P5W DH Deluxe ou AW9D-MAX??? - Qual escolher para Overclocking???

PsySc0rpi0n

Power Member
Bem preciso de mais umas opiniões do que as que já tenho visto serem sempre diferentes e preciso formar uma opinião mais sólida...

No fim deste ano vou comprar os seguintes componentes com o intuito de montar um PC para jogos e overclocking...

Intel Core 2 Duo E6600
GSkill PC2-6400 HZ 2*512MB Ram (Lat 4-4-4-12)
GeCube X1950XT 256Mb GDDR3 256bit
PSU Hyper TypeR 580Watt
e a board é a dúvida; Asus P5W Dh Deluxe ou Abit AW9D-MAX

Sei que as boards têm problemas de Vdrop mas a Asus em especial parece ter um Vdrop maior o que prejudica os overclcoks e as performances...
Gostava de saber se este problema realmente tem assim tanto significado, ou seja, se pode limitar o overclock de uma maneira significativa ou nem por isso...

Quanto à Abit já me disseram que é uma boa board mas para funcionar em stock... Eu não acredito muito porque a Abit até ja foi grande referencia em boards com boa capacidade para o overclock e porque vi este review da TechPowerUp e achei bem razoavel até pelo mod simples que fizeram e pelos resultados que dali foi possivel extrair...

Acham que a Asus é capaz de fazer o que a Abit fez em termos de FSB??? Ou será que consegue fazer melhor??? Ou nem por sombras a Asus lá chega??? Destas duas eu quero ficar com a melhor até pq o preço não varia muito...
Mas antes de comprar eu queria a opinião dos mais entendidos...

Eu escolhi entre estas duas porque ambas suportam CrossFire e daqui a algum tempo há a possibilidade de eu ter uma outra grafica ATI e testar o CrossFire para ver do que realmente esse sistema é capaz... Se ja houvesse boards com o chip R600 era o ideal pois este chip permite os 2 slots PCIe funcionarem a X16/X16 ao contrario da maior parte das boards que funcionam a X8/X8...
 
pra mim nenhuma dessas, a bios dessas boards ainda tta verde assim como esse *****, o melhor e escolheres uma p5b deluxe e esperares pelo novo chip que vai agora em dezembro, pelo que parece promete.:002:
 
p5w dh. nao te preocupes com o vdrop, só é preocupante em extreme oc. se podes comprar uma p5wdh nem penses na p5b.

tenta é esticar a ram para os 2gb, o sistema que é, fica desfalcadissimo com 1Gb, ainda para mais se é exclusivamente para Jogos. jogos como FEAR ou Battlefield 2, com 1Gb já ficas em défice. nao tiras mesmo partido total do jogo.
 
pra mim nenhuma dessas, a bios dessas boards ainda tta verde assim como esse *****, o melhor e escolheres uma p5b deluxe e esperares pelo novo chip que vai agora em dezembro, pelo que parece promete.:002:

Eu andei a ver e as BIOS tanto de uma como a de outra já têm actualizações nos respectivos sites e trazem correcções para as temperaturas e para as leituras de algumas frequencias que ainda eram deficientes assim como a possibilidade de alterar o multiplicador e penso que com o decorrer do tempo posso sempre ir actualizando as BIOS sempre que houver novidades...

De qualquer maneira agradeço o alerta...


Para esse cpu é melhor uma P5B-Deluxe pelo que eu sei a Abit é mais para E6700 e X6800XE
Cumpz.

Pois mas eu queria mesmo usar uma board com o chipset 975 pelo suporte que tem para CrossFire e a P5B Deluxe usa o chipset 965 que suporta CrossFire apenas por drivers modificados e as velocidades dos PCIes são muito diferentes e penso que a performance sai prejudicada... O chipset 975 permite os 2 PCIes X8/X8 e o 965 acho que apenas permite X16/X4 o que provoca um fosso de performance entre uma placa grafica e a outra saindo a performance geral prejudicada...


p5w dh. nao te preocupes com o vdrop, só é preocupante em extreme oc. se podes comprar uma p5wdh nem penses na p5b.

tenta é esticar a ram para os 2gb, o sistema que é, fica desfalcadissimo com 1Gb, ainda para mais se é exclusivamente para Jogos. jogos como FEAR ou Battlefield 2, com 1Gb já ficas em défice. nao tiras mesmo partido total do jogo.


