P5q - fsb max 420? Wtf?!?

NCast

Power Member
Olá a todos, estou um bocado desanimado com a minha mais recente compra : Asus P5Q.
Compre-a pq a minha XFX N680i LT pifou e então comprei esta por ter já o P45 e por ser barata.

Eu tinha o meu E2160@3GHz e queria no mínimo tê-lo á mesma velocidade, ao que parece n é possivel.
Pode ser uma grande nabice minha mas mesmo testando um outro CPU E5200 queria colocá-lo a uns 4000MHz o que n me parece de todo impossivel uma vez q 200*12.5 de origem e queria tentar 400*10.
Oque é certo é q indo á bios e configurando o FSB para 266 a board já nem arranca! Pior que isso tem de se recorrer ao jumper para voltar ao que era, coisa que nas Gigabytes normalmente n acontece pq a board recupera com um ou dois resets e volta aos valores e origem.

Não sei o que faça, não conseguindo usar o E2160@3GHz nem tão pouco o [email protected] ou 3.4 o que fosse desde que melhor q o E2160 acho q vou considerar em trocar a board por uma GA-EP45-DS3R http://www.giga-byte.com/Products/Motherboard/Products_Overview.aspx?ProductID=2842 pq na realidade custa apenas +4€...

Há aí alguem com exp na P5Q (não deluxe) que de alguma dica daquelas q me esta a escapar?
O FSB Max com o OC prog da asus em Windows vista foi de 250*11...um OC de 250MHZ :confused:

Fico com a P5Q e arrisco ou troco já a board?

HELP!

Já tive imensas Gigabytes e sempre adorei desta vez arrisquei e n me sai nada bem, inclusivamente comprei uma com P35 que com o E2160 fiz 3.2GHz com vcore default.

Obrigado a todos
 
ola eu tenho essa board e nao tenho nada a dizer... ha alguma coisa que estas a fazer mal..deve faltar voltagem em algum lado.. bem eu continuava com essa board.. eu nao trocava mas cada um sabe de si..se precisares de ajuda diz..ou manda pm

cumps
 
eu apostaria mais em fsb wall.
muito provavelmente ele tem as tensoes em auto, portanto nao será daí
no entanto a minha p5q-e fazia 500fsb com as tensões da board no minimo(aka 1º valor a seguir ao minimo) no meu ex e6600, que tinha wall precisamente a partir de 500FSB; ou seja se calhar até faria mais

tb pode ser algo relacionado com os spread spectrum -> desliga tudo relacionado com
 
Última edição:
Um amigo meu, o TEC51 (cá do fórum) tem a GA-EP45-DS3R e tem tido algum azar com ela. Temos cpu's e memórias iguais e eu com a minha P5K/EPU faço muito melhor OC que ele (esqueci-me de referir que ele tem melhor refrigeração).

Eu não troco ASUS por mais nenhuma marca. Cumps
 
Olá a todos agradeço as vossas respostas.
Acho que teria a ver com falta de voltagem num local qualquer sim...mas para evitar andar a tentar adivinhar acabei por trocar a board por uma Gigabyte e agora já tenho feito umas coisas das quais FSB 350*10 o que já dá para tirar 1GHz de OC ao E5200.
Estou ainda em testes e espero conseguir um pouco mais dele, relativamente á board ela n acrescenta nem retira nada de significativo em relação á P5Q unicamente n tem os dissipadores nos mosfets mas nada que n se possa resolver com um dissipador Thermalright.
A board é esta http://www.giga-byte.com/Products/Motherboard/Products_Overview.aspx?ProductID=2920

+ 1 Vez obrigado a todos.
[ ]'s
 
Aqui e agora n posso colocar uns screen's mas mais tarde posso postá-los, o max q consegui foi 350*10.5 = 3675MHz do meu E5200@2500MHz penso que o CPU n dará muito mais do que isto, ainda tinha esperança de o colocar estável a 4GHz mas n estoua ver maneira.

Uma coisa q me deixou curioso é o facto de o CPU ter um vCore default de 1.250v e a motherboard em auto colocá-lo a 1.4v ... mas com temperaturas na casa dos 30/.35º nem me vou preocupar mto com isto.

Que acham dos resultados?

Cumps
 
Aqui e agora n posso colocar uns screen's mas mais tarde posso postá-los, o max q consegui foi 350*10.5 = 3675MHz do meu E5200@2500MHz penso que o CPU n dará muito mais do que isto, ainda tinha esperança de o colocar estável a 4GHz mas n estoua ver maneira.

Uma coisa q me deixou curioso é o facto de o CPU ter um vCore default de 1.250v e a motherboard em auto colocá-lo a 1.4v ... mas com temperaturas na casa dos 30/.35º nem me vou preocupar mto com isto.

Que acham dos resultados?

Cumps

Qual a temperatura do chipset?

Na minha, das primeiras no pais... quando chegou ás minhas mãos, nem fazia 400Mhz...
O CPU é um q9300, apesar do cpu estar frio, o chipset ia facilmente aos 50º e depois nem fazia boot.

Instalei um:
http://www.coolermaster.com/products/product.php?language=en&act=detail&tbcate=1&id=140
com duas ventoinhas de 120x120mm e resolvi 2 problemas.

O primeiro, o chipset, apesar de apenas ter baixado 5 graus, já permite ir aos 460Mhz.

O segundo, arrefece, CPU, memorias, reguladores, etc...

PS: sempre com voltagens default.
 
Hmmmm, deves tar a fazer alguma coisa mal...

O meu amigo TEC51 tem uma board gigabyte dessas e o e5200 e já fez 4.0ghz.

Eu com uma P5K/EPU e o meu e5200 consigo atingir 4.2Ghz estáveis (vcore 1.45v).

cumps
 
Back
Topo