P5q + e8200

mr.bohemia

1st Folding then Sex
Comecei a fazer OC ao PC do My System e surgiram-me umas dúvidas:

1º. Os valores para a frequência das memórias nunca são certas (a.k.a. 800, 1066, etc); quando altero o FSB, ela altera também, o que faz com que seja forçado a fazer OC às mems (ou UC :D as in underclocking :P), e seja dificil ter 1:1. Agora por exemplo tenho o FSB a 410MHz e as mems estão a 984MHz. Isto é mesmo assim?

2º. Nas voltagens meti tudo um valor acima do default, menos no Vcore, que meti 1,17500V salvo erro. O problema é que chego ao Windows, CPU-Z e vejo que o Vcore está a 1,144V, ou seja, o valor que meti na BIOS serve para enfeitar. A pergunta é igual à de cima: isto é mesmo assim? O que estou eu, afinal, a alterar?

3º. Ao armar-me em carapau de corrida :D experimentei saltar directamente de 410MHz para 500MHz (FSB). O que sucede é que nem POST dá, aparece-me um ecrã a dizer "OC failed!" e tenho de premir F1 para voltar à BIOS e baixar o FSB (sempre dispensa fazer clear CMOS :lol:). Pode dar-se a volta a isto com mais Volts?
 
Última edição:
Comecei a fazer OC ao PC do My System e surgiram-me umas dúvidas:

1º. Os valores para a frequência das memórias nunca são certas (a.k.a. 800, 1066, etc); quando altero o FSB, ela altera também, o que faz com que seja forçado a fazer OC às mems (ou UC :D as in underclocking :P), e seja dificil ter 1:1. Agora por exemplo tenho o FSB a 410MHz e as mems estão a 984MHz. Isto é mesmo assim?

2º. Nas voltagens meti tudo um valor acima do default, menos no Vcore, que meti 1,17500V salvo erro. O problema é que chego ao Windows, CPU-Z e vejo que o Vcore está a 1,144V, ou seja, o valor que meti na BIOS serve para enfeitar. A pergunta é igual à de cima: isto é mesmo assim? O que estou eu, afinal, a alterar?

3º. Ao armar-me em carapau de corrida :D experimentei saltar directamente de 410MHz para 500MHz (FSB). O que sucede é que nem POST dá, aparece-me um ecrã a dizer "OC failed!" e tenho de premir F1 para voltar à BIOS e baixar o FSB (sempre dispensa fazer clear CMOS :lol:). Pode dar-se a volta a isto com mais Volts?


1 - Isso acontece porque a FSB também não está certa (ex. 400, 500 etc). Penso que seja isso !

2 - Sim, isso é mesmo assim. O que é que estás a alterar ? O voltage core.. (Não percebi mt essa pergunta ..)

3 - Armares-te em carapau de corrida nem sempre da pa :D Para fazeres overclock, convém sempre aumentar de 5 em 5 Mhz e ver se está estável (Orthos).
 
1. No próximo boot vou experimentar!

2. Mas quando altero o Vcore na BIOS, o CPU-Z não devia ler esse valor? É que isso não está a acontecer, daí não estar a perceber.

3. Bom, até aos 400MHz é bastante seguro, mas agora já aprendi :lol: Mas, com mais voltagem ele arranca? É que com o problema do ponto 2, não consigo alterar o Vcore, que é o que interessa...
 
Última edição:
isso para dar 500 de FSB ja tens de dar 1,40~ 1,45 de vcore.
para teres as RAMS a 1:1 tens de ter o PCIE a 100 e selecionar o valor mais baixo da RAM , tb convem dar volts nas rams quando subires a 500
para reduzir o vdrop liga o " LOAD LINE CALIBRATION " na bios e desligas tudo o que disser "SPECTRUM"

cumps.
 
1. No próximo boot vou experimentar!

2. Mas quando altero o Vcore na BIOS, o CPU-Z não devia ler esse valor? É que isso não está a acontecer, daí não estar a perceber.

3. Bom, até aos 400MHz é bastante seguro, mas agora já aprendi :lol: Mas, com mais voltagem ele arranca? É que com o problema do ponto 2, não consigo alterar o Vcore, que é o que interessa...

2. Pois, penso que sim, mas aparece sempre uns voltzitos a menos. Isso chama-se vdrop, dito pelo rustyballzz :)
 


Para primeiro dia não está mau :009: Acho que no SuperPI 1M ganhei 1 segundo :D No de 32 já não me lembro.

BTW tenho o Noctua NH-C12P e as temperaturas de ambos os cores são iguais agora com OC do que quando não tinha: 49/50ºC Idle | 60/61ºC Load. Não sei se hei-de ficar contente ou triste :coolshad:
 
as rams nao sao ddr3, isso é bug do cpu-z
passa-se o mesmo comigo e com as P5Q

eu acho é que ele nao activou o load line calibration
 
O Load Line Calibration está activo, tanto que actualmente tenho na BIOS 1,25625V e como se pode ver no último print o CPU-Z diz 1,256V :009: As memórias estão a 1,90V e são DDR2, é mesmo bug, como o rav3n disse. Eu aumentei um pouco as outras voltagens, mas como não sabia até que ponto podia ir até fritar, não fui muito além do que já tinha. Acho que o SB já está a 1,30V:wow:
 
O Load Line Calibration está activo, tanto que actualmente tenho na BIOS 1,25625V e como se pode ver no último print o CPU-Z diz 1,256V :009: As memórias estão a 1,90V e são DDR2, é mesmo bug, como o rav3n disse. Eu aumentei um pouco as outras voltagens, mas como não sabia até que ponto podia ir até fritar, não fui muito além do que já tinha. Acho que o SB já está a 1,30V:wow:

pensava que tinhas posto 1.4v, por isso referi o load line calibration
em principio nao precisas de voltagens altas, especialmente no SB
poe todos os campos de voltagem com o valor a seguir ao minimo, nao deixes no minimo nem em auto, com excepçao de cpu e ram

depois vais subindo se precisares
 
Baixei o SB para 1,20V, aumentei o NB para 1,30V, o Vcore para 1,40V e o FSB para 490MHz. Crashou no orthos, reiniciou, e depois só voltou à vida depois de um clear CMOS. A sério, vou mesmo ficar por aqui :wscared: Como tenho agora, a 480MHz de FSB, o NFS Pro Street já me anda a crashar, mas curiosamente no orthos está tudo bem. wtf!?
 
42% de overclock e um pouco mais de 1.000Mhz acima da velocidade default, já é um bom overclock. De certeza que os jogos estao mais rápidos ;)
 
Back
Topo