Eu tabmbém concordo entre a P5B Deluxe e a P5W DH Deluxe de certeza eu escolheria esta ultima pelas razões que ja referi... No entanto a minha duvida é entre a Abit e a Asus P5W DH Deluxe... Se alguem tiver esta Asus me diga qual o FSB máximo a que conseguiu chegar... Porque quem viu o review da Abita da TechPowerUp que eu referi no 1º post, com um pequeno e simples hardmod é possível fazer chegar o FSB até cerca de 444Mhz... Uma marca muito boa que dá cerca de 1776Mhz de FSB final... Se a Asus for capaz de esta marca sem que o Vdrop seja um obstáculo eu fico com a Asus porque é um pouco mais barata...

Em relação à memória para ja vai ter que ficar assim porque mesmo com estes componentes o orçamento já fica bastante apertado... Talvez mais para a frente porque eu tambem vou usar até poder os meus discos IDEs... Quando tiver mais alguns €€€ disponiveis ai vou comprar pelo menos 2 discos de 160Gbs SATAII para montá-los em RAID 0 e tv compre então mais 1Gb da mesma memória... Sei que posso estar a cometer um erro em comprar 2 X 512Mb Ram mas é-me neste momento impossivel comprar 2 X 1 Gb...


Espero que me continuem a ajudar a decidir com qual board ficar... Obrigado...
 
Bem estve falando o proprietário da loja onde vou comprar meus componentes pra meu PC e lhe perguntei sobre quais as melhores memórias para OC. E eu disse que tinha escolhido as GSKILL PC2-6400 HZ Dual Channel 4-4-4-12 aí ele me disse que as TEAMGROUP XTREEM PC2-6400 MICRON 4-4-4-10 DC eram melhores para OC e que estavam mais baratas...

Qual a vossa opinião????
 
pra mim nenhuma dessas, a bios dessas boards ainda tta verde assim como esse *****, o melhor e escolheres uma p5b deluxe e esperares pelo novo chip que vai agora em dezembro, pelo que parece promete.:002:

Lá estão a falar do que não sabem....... Se dissesses que as bios das 680i tavam verdes td bem, mas estamos a falar de chipset i975 da Intel, actualmente o chipset mais performante para Conroes.

Como estás a pensar num E6600 eu ia antes para uma P5B pela razão que dá mais FSB, mas entre as duas que falas no tópico a Abit é ligeiramente melhor em termos de OC.
 
[_Silence_];1298224 disse:
Lá estão a falar do que não sabem....... Se dissesses que as bios das 680i tavam verdes td bem, mas estamos a falar de chipset i975 da Intel, actualmente o chipset mais performante para Conroes.

Como estás a pensar num E6600 eu ia antes para uma P5B pela razão que dá mais FSB, mas entre as duas que falas no tópico a Abit é ligeiramente melhor em termos de OC.


Parece que a Abit está a contas com alguns Bugs no software que trás na BIOS da uGuro... Segundo consta parece que por vezes, quando a board está em overclock e há a nessecidade de desligar o PC da corrente, a BIOS por vezes perde alguns parametros obrigando-nos a reconfigurar a BIOS... Isto foi o que o proprietario da loja onde vou comprar as coisas me disse...

Num review da TechPowerUp eles dizem que com um pequeno hardmod a board da Abit chega aos 444Mhz de FSB e com pouco vdrop o que parece que com a P5W DH Deluxe esse vdrop parace ser mais significativo...

Eu estou mais inclinado para a Abit até porque aqueles acessórios todos da Asus não me interessam, mas como têm dito que a BIOS da Abit ainda tem alguns problemas não sei qual escolher porque afinal a Asus tem uma BIOS mais estavel mas tem um vdrop de referencia...

Estou a dar em maluco...

Dentro destas duas opçoes qual será melhor? Tendo em conta que com as actualizaçoes das BIOS a Abit se var tornar certamente mais madura... e a Asus em relação ao vdrop eu ainda não vi nada pela net como o resolver... E o harmod que está no review da TechPowerUp é bem simples e leva o FSB aos 444Mhz... Conseguirei fazer o mesmo ou parecido na Asus???
 
Parece que a Abit está a contas com alguns Bugs no software que trás na BIOS da uGuro... Segundo consta parece que por vezes, quando a board está em overclock e há a nessecidade de desligar o PC da corrente, a BIOS por vezes perde alguns parametros obrigando-nos a reconfigurar a BIOS... Isto foi o que o proprietario da loja onde vou comprar as coisas me disse...

