P5W DH Deluxe ou AW9D-MAX??? - Qual escolher para Overclocking???

Bem, agora que já tenho a board venho de novo pedir ajuda...

Já me aconteceu uma coisa que me fez cair as minhas bolas8|
Ontem estava com o PC ligado e estava a tentar ligar uma fan que já não tem a molex, só tem os 2 fios com as pontas ainda com as pecinhas de metal... Então quando estava a ligar o 2º fio nos pinos do conector da board, este tocou no outro fio que já tava encaixado no pino e pum... Aquilo deu ali uma faisca jeitosa e xeirou a queimado...:'( O PC deslligou-se quase instantaneamente e pouco depois tentei ligar a board e ela ligou...

Mas não tenho a certeza se se queimou alguma coisa ou não!!! Se se queimar nem que seja o mais pequeno componente da board ela não liga mais ou pode até ligar e não apresentar nada de estranho mas ter queimado alguma coisa??

Como poderei saber se algo se queimou na board? Dará para distinguir a olho nu? Se não der para distinguir nada a olho nu, com um multimetro dará para verificar se se queimou alguma coisa?

Vou tentar explicar atraves de uma imagem o que aconteceu...

Os traços vermelhos são os 2 fios da fan e quando estava a ligar o 2º fio, ele tocou no outro que já lá estava e aconteceu o que já descrevi... Será que queimou alguma coisa???


Amigo n sei se entendi bem, mas uma vez aki, aconteceu deu n lembro bem, encontei um fio em algum lugar, ou parte metalica da mb, ou liguei sem qrer, encontei 2 fios, tipo ligar 2 coolers e encontas os fios com eles conectados, mas os fios errados, e deu um curto, simplesmente desligo o pc, desfiz isso, e religuei, nunca tive problemas...

Acho q foi a fonte, q detectou algum curto e desligo, alguma protecao da Enermax n sei...:007:
 
Amigo n sei se entendi bem, mas uma vez aki, aconteceu deu n lembro bem, encontei um fio em algum lugar, ou parte metalica da mb, ou liguei sem qrer, encontei 2 fios, tipo ligar 2 coolers e encontas os fios com eles conectados, mas os fios errados, e deu um curto, simplesmente desligo o pc, desfiz isso, e religuei, nunca tive problemas...

Acho q foi a fonte, q detectou algum curto e desligo, alguma protecao da Enermax n sei...:007:


Eu simplesmente ia ligar uma fan de 2 fios a uma das fichas que há na board... Já tinha ligado um dos fios da fan e qd ia a ligar o outro, ele toucou no que já lá estava ligado, fez uma faisca, deitou um bocadito de fumo e cheirou a queimado... Depois o PC desligou-se...

A seguir voltei a ligar o PC e ele arrancou normalmente mas não sei se queimou alguma coisa e queria saber se dá pa ver a olho ou com um multimetro ou qq coisa... Ela parece tar a funcionar normalmente mas não sei...
 
Instala um fan nesse borne que ocorreu o curto circuito, se o fan funcionar e bem provavel que não tenha danificado nada.

Mas dessa vez utilize uma fan nova com os terminais, para não danificar a MB.
 
Instala um fan nesse borne que ocorreu o curto circuito, se o fan funcionar e bem provavel que não tenha danificado nada.

Mas dessa vez utilize uma fan nova com os terminais, para não danificar a MB.

Está lá instalado uma fan e está a funcionar, mas tenho receio que tenha queimado alguma coisa que se venha a revelar só mais tarde e então queria tentar descobrir alguma coisa...

Eu já andei a ver se via alguma coisa mais escura ou rebentada ou alguma coisa fora do normal à volta de onde aconteceu o incidente mas não vi nada que parecesse queimado...

No PC antigo já me tinha acontecido algo parecido mas pior... Eu desliguei a colunazita que dava os beeps, mas deixei os 2 fios soltos e em contacto com a chapa da caixa... Qd liguei o PC ele nem desligou nem fez nada, apenas continuou a iniciar qd comecei a ver um fumo branco bastante denso a sair da caixa e qd fui a ver era a borracha do revertimento dos fios a derreter...:004: Aí desliguei o PC e qd voltei a ligar estava tudo normal...

Espero que não tenha feito asneira, é que foi sem querer e não por ignorancia...
 
A board está em perfeitas condições, não te preocupes.

Ideal para efectual de vmod's será por exemplo um ferro de 11w...tenho 1 e só posso recomendar...
No max 25, 30... mais k isso já será MUITO arriscado!
 
A board está em perfeitas condições, não te preocupes.

Ideal para efectual de vmod's será por exemplo um ferro de 11w...tenho 1 e só posso recomendar...
No max 25, 30... mais k isso já será MUITO arriscado!

Obrigado pelo concelho mas aqui não consigo encontrar ferros dnem de 11, nem de 25, nem de 30watt... Aliás se encontrar eles são muito caros e como sou um user de PC normal, o mais provavel é nunca mais ir usar o ferro e dar 30€ ou mais por um ferro desses é um desperdicio para mim... Penso que será esse o preço desse tipo de ferros...

Eu comprei um de 60watt mas não me vou arriscar a fazer nada disso... Aliás eu já andei aqui a inventar numa placa electronica de um leitor de CD's antigo e o bico do ferro já não está como estava... Parte do bico ja desapareceu e já não está muit fino...
 
Obrigado pelo concelho mas aqui não consigo encontrar ferros dnem de 11, nem de 25, nem de 30watt... Aliás se encontrar eles são muito caros e como sou um user de PC normal, o mais provavel é nunca mais ir usar o ferro e dar 30€ ou mais por um ferro desses é um desperdicio para mim... Penso que será esse o preço desse tipo de ferros...

Eu comprei um de 60watt mas não me vou arriscar a fazer nada disso... Aliás eu já andei aqui a inventar numa placa electronica de um leitor de CD's antigo e o bico do ferro já não está como estava... Parte do bico ja desapareceu e já não está muit fino...


De 11w da JBC tens á venda em www.dimofel.pt

Abraço!
 
Back
Topo