1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

P5B - Link Width a x1

Discussão em 'Overclock & Benchmark' iniciada por jll, 3 de Janeiro de 2007. (Respostas: 18; Visualizações: 1436)

1. jll

jll Power Member

Viva amigos,

tenho estado a benchar com o meu sistema, ontem à noite consegui ficar muito perto dos 60ks...

Agora o problema que tenho é que assim que subo a voltagem do NB acima dos 1.45v o PCI-E desce de 16x para 1x, perdendo desta forma imensos marks... >(

Algum de vocês sabe como solucionar esta situação? Tenho estado a ler imensos posts por diversos forums, que aconselham alterações na bios, downgrade de bios para a 0614 (estou a usar neste momento a 0804).

Não sei até que ponto o NB Core precisa de estar acima dos 1.45v para conseguir uma maior speed no cpu, pois por ex a 433 de FSB consigo fazer alguns testes mas acabo sempre por ter 1 blue screen. A mudança de timmings nas memórias não ajudou mt... será mm falta de voltagem no NorthBridge?

Obrigado pela atenção desde já, aguardo as vossas sábias respostas.

PS: Este score foi obtido a ar, próximo passo é o amigo |RickY| meter este cpu no friuuuuuu! :x2:

Jorge

2. VoRtAn_MaDgE

VoRtAn_MaDgE A.S.Team performed

Jil tens o PEG FORCE X1 na bios disabled? Se não tiveres coloca...

Load default settings experimenta também.

Vai de caso pa caso...

é mm uma cena estranha

Abraço!

3. jll

jll Power Member

Sim Vortan, essa opção está desactivada. O que acontece é que assim que subo o NB core a cima dos 1.45, o pc crasha no reboot a seguir a gravar as opções na bios. So com 1 unplug na fonte é q consigo trazer a board à vida. Posso mexer em todas as restantes opções de voltagens sem problemas. :confused:

Vou tentar alterar a speed do pcie para 118 Mhz, aconselhou-me um user do XS.

Abraços

Jorge

Edit: No go... :(
    Assim q mexo no NB core para 1.55 ou mm 1.65 a board boota entra em looping de double beeps...
    Estive a testar as Dominator, pareço estar com 1 wall nos 450 FSB, seja a 4-4-4-4, 4-4-4-12 ou mm 5-5-5-15. Será que isto poderá ter a ver com o NB core ser baixo? :sad:

Abraços

Última edição: 4 de Janeiro de 2007
  4. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Não estará o NB a aquecer de mais? Quais são as opções de voltagens q tens para o teu NBCC? Não acredito que seja mas vê como está o NB...

Eu tenho a AW9D-MAX e tenho voltagens desde 1.50v até 2.00v e quando mento perto de 1.80v já o NB está quentinho e não uso essa voltagem durante muito tempo...

Não sei se essa board e se o cpu permitem multis acima de 9x, mas se tiveres experimenta um multi acima do de origem... Isso vai fazer com que o NBCC baixe e não precises de dar tanto vmch...

Pode ser falta de vfsb... Mas não acredito muito porque essa board acho que dá no minimo 430/450fsb estáveis sem muito esforço...

5. jll

jll Power Member

Psy obrigado pela ajuda.

Não creio q o calor seja o problema neste caso, já que o cooler do NB está à temperatura ambiente.

As opções que tenho para NB core são,penso não faltar nenhuma mas depois confirmo:
    -Auto
    -1.45 <- estou a usar esta opção
    -1.55 <- link width (x1)
    -1.65 <- link width (x1)

Este Cpu só permite multis de 6x até 9x e já estou a usar o máximo multi.

Eu acredito que se utilizar um divisor nas mems, tipo 5:4 o Fsb escale mais, agora não sei se a wall que apanhei nas mems se devem a elas mesmo ou ao NB core ser baixo. Tenho de testar.

Abraços e continuem a mandar "bitaques"!:bounce:

Jorge

Última edição: 4 de Janeiro de 2007
  6. _Mike_

_Mike_ [email protected] Member

Essas walls, li algures no XS, tinham a haver com os cpus...

Quanto ao NB, na minha board dou-lhe 486Mhz com as voltagens de origem sem problemas nenhuns.

7. jll

jll Power Member

Pois não sei se será então das minhas memórias. Que não escalassem muito bem a 4-4-4-12 já contava, mas agora a 5-5-5-15 pensei que fossem pelo menos aos 500 Mhz.

Vou continuar a tentar, talvez com os SPD timmings e subindo só o FSB na board. Posso dizer que já tentei esta opção a FSB 400 e ele atribui timmings de 4-4-4-12.

Abraços.

