p5k deluxe não aceita DDR2 a 1066Mhz?!?

tonyV

Power Member
Pois é assim desde há meio ano que tenho (tinha) o pc com OC (rock solid). A semana passada ao fim de ter estado a jogar 3horitas seguidas e de ter comçado a ver um filme, o pc vai a abaixo a meio do filme...reinicio, volto ao filme e passado 10 minutos crash outra vez. Volto a reiniciar mas nada...a bios da erro de overclock, vou aos settings da mesma e mantenho os valores como sempre tive. Novo restart, mas desta vez o pc não faz post da bios:005:. Desliguei fonte, fiz clear CMOS deixei-o sem bateria....e nada. Já tinha pensado que a board tinha lerpado. Levei a board ontem à loja e de tarde telefonam-me a dizer que a board estava boa...tinham testado e entrou no windows:confused: (entretanto aproveitaram e actualizaram-me a bios para a versão 0809). Levei o pc para casa e desde então tem funcionado bem em default, fiz testes de stress para ver se ia abaixo e tudo ok. Começo a iniciar a sessão de OC (já n me lembrava das definições que tinha no board) e começa o mesmo problema, a bios crasha por erro de OC.
Em vez de alterar os valores todos de uma vez, comecei a tentar ver de onde vinha o problema...até que cheguei à conclusão que basta mudar seja o que for (um parâmetro que seja), e a board ao reiniciar deixa de fazer post da BIOS, tenho de desligar a ficha da fonte e descarregar a board no botão para reiniciar e colocar as definições da BIOS em default para o pc arrancar para o Vista...

Soluções para esta , para além do martelo que já tenho aqui ao lado?!?
 
Última edição:
Bem depois de me acalmar (um bocadinho) comecei a pesquisar no forum da asus acerca de utilizadores com problemas de bios....e assustei-me, acho que a board entra na categoria do lixo electrónico:(

Vou fazer um novo flash da bios (com o EZflash) para ver se resolvo o problema...e vou actualizando à medida que tento resolver esta "brincadeira".

EDIT: o flash não adiantou de nada, tudo na mesma. Quero ver se consigo voltar a colocar a bios antiga que tinha...

EDIT2: Bem ao fim de umas invenções e de contactar o suporte online da Asus...RMA com ela!
 
Última edição pelo moderador:
Bem antes da board ir para RMA foi testada na loja como manda a praxe...e para surpresa minha estava ok!?! Verifiquei com os meus próprios olhos o pc a bulir com OC...
Levei o pc outra vez para casa, flashei a BIOS mais uma vez, mas agora para uma versão nova que saiu este mês e estava tudo a correr sobre rodas, quando reparo numa série de blue screens e falhas no post da BIOS...ao fim de ligar e desligar uma série de parâmetros na bios, fiquei na dúvida entre disco rígido, cpu e RAM.
Eliminei o disco da equação...o cpu já escalava bem até aos 3.4 GHz com 1.465Vcore; baixei a velocidade para 3.2GHz e resolveu o problema...mas achei estranho e começei a puxar pelas memórias coloco-as com os parâmetros a default 5-5-4-12 1066Mhz e 2,25v e caput a bios não faz post:blubomte:

Ao fim de várias tentativas e experiências chego à conclusão que só consigo o pc 100% estável com as memórias a 5-5-4-12 a 800MHz e com DRAM voltage em Auto ou a 2,20v...um pormenor interessante, ou não, coloquei os dedos na RAM e aquilo está no ponto para estrelar ovos, o que com estes settings achei estranho?!?!?

Resumindo e concluindo tenho aqui um problema porque não sei se a board (com a nova bios 0812) está se a fazer de esquisita com as memórias ou se as memórias têm algum problema (para uma velocidade tão baixa estão com uma temperatura muito elevada)...Sugestões?!?
 
Back
Topo