P5B Deluxe CMOS Checkum Bad

I.M.

Power Member
Boas pessoal, estou com um problema numa Asus P5B Deluxe

Fiz reset à bios e agora a máquina não arranca, dá este erro...

CMOS Checkum Bad
Overclocking Failed! Please enter setup to re-configure your system
Chassis Intruded!
Fatal Error... System Halted.

Apartir daqui nada funciona, nem ctrl+alt+del, nem nada.
Se clicar logo del mal ligo a máquina não entra na bios.
Quando ligo a máquina ela liga e desliga, meio segundo depois é que liga de vez.
A única coisa que consigo fazer é clicar ALT+F2 e entrar na cena para meter bios nova.
Já o fiz, fui ao site da asus e saquei para esta board as 2 últimas e já testei ambas, fica a fazer a mesma cena :(

Será que tenho de mandar a board para a garantia?

Fiquem bem e obrigado pela ajuda ;)
 
bem, o primeiro significa que a pilha está fraca, logo vais ter de a substituir
o segundo é que, caso tenhas OC, o PC não conseguiu arrancar no ultimo boot, mas isso deve se ao facto de teres desligado a maquina no botão ainda durante o POST

o terceiro tem a ver com a opção na BIOS de activar a "anti" intrusão do sistema, normalmente isso está desligado porque nem todas, alias quase nenhuma caixa traz isso :p

quanto ao ultimo, lol, é a soma de todos os problemas..

das duas uma, tenta mudar a pilha e fazer um ClrCMOS e verifica se funciona ;) ou espera por mais opiniões

caso nada resulte.... RMA com ela :p
 
1º Por acaso já testei com mais que uma pilha, portanto penso que n seja das várias pilhas!

2º Não tinha, nem nunca tive overclock!

3º O Jumper o anti introdusão está no sítio dele, sossegado :)

ia meter uma gráfica nova, 8800 GTS e puff, agora n tenho board http://www.*****.net/images/smilies/triste.gif

O técnico de onde comprei disse logo para pegar na factura e levar lá que tinha de ir para a fábrica http://www.*****.net/images/smilies/triste.gif

O meu problema além de ficar sem máquina decente, é que tenho 2 discos em raid 0 e não sei se consigo ir lá buscar o que lá está com outra board, seja ela do mesmo modelo ou não!!!
 
Por acaso também acho que o CMOS checksum bad não tem nada a ver com a pilha, aliás acho que isso me costuma aparecer depois de actualizar a BIOS.

Mas já tentaste fazer um clear CMOS com o jumper na board?
 
boas

Tens no manual a falar sobre o assunto.
link: http://dlsvr01.asus.com/pub/ASUS/mb/socket775/P5B Deluxe/e3148_p5b_deluxe.zip

na página 2.32 faz esse procedimento e vê se isso resolve.

tens de fazer esse procedimento porque:

citando:
"The chassis intrusion sensor or switch send a high-level signal to this connector when a chassis component is removed or replaced. The signal is then generated as a chassis intrusion event."
 
Última edição:
Sim, já tentei fazer reset de todas as maneiras que me lembro, inclusíve deixar a board sem pilha e alimentação durante um tempo :D

Em relação à cena do 2.32 o jumper está lá no sítio dele, ele nunca saio de lá, até eu ver este erro e tirar e voltar a meter o menino!!!

Por acaso tenho o manual em papel, mas muito obrigado pelo pdf :)
 
Sim, já tentei fazer reset de todas as maneiras que me lembro, inclusíve deixar a board sem pilha e alimentação durante um tempo :D

Em relação à cena do 2.32 o jumper está lá no sítio dele, ele nunca saio de lá, até eu ver este erro e tirar e voltar a meter o menino!!!

Por acaso tenho o manual em papel, mas muito obrigado pelo pdf :)

Tens de encontrar o CD original da motherboard e arrancar o sistema com ele dentro da drive.
Em princípio vai fazer o flash automático da versão da BIOS contida no CD, graças ao CrashFreeBIOS 2.
 
Epá, isso não testei!!!

Lá vou tirar a board pela 3ª vez da caixa lol

Achas que ele sozinho vai ao cd para ver o que lá está?
 
