[pag 2] como formatar uma particao??

llclg3

Power Member
Boas, eu gostava de esclarecer algumas duvidas que eu tenho sobre a instalação de programas no MAC. Eu hoje compreium macbook, e tentei instalar o boot camp, e o xcode, so que existe um problema eu nao sei onde e que se abre os programas, nem sei como funciona o bootcamp, sera que alguem me podera ajudar?? Ja agora alguem me diz um programa tipo office po MAC eu ja tentei instalar um que indicaram na parte do software, so que tambem nao consegui instalar.
Alem disto gostava de saber onde e que se abre aqueles programas escondidos no SO X.

Cumps,
llclg3
 
Última edição:
Antes de mais, parabéns pela máquina. :)
Também não sou mestre, mas aqui ficam umas dicas:
-> Se queres instalar o Bootcamp, primeiro actualiza o Mac OS X. Pessoalmente não instalei o bootcamp, uso o Parallels que chega perfeitamente. http://www.parallels.com/en/products/desktop/
-> Um programa semelhante ao Office da Microsoft: Tens o Openoffice http://www.openoffice.org/ ou o NeoOffice http://www.neooffice.org/neojava/en/index.php ambos têm versão PT (se não estou em erro).
-> Um programa para “ver” todos os programas o Mac Pilot http://www.apple.com/downloads/macosx/system_disk_utilities/macpilot.html ou na página oficial http://www.koingosw.com/
-> Todos os programas que instalas vão, por defeito, para uma pasta que se chama aplicações (ou aplications). Se não deres por ela vai ao Spotlight e escreve aplicações (ou aplications). Ele encontra tudo!
-> Gravar programas no Mac não pode ser mais fácil! Arrastas o programa para a pasta das Aplicações (ou Aplications) e voi-lá! Vê aqui
http://www.silvermac.com/2006/how-to-install-application/ ou então
http://guides.macrumors.com/Installing_Applications_in_Mac_OS_X
Mais alguma dúvida, aproveita. Cumprimentos.
 
Última edição pelo moderador:
ya tenho uma duvida do mais basico mas que nao go efectuar que e mudar o nome dos ficheiros tava habituado ao windows que carregava-se no botao direito e voila tinha la tudo, agora neste ja nao e o mesmo... como e?? olha ja agora podisas.me eplicar com e que se instala o windows XP no Mac e que nao mostra a parte da bios no inicio como os PC...
Mais outra pa juntar a colecçao eu nao consigo fazer o donload do openoffice nem do outro que disseste... sera que me poderias arranjar o link directo para download??

ah ja agora obrigado..LOL
 
Mudar o nome de ficheiros:

Se o ficheiro está deseleccionado, clica no nome ou no ícone uma vez para o seleccionar e uma segunda vez no nome, para editar o nome (cuidado para não fazeres duplo click).

Se o ficheiro está seleccionado, simplesmente prime Enter e edita o nome. Prime Enter no fim para terminar a edição.

Rui Batista
 
Para instalares o XP é só seguires as instruções do Bootcamp. Para arrancares do cd do windows, quando ouves aquele som inicial, fica a premir o C durante um tempo (ou será o alt?), que tens a opção de arrancar pelo CD. Mas não te esqueças de ter o cd de drivers do bootcamp.
 
ja consgui fazer tudo o que queria (ou quase tudo), bem ontem instalei o Xcode e tentei fazer um projecto em pascal mas nao faco a minima ideia de onde e que eu posso por o codigo em si, existem varias janelas de codigo, mas nenhuma esta de origem isto e tem ja um codigo fonte marcado percebem?
outra coisa como e que eu elimino um ficheiro??
e como acebo aquela barra igual a do windows em que se carregava no bota direito do rato e voila??
muito obrigado pela ajuda!!
cumps,
llclg3
 
Tás a mexer em OSX e não em windows. A barra do windows é do windows. Quem vai para windows também não vai à procura da Dock do OSX.

Se carregares no botão direito, também te aparecem algumas opções no osx.

Para eliminar tens muitas opções:
Botão direito
Arrastar para o lixo
mação+delete
 
Tás a mexer em OSX e não em windows. A barra do windows é do windows. Quem vai para windows também não vai à procura da Dock do OSX.

Se carregares no botão direito, também te aparecem algumas opções no osx.

Para eliminar tens muitas opções:
Botão direito
Arrastar para o lixo
mação+delete

nop se carregar no direito nao da... abre!!
O que e o dock?
eu nao tenho delete!!

Ja agora aquilo das parrells instala automaticamente o windows sem nos vemos, é que eu faço tudo direitinho e tal e chega a parte final eu ponho o cd ele dis.me que nao tava 2 vezes (devia de ser por ainda estar a ler), a terceira la deu entrou e foi pa um painel a dizer 512 de ram e mais umas coisas o que eu faço?
Ja agora o que eu faço com o Xcode??Conhem algum compilador pascal para MAC sem ser o free pascal??

cumps,
llclg3
 
Última edição:
Não sei bem o que andas a fazer. Tás a usar o bootcamp, não o parallels, certo? O bootcamp fez-te uma partição não foi? O resto até podes fazer sem ligar ao bootcamp. Só tens de ter as drivers do bootcamp e a partição. de resto é reeiniciar e fazer bootar pelo cd do windows. Já conseguiste bootar pelo cd?