Jorge

8. _Mike_

_Mike_ [email protected] Member

Pode-te é estar a acontecer isto.

9. jll

jll Power Member

O meu problema não penso que seja de CPU, mas sim de mems. Pois com o FSB a 450 deixo a correr um Memtest e o único erro que tenho numa run inteira é no teste 5.
    Esta noite vou tentar subir o divisor das mems para ver se assim consigo atingir melhores valores, a ver vamos.

Obrigado por toda a ajuda prestada.

Abraços

Jorge

10. jll

jll Power Member

Viva, ontem estive a testar melhor as memórias, consegui passar um teste de Nature com as mems a 500 4-4-4-12, a 2:3, o seja com o CPU a 400 FSB.

Se tento por ex, 500x7 1:1 a board não boota. Só consigo ir até a 1 máximo de FSB na ordem dos 480, penso.

Vou continuar a testar, provavelmente hoje vou meter a 450x8 1:1 na bios e vou subindo com o Clockgen.

Abraços

Jorge

11. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

12. jll

jll Power Member

Viva pessoal, novidades:

- 450 FSB (4-4-4-8) @ 2v (2.15 na bios);
    - 500 FSB (5-5-5-15) @ 2.1v lidos na board (opções de voltagem/timmings em auto).

Vou continuar a testa-las, agora que descobri que estou com uma diferenção de 0.15v de V-Dimm entre bios e lido na board, ou seja, se escolher a opção na bios de 2.25v as memórias estão a ser alimentadas apenas a 2.1v.

Neste momento passei de 400x9 @ 4-4-4-4 para 450x8 @ 4-4-4-8. E que tal 500x7 @ 5-5-5-15? Qual será a melhor opção?

Abraços

Jorge

13. rpp

rpp Power Member

Boas...
    Então e como está o "famoso" problema do link with x1?

Cumps

14. oldmaxx

oldmaxx Power Member

tentem fazer isto, flashar de novo a bios... mas atenção, fassam o flash por windows pois pelo ez-flash ele num flasha totalmente a bios.... os últimos sectores ficam intactos...

eu táva com stresses numa board, e com o ultimo asus update e a ultima bios, isso foi corrigido....

dei sem problemas 480FSB com uma 8800gtx lá ligada a pci-e 16x e voltagem a 1.55

15. jll

jll Power Member

O meu problema do Link Width a x1 está resolvido, desde que na bios não suba a voltagem do NB core acima dos 1.45v.

Agora não sei se isto será igual para todas as boards. Esperemos uma correcção na proxima bios.

Abraços

Jorge Lopes

Edit: Posso vos dizer que consegui fazer um SuperPi 8M a 4-4-4-4 com o FSB 480x8 @ 1.425v no Cpu e 2.3v nas mems. Faço post da imagem quando chegar a casa.

Última edição: 11 de Janeiro de 2007
  16. Lasac

Lasac OC Legend

Boas.

Eu estou com a bios 614 que é a que tem funcionado melhor por cá.

Até agora não tive este problema, acontece que chegou ontem a minha 8800gtx e aconteceu-me o mesmo que ao jll:

Voltagem NB acima de 1.45v = Link Width 1X

Com a X1950XT isto não acontece, o que é de facto estranho, mas adiante.

Depois de alguns testes de settings descubri uma solução:

Alterar o PCI Express Frequency para um destes valores:
    - 101
    - 105
    - 110Mhz (usem este só em último recurso)
    Alterar as voltagens da NB e SB para um valor fixo (não deve ficar nenhum em AUTO)

Resultou comigo.

Deixem feedback a ver se a solução é "universal". ;)

Última edição: 13 de Janeiro de 2007
  17. _freelancer_

_freelancer_ Power Member

Lasac, eu tinha esse problema e isso comigo não funcionou, contudo já achei a minha solução que funciona sempre :)

Se eu arrancar no Windows e reparar que tenho o Link Width a 1x, basta que desligue o PC, desligue o cabo, volte a ligar (e não pensem que isto reseta o overclock, pois só o faz caso o último OC tenha correido mal) e está tudo como deve de ser, Link Width a 16x e tudo a bombar. ;)

18. Lasac

Lasac OC Legend

Essa é outra solução.

Se não me engano é o mascaras que utiliza essa e resolve também o problema na dele. :)

19. _freelancer_

_freelancer_ Power Member

Curiosamente consigo dar os 3600Mhz Orthos-stable com o link width a 1x, mas a 16x já não fica estável :'(

Mesmo com o PCIe a 100Mhz tenho o mesmo problema, como é óbvio não quero ter aquilo a 1x, senão devo perder muita performance.

Partilhar esta Página