Fonte Padrão ATX12VO (12V only PSU)

Exactamente, alem da importância ambiental/energética, trais benefícios a empresas, eu tenho quase o mesmo numero e sim também é uma vantagem menos consumo, apesar que é cedo para tirar conclusões se poupa ou não estas fontes, mas tudo o que vem é bom, pois é menos aqui e aí na soma faz a diferencia, imagina-se em empresas e instituições enorme... a multiplicação é grande..

Mas há quem pense assim, no seu lado apenas e esquece que todos são importante para fazer a diferença... também tenho dinheiro para comprar gasolina ou gasóleo que é pior e jogar para o mar... loll claro que isto é um exemplo exagerado mas dá para entender que estes argumentos não devem ser usados, problema de livre expressão sem qualquer restrição...

Até porque ainda há uma segunda questão. algum do tempo que tenho de AC ligado é por aquecimento da energia dissipada pelos PCs e luzes. Passou a ser menos quando mudei tudo para Led, mas não duvido que os watts que são dissipados dos PCs a tempo inteiro ajudam a subir um pouco a temperatura.
 
O linus arranjou uma PSU destas e uma MB e fez uma analise os ganhos em baixo Load são consideráveis, para PCs performance diferenças quase nulas para PSU's boas isto quando com load acima de 20%
 
só vejo vantagens nestas fontes...
Transformador é super-eficiente quando comparado com um de múltiplas tensões
numa altura em que as fontes rondam os 95% de eficiência em modo performance.
poupar o que seja em idle é simplesmente inovador!!!!
uma forma diferente de olhar para o mesmo problema....
e ainda, menos componentes é igual a menos matéria prima é igual a menos peso etc etc etc
 
Excelente iniciativa para a realidade empresarial de sistemas integrados sem expectativa de expansão.
Já vários deram exemplos da poupanças mensuráveis que este tipo de soluções poderão trazer. Eu podia dar da minha empresa também.

Um aparte, fico louco quando os meus colegas não desligam o PC de um dia para o outro. É literalmente deitar deitar dinheiro para o lixo e emissões adicionais para nada.

Para o mercado entusiasta, se vingar, demorará por questões de compatibilidade óbvias. Também me preocupa a fiabilidade, especialmente em soluções itx. Se bem que aumenta a complexidade das MB mas poderá reduzir a dimensão das fontes.
De qualquer maneira são problemas ultrapassáveis.
 
Excelente iniciativa para a realidade empresarial de sistemas integrados sem expectativa de expansão.
Já vários deram exemplos da poupanças mensuráveis que este tipo de soluções poderão trazer. Eu podia dar da minha empresa também.

Um aparte, fico louco quando os meus colegas não desligam o PC de um dia para o outro. É literalmente deitar deitar dinheiro para o lixo e emissões adicionais para nada.

Para o mercado entusiasta, se vingar, demorará por questões de compatibilidade óbvias. Também me preocupa a fiabilidade, especialmente em soluções itx. Se bem que aumenta a complexidade das MB mas poderá reduzir a dimensão das fontes.
De qualquer maneira são problemas ultrapassáveis.


Já existe boards mini itx e outros formatos mais pequenos com jack de entrada de 12v a 19v muito como vez nos portáteis, logo não é já uma limitação a ser ultrapassada... levará é mais tempo a ser dotada se for claro.

mas sim também acho crime mesmo que não se olhe a parte ecológica, só a parte financeira tem impacto. mas muitos falam apenas olhando a si, que no meu ver não deixa de ser mau, e muito... mas talvez depois ão capazes um dia o gov aumentar os custos na electricidade. ou termos um planeta destruído! devem achar que a ida a Marte os salvará loll quando na verdade os desafios são muito gigantes ao comprarar o que já podemos fazer hoje cá mesmo!

mesmo que pareça pouco é grande a poupança! pois não devemos olhar só que temos em casa, mas sim toda a sociedade.

mas claro quem tem empresas como eu e alguns membros olhando para nós reconhecemos potencial também financeiro. imagino data center gigantes, a redução é gigante! ao consumidor final é mesmo mais pelo impacto ambiental que trás! não apenas no seu mas no somatório de todos os consumidores, eles consumirem também menos. Claro que a industria e comercio é responsável pelo maior consumo energético, mas para atingirmos objectivos energéticos toda a poupança é importante... não sejamos selvagens e egocêntricos... tudo o que permita redução é bem vindo...
 
Só espero que a transição seja faseada ou que existam adaptadores, pois tenho duas fontes muito boas e não tenho intenção de as trocar nos próximos tempos.
 