Sobre o botão direito, no meu osx o botão direito não abre, mas faz aparecer uma caixa à semelhança do windows. Vai às definições do rato ver se dá para mudar alguma opção relativa a isso.

Desculpa eu tenho a mania de chamar delete, acho que se chama "backspace" na realidade.
 
nop eu estou a tentar utilizar o parallels mas aquilo nao da, eu ja tentei o boot camp so que nao sei o que e que eu tenho que fazer...eu ja fui as propriadades do trackpad e nao esta la nada sobre as configuraçoes dos botoes. Ja agora podiam-me ajudar no Xcode e que nao percebo nada disto!!
 
A Dock é formada pelo conjunto de ícones que se encontram, por norma, na base da mesa=ambiente de trabalho do Windows.

Em relação ao Parallels (e não parrels), penso que, o passo que tem que dar a seguir é instalares o Xp, talvez, qualquer coisa do género: "create virtual machine". Vê se isto ajuda:

http://www.youtube.com/watch?v=DZY4lGrbsPk

Se é bootcamp:

http://www.youtube.com/watch?v=SEYatr_-sRk&mode=related&search=

;)

Quanto ao Pascal vê se algum destes serve:
http://www.microbizz.nl/gpc.html
http://www.mactech.com/macintosh-pascal/

Cumprimentos.
 
olhem como e que voces fazem com as vossas baterias tiram-nas carregam-nas e depois tiram o cabo de energia, ou tao sempre com a bateria e com o cabo ligado???
sera que me podem arranjar um site qualquer que fale sobre as baterias de preferencia em português. Outra coisa eu etou a ficar lixado pois o botao direito do meu trackpad nao da para ver as opçoes que me dizem que da para ver pura e simplesmente abre uma janela como se eu ivesse a carregar no esquerdo!!!

muito obrigado pelas voças ajudas, espero que continuem a da-las,
cumps,
llclg3
 
nop eu estou a tentar utilizar o parallels mas aquilo nao da, eu ja tentei o boot camp so que nao sei o que e que eu tenho que fazer...eu ja fui as propriadades do trackpad e nao esta la nada sobre as configuraçoes dos botoes. Ja agora podiam-me ajudar no Xcode e que nao percebo nada disto!!

E era suposto adivinhar que de repente a conversa deixou de ser de bootcamp e passou a ser de parallels? É que assim é complicado, tu a falares de alhos e eu de bogalhos. Tu fizeste perguntas sobre o bootcamp.

Vai ao google e encontras facilmente tutorials de como instalar o windows passo a passo, é só pesquisares, se bem que julgo que quer o bootcamp, quer o parallels tenham essas instruções.
 
eu ja sei instalar em bootcamp, so que nao sei como e que crio um partiçao sem ter que formatar o disco... sabem como e que se faz?
Entao como e que se abre aquela barra aqui falada??
 
Ele não formata o disco... ele cria duas partições, a do windows vai ocupar espaço vazio...

Deixa-te seguir pelas instruções do bootcamp e não compliques... vais ver que é fácil

Para teres o comportamento do botao direito no teu portátil não compliques: (não é barra secundária mas sim menu contextual que te apresenta as opções consoante o que estás a fazer)

1 - Vais às propriedades>keyboard and mouse>trackpad (onde já andaste) e depois clicas em "clicking" E depois na opção seguinte: " trap trackpad using two finguers for secondary click" que será mais ou menos "carrega no trackpad com dois dedos para activar clique secundário".

2 - Se preferes usar apenas o botão: Seleccionas apenas a segunda opção: que na altura tem um dizer diferente do tipo "coloque dois dedos no trackpad para fazer clique secundário". A partir daí metes dois dedos no trackpad e carregas no botão para simular o botão direito do rato.

99% das pessoas opta pela primeira e raramente usa o botão para o que quer que seja, passa a usar o trackpad como botão, dando "pancadinhas"... com um dedo- botao esqurdo, dois dedos - Bot direito, ou arrastando dois dedos na horiz ou vert para scroll

Bem vindo e sobretudo não entres a martelo... é tudo muito simples mas tens que "LER" o que está escrito!

E Have fun!
 
Não sei que idade tem ele mas parece-me mais um "membro" da "geração do instantâneo". Querem tudo feito ou um botão que faça tudo (nem percebo como podem sobreviver no Windows, onde é preciso fazer muito mais). É preciso ler, perceber, compreender, aprender...
Porque raio querem tudo automático e instantâneo?
E quanto à utilização do trackpad como botão, infelizmente isso só dá para quem não usa o portátil como portátil ;)
Eu, que o uso em qualquer lado, inclusivamente nos transportes públicos, não posso usar o trackpad como botão. O mais pequeno solavanco e o meu dedo dá um toque no trackpad que é interpretado como um click.

Rui Batista
 
Rui: Isso és tu que tens os dedos pesados e passas o tempo todo com a mão no trackpad... eu já usei o portátil no autocarro e não tive problemas... :)
Já agora esta geração vai ser o teu cliente no futuro... nós é que temos que mudar... creio eu!
 
Back
Topo