P4V800D-X e uma 6600 GT Pci Express 256Mb

rCrew

Power Member
Pessoal adquiri uma P4V800D-X da asus, o ultimo modelo da asus para soket 478, a board vem com compatibilidade para AGP 8x e com Slot PCI Express, que de acordo com informações que vêm no site da asus é PCI Express 16x.. só que entre parêntesis têm (4x mode only) ou seja 4x modo real, como já vi traduzido em alguns site a falar desta board. Adquiri tambem uma gráfica da Gigabyte 6600 GT 256Mb PCI Express ( uma que vem com umas placas de cobre e uns tubos de metal (GV-NX66T256DE)).
A minha questão é: A que velocidade está a trabalhar o PCI Express da minha board em conjunto com a minha placa? Está a 16? se sim porque falam eles em 4x mode only?
Se não está a 16x porque falam eles de PCI Express 16X e porque desenvolveram eles esta tecnologia nesta placa se realmente não funciona a essa velocidade?

Peço desde já desculpa se estou a colocar uma questão que ja foi falada no forum, mas andei a procura e nao encontrei nada.
Obrigado a todos e se puderem responder expliquem me a resposta.. não postem só do tipo "Trabalha a 16x" ou " Trabalha a 4x" . Um abraço e obrigado mais uma vez.
 
Pode ser uma PCI-E de 16x FISICAMENTE ou seja em termos de tamanho e encaixes e depois trabalhar apenas a 4x... Daí eles dizerem k é uma PCI-E 16x (Se fosse outra n encaixavas a gráfica) e apenas trabalha a 4x... O que sinceramente não é importante pq a gráfica nem chega a usar essa banda toda...
 
Então mais uma pergunta que pode parecer estupida :wscared::
A 6600 GT PCI Express 256MB a trabalhar a 4x, tem melhor desempenho e qualidade que uma 6600 GT AGP 8x 128MB ?
 
WindWalker disse:
Mas não perde uma percentagem significativa do rendimento da placa gráfica? Digo eu...

Pois isso também é o que eu penso, e o meu objectivo com isto tudo era ter uma noção do que perco com esta situação, pois passei de uma board da gigabyte com uma ati 9200 para as peças que mencionei no primeiro post.. e não sei bem qual será a performance ideal destas peças novas porque mesmo que não estejam a trabalhar no seu máximo sao muito superiores ás peças que tinha antes..
 
rCrew disse:
Então mais uma pergunta que pode parecer estupida :wscared::
A 6600 GT PCI Express 256MB a trabalhar a 4x, tem melhor desempenho e qualidade que uma 6600 GT AGP 8x 128MB ?

Acho que isso depende dos jogos (memória da placa gráfica usada, etc)

O que eu não percebo é qual é o interesse de fazer placas S478 com PCI-E a 4x, mas pronto...É só um quarto de PCI-E a 16x :-D
 
WindWalker disse:
Acho que isso depende dos jogos (memória da placa gráfica usada, etc)

O que eu não percebo é qual é o interesse de fazer placas S478 com PCI-E a 4x, mas pronto...É só um quarto de PCI-E a 16x :-D

Pois isso é que eu acho ridiculo.. ainda por cima vindo da asus... mas se eles falam de 4x mode only deve ser a isso que se referem a trabalhar a um quarto da velocidade... :(
 
Não perde velocidade nenhuma... Aliás vejam a brutalidade de dados k passa numa Bus PCI-E de 4x... Vêem k é superior ao AGP8x... Claro k apenas por ser PCI-E n vais ter mais performance k a sua irmã AGP desde k as gráficas (Neste caso as 6600GT) tenham os mesmos clocks...
 
rCrew disse:
Pois isso é que eu acho ridiculo.. ainda por cima vindo da asus... mas se eles falam de 4x mode only deve ser a isso que se referem a trabalhar a um quarto da velocidade... :(

Acho que não é bem assim.

Imaginando uma placa PCI-E 16x a usar 11x (não sei se alguma vez isso acontece ou não :X), mas enquanto que numa placa com PCI-E 16x aproveitas 11x na totalidade, nessa perdes 7x (4 + 7 = 11 :)). Portanto é estranho.

Neste caso 4/11 não é um quarto da velocidade ;)
 
God_Lx disse:
Não perde velocidade nenhuma... Aliás vejam a brutalidade de dados k passa numa Bus PCI-E de 4x... Vêem k é superior ao AGP8x... QUOTE]

Então o bus PCI-E de 4x não é equivalente ao AGP4x (aprox. 1GBps) logo inferior ao AGP8x (aprix. 2GBps)?
 
El_Sebasti segundo esta tabela...

Para AGP:
Slot - Velocidade
AGP 1x - 266 MBps
AGP 4x - 1064 MBps
AGP 8x - 2128 MBps

Para PCI Express:
Slot - Velocidade
PCI Ex. 1x - 250 MBps
PCI Ex. 2x - 500 MBps
PCI Ex. 4x - 1000 MBps
PCI Ex. 8x - 2000 MBps
PCI Ex. 16x - 4000 MBps

Tens razão... Agora resta saber quantas gráficas conseguem usar mais k os 1000Mbps... Porque tinha ideia k o PCI-E 4x seria superior...
 
Última edição:
supoe que ligas 2 pcs iguais num deles metes a bios para agp 4x e em outro 8x vais ver que o desempenho é igual

o hardware nunca é explorado ao maximo qual é o jogo que vai passar 2gb de informaçao por segundo ?

com processador socket 478 acho que tambem nao ias usar os 16x pci express a fundo

isso sao coisas minimas! se jogas bem com o sistema que tens e nao achas defeitos isso é que conta
 
ElvioNeto disse:
supoe que ligas 2 pcs iguais num deles metes a bios para agp 4x e em outro 8x vais ver que o desempenho é igual

o hardware nunca é explorado ao maximo qual é o jogo que vai passar 2gb de informaçao por segundo ?

com processador socket 478 acho que tambem nao ias usar os 16x pci express a fundo

isso sao coisas minimas! se jogas bem com o sistema que tens e nao achas defeitos isso é que conta

Bem a coisa mais consoladora que já me disseram até agora desde que abri o topico lol... porque eu sinceramente estou a começar a pensar que nao devia ter comprado o que comprei :( embora o desempenho nao seja mau..
 
Última edição:
Back
Topo