experimento com o P4.
    Para já obtive este resultado com o portátil:
    + 000h 00m 41s [ 1M]

    Neste forum http://www.babooforum.com.br/idealbb/view.asp?mode=viewtopic&topicID=119705&num=20&pageNo=120
    um tipo fez 44s com um P4 [email protected] e outro 43s com A64 3000+ Venice @2052

    Parece que afinal não é mauzito!
     
  4. God_Lx

    God_Lx Folding Member

    Tá explicado pelos vistos ;)
     
  5. timber

    timber Zwame Advisor

    Os portáteis tem discos rígidos miseráveis em relação a um desktop
    Quando abres ficheiros e afins o portátil parte logo com uma grande desvantagem
     
  6. mafas

    mafas Power Member


    É certo, mas por exemplo quando se tem um PDF aberto, penso que o ficheiro fica todo em memória já estamos a falar de máquinas com 1GB, então como se explica a diferença na performance da procura? O P4 tem 2x512MB DDR 400 em dual-channel e o P-M 2x512 DDR2 400, não sei se o dual-channel faz muita diferença.

    E mesmo em relação aos benchmarks de CPU do Sandra, porque haverá uma diferença tão grande?
     
  7. tetsuo

    tetsuo 1st Folding then Sex

    Só o facto de ser DDR2 a 400mhz perde para DDR400! Pq?

    Por causa dos timmings das memórias! E depois sim os discos têm grande influência num computador.

    Eu passei de discos IDE 7200rpm que não são assim muito rápidos, para 2x60gb em raid0 a 5400rpm e mesmo assim consigo ver que a diferença de performance ainda se nota, pouco mas nota!

    Não queiras comparar uma plataforma desktop com o portátil.
     
  8. timber

    timber Zwame Advisor

    Não se pode tirar conclusões tão simplistas. Não se sabe como "funciona" o Acrobat Reader. Terias que testar com mais aplicações. E repetir testes para eliminar anormalias estatísticas.
    Só o dual channel duplica a largura de banda de memória e as memórias DDR geralemnte tem timmings melhores que as DDR2. Além dos discos.
    Para tirar conclusões dessas terias que arranjar uma motherboard desktop para o Pentium M e usar componentes iguais no maior número possível de situações.
    Este tipo de conclusões é o mesmo que dizer que porque no outro dia sai primeiro dum semáforo que um Porsche 911, o meu carro é claramente mais rápido que um 911
     
  9. mafas

    mafas Power Member


    Então qual achas que é a melhor forma de comparar os 2 cpus, sem ter que desmanchar os computadores ou comprar boards novas?...
    Atenção que falo só dos cpus, já sei que há diferenças entre os discos, a ram, a gráfica, etc.

    Essa comparação entre o Porsche e o teu carro parece-me algo descabida. Para além do PDF tentei dar outros exemplos que suportassem o que "senti" ao utilizá-lo no dia-a-dia, como os benchmarks do Sandra que ainda ninguém comentou.
     
  10. timber

    timber Zwame Advisor

    Olha experimenta ir a um ou dois sites de testes (estilo o anandtech) e procura testes de cpus e vê o procedimento padrão dos gajos
    E repete
     
  11. God_Lx

    God_Lx Folding Member

    Bem, a unica opção válida, e mesmo teres uma board pra desktop, meteres a mesma ram, mesmo disco... Tudo o k seja diferente os testes não valem boi... Não há maneira de testar apenas o CPU..

    Para teres uma ideia os Dothan clock por clock são bastante equivalentes aos FX-55, portanto considera esse 1800Mhz ligeiramente superior ao AMD64 3000+, claro que não será em tudo...
     

Partilhar esta Página