Num review da TechPowerUp eles dizem que com um pequeno hardmod a board da Abit chega aos 444Mhz de FSB e com pouco vdrop o que parece que com a P5W DH Deluxe esse vdrop parace ser mais significativo...

Eu estou mais inclinado para a Abit até porque aqueles acessórios todos da Asus não me interessam, mas como têm dito que a BIOS da Abit ainda tem alguns problemas não sei qual escolher porque afinal a Asus tem uma BIOS mais estavel mas tem um vdrop de referencia...

Estou a dar em maluco...

Dentro destas duas opçoes qual será melhor? Tendo em conta que com as actualizaçoes das BIOS a Abit se var tornar certamente mais madura... e a Asus em relação ao vdrop eu ainda não vi nada pela net como o resolver... E o harmod que está no review da TechPowerUp é bem simples e leva o FSB aos 444Mhz... Conseguirei fazer o mesmo ou parecido na Asus???

Eu como não uso essas coisas de uGuru e afins.....
A minha Abit out of the box deu 460 FSB e em overclock deu mais 60Mhzs que a minha P5WDH.
 
[_Silence_];1298263 disse:
Eu como não uso essas coisas de uGuru e afins.....
A minha Abit out of the box deu 460 FSB e em overclock deu mais 60Mhzs que a minha P5WDH.


Isso é bastante bom... Não fez hardmod nenhum nem na Abit nem na Asus??? A Abit não acusou dificuldades ao passar a barreira dos 430Mhz??? E a Asus não teve vdrops significativos???

Já agora diga-me o que significa "Out of the Box"??? É só o facto de ter montado a board fora da caixa do PC e assim ter benificios a nivel das temperaturas ou tem outro significado?

Já agora pergunto também, se me souber responder, quais as melhores mems para OC?
GSKILL PC2-6400 HZ 4-4-4-12 ou TEAMGROUP XTREEM PC2-6400 MICRON 4-4-4-10?

Obrigado...
 
Isso é bastante bom... Não fez hardmod nenhum nem na Abit nem na Asus??? A Abit não acusou dificuldades ao passar a barreira dos 430Mhz??? E a Asus não teve vdrops significativos???

Já agora diga-me o que significa "Out of the Box"??? É só o facto de ter montado a board fora da caixa do PC e assim ter benificios a nivel das temperaturas ou tem outro significado?

Já agora pergunto também, se me souber responder, quais as melhores mems para OC?
GSKILL PC2-6400 HZ 4-4-4-12 ou TEAMGROUP XTREEM PC2-6400 MICRON 4-4-4-10?

Obrigado...

Out of the box é a board de origem sem mods sem nada.
Com mods só testei a Asus pk a abit morreu antes de lhe fazer mods :( Mas tá descansado k a morte não teve nada a haver com defeito da Abit :P
 
[_Silence_];1298310 disse:
Out of the box é a board de origem sem mods sem nada.
Com mods só testei a Asus pk a abit morreu antes de lhe fazer mods :( Mas tá descansado k a morte não teve nada a haver com defeito da Abit :P


E entao sem mods sem nada qual acha a melhor? Qual conseguirá ir mais longe?
O Mod que vi na review da TechPowerUp era bem simples... Na Asus o ou os mods que fez tb são simples como o da Abit ou tem mais que se lhe diga?


E quanto às memorias o que me diz?
 
E entao sem mods sem nada qual acha a melhor? Qual conseguirá ir mais longe?
O Mod que vi na review da TechPowerUp era bem simples... Na Asus o ou os mods que fez tb são simples como o da Abit ou tem mais que se lhe diga?


E quanto às memorias o que me diz?

Os mods não são muito complicados, mas a Abit é a melhor escolha.
Quanto às mems optava pelas Team Group.
 
[_Silence_];1298446 disse:
Os mods não são muito complicados, mas a Abit é a melhor escolha.
Quanto às mems optava pelas Team Group.

Tem algum tutorial especifico com os mods para a Asus, com imagens???

Eu não percebo muito de electronica e só com imagens e um bom tutorial eu conseguiria fazer algo...

E se souber de algum para a Abit agradecia porque estou-me a inclinar um pouco mais para a Abit...
 