Epá, isso não testei!!!

Lá vou tirar a board pela 3ª vez da caixa lol

Achas que ele sozinho vai ao cd para ver o que lá está?

Não sei.
Eu tenho uma P5B Deluxe WiFi-AP e vi esse procedimento de emergência mencionado no manual, por isso é que to sugeri.
É que as BIOS com suporte CrashFreeBIOS 2 (e outros "clones" de diversos fabricantes) possuem uma pequena área que nunca é flashada, servindo para inicializar dispositivos como leitores de disquetes, CD-ROM, USB, etc.
 
Última edição:
Por acaso também acho que o CMOS checksum bad não tem nada a ver com a pilha, aliás acho que isso me costuma aparecer depois de actualizar a BIOS.

Mas já tentaste fazer um clear CMOS com o jumper na board?

pode ser bios corrompida como pode ser pilha gasta, como não é da pilha então pode mesmo ser problema de BIOS corrompida




porém Blastarr tipo penso que isso só funcionava se a board estivesse com a bios completamente corrompida.. esperemos que seja o caso


btw a Wifi/AP é a mesma coisa, apenas leva mais esse modulo :D até a bios provem do mesmo ficheiro :P
 
pode ser bios corrompida como pode ser pilha gasta, como não é da pilha então pode mesmo ser problema de BIOS corrompida




porém Blastarr tipo penso que isso só funcionava se a board estivesse com a bios completamente corrompida.. esperemos que seja o caso

CMOS Checkum Bad
Quando aparece isto ter uma BIOS corrompida é quase garantido.


Romani48 disse:
btw a Wifi/AP é a mesma coisa, apenas leva mais esse modulo :D até a bios provem do mesmo ficheiro :P


Sim, mas se reparares há uma pequena diferença nos pins que o adaptador suporta para ter mais duas portas USB ali.
Estão ao contrário (estão no pequeno PCB da placa e inserem-se numa ficha, em vez de ter os pins num header da própria motherboard como é normal).
 
Por acaso também acho que o CMOS checksum bad não tem nada a ver com a pilha, aliás acho que isso me costuma aparecer depois de actualizar a BIOS.

Mas já tentaste fazer um clear CMOS com o jumper na board?
ya... não vi o bad.. que tono lool
pois mesmo assim é tentar o clear CMOS


Quando aparece isto ter uma BIOS corrompida é quase garantido.

Sim, mas se reparares há uma pequena diferença nos pins que o adaptador suporta para ter mais duas portas USB ali.
Estão ao contrário (estão no pequeno PCB da placa e inserem-se numa ficha, em vez de ter os pins num header da própria motherboard como é normal).

pois mas são exactamente iguais.. o recurso da BIOS de uma e de outra pertencem ao mesmo ficheiro de origem ;)
 
Nada, nem com o CD lá foi :(

A única coisa que consegui foi o que já tinha tentado antes, flashar de novo a BIOS, só que a bios que vem no cd é bué antiga, por isso não deu :D
neste momento ela tem a penúltima, mas já tentei com a última.

Vai para RMA amanhã

Obrigado pelas dicas ;)
 
Nada, nem com o CD lá foi :(

A única coisa que consegui foi o que já tinha tentado antes, flashar de novo a BIOS, só que a bios que vem no cd é bué antiga, por isso não deu :D
neste momento ela tem a penúltima, mas já tentei com a última.

Vai para RMA amanhã

Obrigado pelas dicas ;)

Experimenta fazer o download da versão mais recente da BIOS, coloca-a numa pen e arranca o PC com ela encaixada numa porta USB.
 
Eu cheguei a meter a última versão, mas meti pela disquete, e entrou, pelo menos ele dizia que tinha essa última.

Amanhã vai para RMA, está decidido, aliás, já estou no meu PC, meti uma AsRock 4Core-VSTA a susbtituire pronto, se ficar sem board 1 mês ao menos não tenho de assaltar o PC da mulher todos os dias ou usar o portátil que odeio :D
Não gosto de trabalhar com portáteis, ok, sei que está na moda, mas eu não quero saber da moda...

Fiquem bem e obrigado a todos pela ajuda :D
 
Back
Topo