Padrão Wireless USB pode chegar em breve

RavenMaster

Power Member
"Os primeiros produtos compatíveis com o padrão Wireless USB podem chegar ao mercado americano ainda no fim deste ano. A previsão foi feita durante o Intel Developer Forum (IDF) de Taiwan por um executivo da Intel. Segundo Jeff Ravencraft, estrategista do Laboratório de Tecnologias de Comunicações da empresa, a especificação 1.0 foi enviada ao Wireless USB Promoter Group no dia 1o de abril e deve ficar pronta em 15 de maio.
O Wireless USB é visto como o sucessor do USB para transferência de dados entre computadores e dispositivos eletrônicos. A especificação atual prevê taxas de transferência de 480 Mb/s em distâncias de até três metros e um pouco menores em distâncias que podem chegar a dez metros. O consórcio Wireless USB Promoter Group tem atualmente mais de 85 membros."

link
 
destr0yer disse:
Será retrocompativel com o USB actual?

Fixe, finalmente discos rígidos WIRELESS!!! :D

/me quer um!

Err.... e o power? Wireless também? Ou tás a pensar em pilhas? :D

A utilidade não vai ser bem essa. ;)
 
greven disse:
Err.... e o power? Wireless também? Ou tás a pensar em pilhas? :D

A utilidade não vai ser bem essa. ;)


Isso não, não me estou a ver a sakar Half-Life 3 e PES 7 (que deve de ser o que vai haver na altura) e a connecção ir a baixo porque o disco não tem pilhas, e dps ter de passar duas hgoras com as pilhas ao sol para ter uma bekinha de carga nelas, isso não...
 
WarLock disse:
alguem anda a pensar em pisar os calos ao bluetooth.....
Sao tecnologias totalmente diferentes, ambas opostas.

Uma para elevadas velocidades (o caso do wUSB) e outra para portabilidade/preço (bt)

Nao sao comparaveis a nivel de mercado.


O q vira destornar o BT e' uma tecnologia em q a norma foi aprovada a coisa de umas semanas, denomina-se por ZigBee.

Ando a testar umas placas de desenvolvimento e parece mt interessante, principalmente devido a' facilidade de utilizacao e ao custo, teoricamente cada aparelho zigbee custara menos de 1 euro, poder-se-a colocar em praticamente todos os aparelhos sem preço acrescido.

A malta q anda a desenvolver domotica anda com os olhos virados para esta tecnologia com muita atencao.

Mais uns meses e comeca a sair ca para fora mais informacao, para ja posso-vos dizer:

Taxa de transferencia maxima de 250kb/s
Ate 65000 aparelhos ligados em redes auto-ajustaveis
Consumo energetico extremamente reduzido (duracao teorica de uma pilha AA - 2 anos)
Funciona com atenuacoes de 90db's!!!
Funciona na freq aberta de 2.4ghz com alcances de 50 metros


Para os mais interessados leiam mais info no site da zigbee:

http://www.zigbee.org/en/index.asp




Fiquem bem
 
Última edição:
greven disse:
Err.... e o power? Wireless também? Ou tás a pensar em pilhas? :D

A utilidade não vai ser bem essa. ;)
Baterias de alta capacidade rulez :P

Ou melhor, energia solar power :D porque não ter um painel em cima da caixa do disco :D ai sim, seria mesmo um HD 100% wireless :D
 
Última edição:
num dia mais nublado nada de pastagens po disco... e tb n daria geito ter ai o SO:
WINDOWS PC PARA DIAS DE SOL :002:
Parece uma boa ideia
 
Elrond disse:
O wireless ficará sp limitado enquanto n se descubrir como transmitir a energia..

No dia em que isso se descobrir a industria das pilhas e baterias entra em colapso. Centenas de milhar, para não dizer milhões de empregos irão desaparecer!
 
Alguém teria de produzir os dispositivos de transmissão wireless de energia ;)

(já para não falar nos empregos gerados em novas aplicações militares!)
 
Já ah testes segundo ouvi de transmissão de energia por microondas, mas as perdas de energia na transmissão são de 70% (se tiver enganado alguem que corrija).
 
Helixsk8 disse:
num dia mais nublado nada de pastagens po disco... e tb n daria geito ter ai o SO:
WINDOWS PC PARA DIAS DE SOL :002:
Parece uma boa ideia
E quem disse que o disco rígido wireless é para meter windoze e sakanço :rolleyes: Até podes o ter dentro do PC como disco rígido normal, mas ligado a uma molex, seria menos um cabo ca dentro :D

Uso um disco rígido portátil para transporte/backup de dados massivos, a diferença seria em wUSB, com uma placa solar de um dos lados e um bateria de backup ;) E que eu saiba, as calculadoras solares funcionam mesmo em dias nublados/luz de lampadas :P (e eu sei do que digo, tive uma destas que durou mais de 15 anos!!)

Madril disse:
Já ah testes segundo ouvi de transmissão de energia por microondas, mas as perdas de energia na transmissão são de 70% (se tiver enganado alguem que corrija).
Exatamente ;) O objectivo destes testes e gerar energia em massa a partir grandes paineis solares no espaço e irradiar por microondas e ser captada por um antena :o

Outra alternativa são painels solares de grande potencia no solo e um "reflector" de grande potencia no espaço (onde a incidencia solar é MUITO mais poderosa que aqui embaixo ;) )
 
Última edição:
Strakata disse:
Alguém teria de produzir os dispositivos de transmissão wireless de energia

(já para não falar nos empregos gerados em novas aplicações militares!)
Exacto. Os postos de trabalho não desaparecem quando uma tecnologia é substituida por outra, quando muito diminuem.
A menos que a tecnologia e suas aplicações sejam completamente abandonadas.

Quanto ao mundo wireless, eu acho-lhe muita piada.
Mas infelizmente começo a achar que já está a haver radiações a mais dentro de um escritório high-tech... É os telemóveis, a rede WiFi, os dispositivos bluetooth...
 
StormhawK disse:
Exacto. Os postos de trabalho não desaparecem quando uma tecnologia é substituida por outra, quando muito diminuem.
A menos que a tecnologia e suas aplicações sejam completamente abandonadas.

Quanto ao mundo wireless, eu acho-lhe muita piada.
Mas infelizmente começo a achar que já está a haver radiações a mais dentro de um escritório high-tech... É os telemóveis, a rede WiFi, os dispositivos bluetooth...
Tenho o mesmo pensamento, eu acho que estamos com demasiada ondas electromagnéticas no espaço (e não só um escritorio, junte a isso telecominicações, rádio, TV, etc, etc, etc :rolleyes: )
 
Esre USB wireless não tem nada a ver com um tal de ultra wide band (acho que era isto) que a intel andava a desenvolver aqui à uns tempos??
 
Back
Topo