Tenho uma P5W-DH deluxe e faço 425 mhz estáveis e testados ;)

provavelmente deverá dar mais qualquer coisita, mas com 425 fsb já leva-se um E6600 @ 3825 mhz:004:

pi.jpg
 
Tenho uma P5W-DH deluxe e faço 425 mhz estáveis e testados ;)

provavelmente deverá dar mais qualquer coisita, mas com 425 fsb já leva-se um E6600 @ 3825 mhz:004:

pi.jpg



XIiiiii: espectáculo...


Me ajude a decidir... Tenho esperado pacientemente por detalhes que me permitam decidir por uma ou por outra...

Agora deixe-me fazer-lhe algumas questões se não se importar...

Que memórias está usando e a que freqs e voltagens?

Tem o multiplicador do CPU desbloqueado? E tá com a BIOS de origem ou já é alguma das actualizações do site da ASUS?

Tem mods na board? Se sim quais? Tem algum link com esses Mods?

A board tem uma opçãp que suponho que tenha que ser desactivada. O Intel SpeedStep Technologie ou EIST... Desactivou essa opção ou tem ela ligada??? E a opçãp C1E? serve para quê? Tambem, pelo que ja vi, convem desligá-la... Mas para que serve? Não encontro quem explique essa opção... Nem encontro nada pela Net de jeito...

Qual o minimo de Vcore que a board disponibiliza? Eu ja estive vendo o manual e diz que tem desde 1.250v até 1.700v. É verdade? Porque eu tenho um amigo que tem uma P5B Deluxe e diz que só tem de 1.525v para cima... Eu no momento tenho uma P4S800 e tb só tenho de 1.525v para cima até 1.66v acho eu...


Uma ultima coisa... O divisor das memórias, se possível, convem sempre manter em 1:1 enquanto as mems estão em modo sincrono pelo que entendi de algumas explicações que tenho visto... Isto é verdade? É que eu ainda não entendi bem como funciona isso dos divisores... Se a board estiver em modo sincrono então as mems só funcionam em 1:1? E se estiverem a funcionar a 4:5? O que significa?

O objectivo dos divisores é obrigar as mems e o cpu a trabalharem à mesma velocidade???
 
[_Silence_];1301591 disse:


Bem eu andei procurando e procurando e encontrei estas Mods para a Abit... Mas é que eu não sei nem interpretar o que está representado nas fotos e se eu quiser levar a MoBo a alguem para fazer aquelas Mods e lhe levar as fotos não sei se o homem vai perceber alguma coisa...

Será que pode dar uma explicação sobre, pelo menos, o que cada imagem significa, para que eu possa chegar ao pé do homem e dizer: olhe eu quero fazer umas alterações nesta placa mas só tenho comigo estas imagens e uma pequena explicação... Será que consegue fazer o que aqui diz??? É que eu não percebo nada de electronica nem de termos de electronica...

As imagens são essas:

Vcore.
http://www.thelab.gr/images/Hipro5/ABIT_AW9D_MAX/Mods/VCore_mod_3_jpg.jpg


Vdimm
http://www.nordiccrew.com/crotale/vmod/aw9_vdimm.jpg

Vmch
http://www.nordiccrew.com/crotale/vmod/aw9_vmch.jpg

booster mod (droop mod para o vmch)
http://www.nordiccrew.com/crotale/vmod/aw9_vmch_booster.jpg

Vfsb
http://www.nordiccrew.com/crotale/vmod/aw9_vfsb.jpg




Info retirada daqui
 
Epá essas fotos estão bem explicitas. Por exemplo no caso do Vcore é soldares uma resistência de 100k Ohms no ponto para onde a seta aponta e à medida que baixas o valor da resistência o Vcore sobe.
 
[_Silence_];1302096 disse:
Epá essas fotos estão bem explicitas. Por exemplo no caso do Vcore é soldares uma resistência de 100k Ohms no ponto para onde a seta aponta e à medida que baixas o valor da resistência o Vcore sobe.

Se eu levar essas imagens para um tecnico que trabalha especialmente com tvs e outros electrodomesticos, será que ele percebe o que se pretende?

Não sei se ele percebe ingles para entender o que está escrito nas imagens e eu nao sei se ao traduzir se vou dizer os termos correctos... Por isso pedi uma explicação breve para cacada imagem...


E já agora peço que me traduzam o seguinte:

"VR"... Não sei o que isto significa...
 
Última edição:
Back
Topo