Só espero que a transição seja faseada ou que existam adaptadores, pois tenho duas fontes muito boas e não tenho intenção de as trocar nos próximos tempos.

hah não te preocupes vai demorar para o consumidor comum :D e decerto haverá adaptadores como pedes:D só que na altura manteres uma fonte atx comum não serás a vantagem de tal. mas até lá não terás talvez essas fontes e sim outras :D
 
Só espero que a transição seja faseada ou que existam adaptadores, pois tenho duas fontes muito boas e não tenho intenção de as trocar nos próximos tempos.
Se tiveres fontes 100% modulares, basta um cabo adaptador. Se bem que estas fontes tem 12VSB que não existe em fontes atuais. Só se tiver algum conversor ativo do 5VSB para 12VSB.
 
Sim são full modular, mas a ter que comprar adaptadores (que não me agrada) mais depressa compro tudo novo.
No entanto até que estas fontes sejam a norma, ainda devo mudar algumas vezes de hardware.:Winkani:
 
Não é um adaptador, seria um cabo 10 pins nativo mesmo. Mas perdia a vantagem do consumo em idle, já que os rais de 3.3 e 5V, -12V ainda estão lá com "vampire draw".

Mas pah eu não esquentava a cabeça com isso. Se for preciso muda-se a fonte, eu troquei de fonte 2x em 6 meses. Como já disse antes faz-se a transição num rebuild completo. Só espero que quando chegar o Alder Lake + AM5, já tenha muitas boards ATX12VO e fontes no mercado e faz-se a transição.
 
lmg95-c63ba4ed8e3cfd70.jpg


Asrock Z490 Phantom Gaming 4SR + 10900K + HP1-P650GD-F12S em idle com c-states e SATA e PCIe Link Power Management activos.

https://www.heise.de/news/Netzteils...es-Sparpotenzial-bei-Desktop-PCs-4923403.html
 
7W? Não me parece possivel, mesmo so com o SO a correr. Isso deve ser tipo Idle sem sistema operativo senão não acredito.

Cps

Intel provided Heise with an early series LGA1200 motherboard Asrock Z490 Phantom Gaming 4SR and a power supply HP1-P650GD-F12S with ATX12VO technology. Even with the BIOS standard settings, the system with a Core i9-10900K, a SATA SSD and 16 GB of RAM achieved a power consumption of only 13 watts when the Windows desktop was idle. Only a few (current) ATX boards can do this and only with optimized CPU energy-saving settings.

With activated C-states and activated SATA and PCIe Link Power Management, they were able to reduce the idle value of the ATX12VO test system to below 7 watts. initially, there will be mainly complete systems from large PC manufacturers with ATX12VO technology. In the longer term, the new standard will also be of interest to PC hobbyists, because Intel works with power supply manufacturers such as Channel Well, Cooler Master, Corsair, Delta, FSP, High Power and SeaSonic.

https://www.guru3d.com/news-story/a...shows-really-good-idle-power-consumption.html
 
Sinceramente, cada vez acho menos piada a este standard, para nós do DIY. Quebrar retrocompatibilidade de décadas e encarecer significativamente as boards para poupar meia dúzia de W, em idle... Meh.
 
Mas há assim tanta diferença entre fazer a conversão DC DC numa fonte ou fazer na board?
É que nem se reduz em muito a cablagem que chega na board. Se fosse uma ficha de, sei lá, 4 pinos contra as 24 actuais.
 
SideWalker nem parece teu, isso foi pensamento "velho do restelo" :D é como criticar carros eletricos que motor a combustão que é!

E não e meia duzia não, 13w em idle e fantastico, normalmente gasta-se mais que isso! E de certeza o consumo global vai cair também.

Eu acho muito bem vindo isso e devia entra com força com as novas plataformas DDR5.
 
SideWalker nem parece teu, isso foi pensamento "velho do restelo" :D

Um bocadito, eu sei. Mas não vejo mesmo justificação para isto para "nós".

é como criticar carros eletricos que motor a combustão que é!

Não, é mais como inventarem uns postos de abastecimento/carregamento novos que não servem nos carros antigos e fazem dos carros novos um bocado mais caros apenas para poupar umas gotas de gasolina / electricidade quando o carro está parado.
 
Continuo a achar que temos todos a ganhar. Os OEMs, system integrators já usam isto e seria padronizar tudo o que teria vantagens no custo.

Sobre o consumo, os meus computadores passam mais tempo em idle ou low power do que load. E achas que só o consumo em idle que abaixa? a eficiencia global vai aumentar.

Acho que estamos já a mandar abaixo isso e nem sequer tem muita coisa a dizer sobre preços e ganhos de consumo ainda.

As boards até podem encarecer um pouco, mas as fontes irao ficar mais baratas.

Agora se querem ter montes de discos SATA, 2.5/3,5 ai que vai ficar caro do que limitar o suporte a apenas 2 ou 4 unidades.
 
Back
Topo