1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

P5B-E + E6600 duvidas - help needed

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por barbosas, 22 de Dezembro de 2006. (Respostas: 6; Visualizações: 1156)

1. barbosas

barbosas [email protected] Member

Boas!

Virei-me outra vez pra intel, mas nao começo mt bem..
    comprei um E6600, que a default funciona a 266x9=2400Mhz , como tenho uma memorias PC6400 tentei usar 400x6=2400Mhz para conseguir usar as mems 1:1, o problema é o que no coretemp ele me diz que o cpu esta a 600x6=3600 e reporta temps bem + altas do que em 266x9.

[​IMG] [​IMG]

O correcto é o que o cpuz reporta...
    O sistema é: P5B-E + E6600 + G.Skill PC26400 o cooler é um scythe katana assim meio ranhoso mas k supostamente é melhor k o de origem e tem artic silver 5.

2. Psycop

Psycop I fold therefore I AM

Ve as temperaturas com speed fan ou com o everest e dpois posta novos resultados

3. barbosas

com o everest as temperaturas dao as mesmas que com o core temp, +-30/32º em idle a 400x6, mas no everest apareçe correctamente 400x6.

4. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

o mais certo é o coretemp estar meio marado.
    a leitura do CPU-z parece-me mais acertada.

de qualquer maneira, o sincronismo das memorias com o FSB, não é uma preocupação tão importante como era com os athlon64.
    podes usar divisores, sem afectar significativamente a performance.

o overclock que estás a fazer não deve ser muito compensador na performance. estas a baixar muito o multiplicador, e ficas com FSB de mais... é normal que o CPU aqueça um bocado por causa disso... especialmente se subiste o FSB termination voltage (se subiste, não deve ser necessario, para 400mhz de fsb)

é possivel que até consigas baixar as temperaturas aumentando o relogio do CPU (coisa que neste momento não estás a fazer) (subindo novamente o multiplicador, e abdicando de algum FSB)
    deves procurar o meio termo. ou seja, não deves usar frequencias muito altas, com FSB's baixos, para evitar algum estrangulamento, assim como deves evitar FSB's muito altos, para multiplicadores baixos, isso tem interesse apenas para testar o FSB que a board te pode dar... mas no fundo, estás a por muito mais largura de banda no FSB que aquilo que o CPU precisa, ou seja, estas a esforçar o sistema desnecessariamente.

se a ideia é deixar a 2.4ghz (coisa que não faz la muito sentido), usa multiplicadores mais altos, e vais ver que as temps desce um bocadito. e o assincronismo com as memorias não te vai causa perdas substanciais.

mas o que eu te recomendava era que deixasses o multiplicador aí, pelos 8x, e te limitasses a subir o FSB, até a uns 350mhz.

que cooler estas a usar, ja agora? isso é uma informação relevante.

5. barbosas

brigadao koncaman, fikei altamente esclarecido :)
    pensei que fosse mais compensador passar de 266x9 para 400x6, como tou habituado a AMD e as mems a 1:1, mas ja vi que o prob aki esta em ter o fsb bastante alto.

como 1ª abordagem, apenas passei pra 400x6 para ir percebendo como funcionam as coisas neste novos intel, agora que tou a descobrir umas coisitas vou entao tentar fazer um oc melhor.

como o cooler não é grande coisa (scythe katana), queria tentar estabilizar isto no 3ghz pro dia a dia...

6. barbosas

Consegui isto para o dia a dia de uso normal, boinc e jogatana à noite:

P5B-E + E6600 (Cooler Scythe Katana) + 2x1Gb PC2-6400 G.Skill

Consegui levar as mems ate 468Mhz com 2.0V (as specs delas dizem 1.9-2.0V).

As temps que o everest reporta (33º em cada core) são depois de 12horas de dual boinc em full load, o que me pareçem bastante boas temps.

A asus tem o vdrop bastante grande, na bios tenho seleccionado 1.225V (+-) e no cpu-z so apareçe 1.168V.

Resumindo, tou bastante satisfeito, 3Ghz pro dia a dia é bastante bom sem comprometer mt (espero eu) a saude do bixo, e isto a comparar com o meu opteron dual core, é o mm k comparar um "missel" com um foguete de carnaval.. lol

7. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Eu comprei um sistema bem parecido ao teu mas com a diferença do meu chipset ser o 975X que equipa a AW9D-MAX da Abit e as mems serem Teamgroup Xtreem PC2-5300 3-3-3-8 mas têm os chips Micron D9 que parecem que são bons para OC...

Mas eu vi-me e desejei-me quando diminui o multi para 8... Não consegui estabilidade já para não falar que tive que alterar as voltagens de tudo e mais alguma coisa e mesmo assim não consegui estabilidade... É que o NBCC aumenta se diminuir o multi e por isso não consegui estabilidade... Encontrei este artigo bastante interessante que fala disto e mais precisamente nos chipsets 965 como é o teu caso...Não conseguia correr nem o 3DMark2005 nem o PCMark2005 nem sequer o Dual Super PI 4M... Ou o PC bloqueava ou reiniciava...

Agora tenho o E6600 @ 3.6Ghz mas tive que por o vcore a 1.350, o vdim a 2.30v (acho eu não tenho certeza) e t o vmch a 1.65v ou 1.70 já não me lembro bem...

Já consegui testar 1300Mb dos 2024 que tenho com o memtest sem erros até aos 500% e agora estou a testar com o Prime95... Amanhã vai ser a vez do Dual Super PI 32M e do 3DMark2005 e PCMark2005 para ver se tudo corre sem bloqueios nem reboots...

Depois crio um tópico com os resultados e testes...

Partilhar esta Página