P5E3 Deluxe não detecta BOOT

tonebiclas

Power Member
Boas pessoal.
Adquiri recentemente uma bundle e estou a ter problemas com os discos.
Ora vamos lá explicar.

A motherboard só tem uma porta IDE.
Estou a usar drive de DVD e o Disco por essa mesma porta.

Os jumpers estão bem configurados.

O que acontece é que eu ligo um disco IDE com sistema operativo (Win XP) o pc detecta o disco rígido mas não detecta o sistema operativo.

Já tentei usar instalar o ubuntu mas dá-me um erro qualquer que não me dá em mais nenhum pc aqui de casa (suponho que tenha alguma coisa a ve com a porta IDE).

Também já tentei correr o Slax Live CD mas tambem me dá um erro que impossobilita de inicar o Live-CD.

Acham que tem alguma coisa a ver com a porta IDE da motherboard ?

Desde já obrigado pelo tempo ;)
 
Última edição:
dá uma vista de olhos pela opçoes da bios e manual, pode estar a escapar-te alguma coisa
quando mexo numa board nova normalmente desligo tudo o que me pareça desnecessário e à pala disso, quando precisei de instalar o windows pela 1ª vez nao sabia porque raio o gravador de dvd(IDE) nao funcionava


e mais uma coisa, os controladores IDE destas boards novas sao uma treta, tanto que desisti dum disco IDE e actualmente só tenho mesmo o gravador porque é bom
tanto o controlador IDE da minha ex-board(P5K-e, que é igual ao teu penso), como o da board actual(P5Q-E) nao sao grande espada.
Na P5K-E tenho ideia que as drives IDE funcionavam melhor se instalasse os drivers raid do Jmicron(o controlador), mas na actual instalar os drivers dá mesmo barraco
 
no manual não diz nada, só fala mesmo dos SATA.
na BIOS nem a opção tem de ver os 6 dispositivos SATA, mas não tem para os IDE, que treta...

vou vasculhar a BIOS a ver se me tá a escapar alguma coisa então...
 
no manual tem:

Onboard Device Configuration:
->J-Micron eSATA/PATA Controller: ENABLED
-->Controller Mode: IDE

se é isto, ja está habilitado :S
 
experimenta alguma das outras opçoes, raid ou ahci. nao deve ser disso e se calhar ainda fica pior(alguns componentes podem nao ser compativeis com esses modos), mas sabe-se lá

como ainda nao tens o windows(bem) instalado nao perdes em tentar

tenho ideia é que nesses modos precisas de uma disquete com drivers para instalar o windows
 
já tentei de tudo. até desactivei o J-Micron e nada :(

A BIOS que tenho é:
Ver. 1203
Data: 04/22/2008

Quanto á controladora SATA/PATA:
JMicron JMB363
J-Micron BIOS: v1.06.69

alguem tem mais sugestões?
Rav3n obrigado pelas sugestões ;)
 
Por acaso tenho a mesma board, e a tempos tentei adicionar um disco IDE para fazer armazenamento e simplesmente não detectou o disco.

cumps
 
Boas. estive a tentar colocar um cd rom e um disco em IDE, mas quer na bios quer no Windows não são detectados....


cumps
 
Última edição:
Back
Topo