Pac-Man Championship Edition

jmoportugal

Power Member
Pac-Man Championship Edition

Mesmo com status de sinônimo de game e recordista do livro Guinness como fliperama mais vendido da história, com 293.822 máquinas, Toru Iwatani sempre relutou em fazer uma continuação para o clássico "Pac-Man". "Ms Pac-Man", por exemplo, foi incorporado ao legado da franquia em briga judicial já que nasceu como continuação não-autorizada.

Nem por isso a bolota ficou sumida, estrelando jogos aventura, de corrida e volta e outra, fazendo ponta em um ou outro projeto da Namco, que detém a marca do personagem. Mas, passado 26 anos, Iwatani achou que era hora de uma reformulação e escolheu o Xbox Live Arcade, canal de venda online de jogos casuais do Xbox 360, para lançar um novo "Pac-Man", voltado especificamente para competição. Uma prova de que, nas mãos do criador, uma velha idéia pode voltar a ser divertida.

Coma tudo em minutos

"Pac-Man Championship Edition" é um jogo inédito, diferente das conversões de "Pac-Man" e "Ms Pac-Man" do Live Arcade, que são adaptações diretas dos fliperamas de 1980 e 1981, respectivamente.

A premissa é aquela velha conhecida: o come-come deve percorrer labirintos limpando todos os pontos ao mesmo tempo em que foge de quatro fantasmas que o perseguem. Eventualmente, frutas e itens aparecem na tela para dar pontos extras e, ao comer pontos maiores no labirinto, chamados de "energizers" ou "power pellets", a presa vira predador e temporariamente Pac-Man pode papar também os fantasmas, que ficam azuis de medo.

A forma com a qual isso é apresentado na tela é bem diferente do clássico. A briga é contra o relógio e o objetivo é fazer o maior número de pontos em 5 ou 10 minutos, conforme a modalidade escolhida. Além disso, o labirinto não é preenchido com pontos em toda sua extensão. Ao limpar uma seção, uma nova aparece com mais pontos e assim continua infinitamente, aumentando a dinâmica.

Conforme a modalidade, os labirintos também são dinâmicos. Ao limpar alguma seções de pontos da tela, um novo conjunto de corredores e labirintos aparece, obrigando o jogador a pensar rapidamente numa estratégia nova de fuga. Tem até um modo "dark" que não mostra as paredes do labirinto.

O Pac é pop

A competição não seria completa sem as tabelas de recordes, que mostram os melhores placares da semana, de amigos ou de todos os tempos, seja qual for a modalidade. "Pac-Man Championship Edition" ainda trabalha com número limitado de vidas, mas como os "power pellets" são infinitos e, dependendo da estratégia, pode-se eliminar em seqüência dezenas de fantasmas, subir rapidamente no placar e conseguir Pac-Man extras não é tão difícil. A má notícia é que o game se resume aos melhores placares; ou seja, não há modalidade multiplayer ou de sobrevivência, sem o limite de tempo.

Feito especialmente para a geração alta-definição, a tela vertical dos antigos gabinetes de fliperama deita-se para preencher o formato 16 x 9 dos televisores widescreen. Efeitos visuais são agradáveis e dão um ar de modernidade. A cada ponto, fruta ou fantasma comido, Pac-Man deixa um rastro do valor em pontos, que combina bem com o visual néon dos labirintos. Música e efeitos sonoros apelam para um ritmo techno-dance.

Como todos os jogos do Xbox 360, "Pac-Man Championship Edition" tem sua lista de conquistas. São 12 no total que oferecem 200 pontos ao perfil do jogador. Os desafios não são tão inspirados como o próprio game e resumem-se a completar cada uma das modalidades, salvo poucas exceções.

Vida longa e próspera

O incrível de "Pac-Man Championship Edition" é ver como pequenas mudanças que não ferem a essência podem dar vida nova a um clássico de 26 anos de idade. Não espere mais do mesmo. Essa edição é muito divertida e altamente recomendada. Faltou uma opção para disputa simultânea, que cairia bem com a proposta competitiva, e jogar somente contra o relógio não agradará a todos.
Vídeo:
Pac Man C.E. +300.000 por Lucs
http://www.youtube.com/watch?v=CEWn...orum/Pac-man-Championship-Edition-t31665.html
 
Back
Topo